680 Views |  Like

Afetuoso e brincalhão é também sensível e terno

Pug

Afetuoso e brincalhão é também sensível e terno

Da Redação

Conhecido também como Mops, Mol, Carlin, Carlino, Mopshond, Doguillo, esse cão, compacto e bem proporcionado é bonito à sua própria maneira, com a estatura pequena, olhos expressivos, cabeça redonda, forma que se inscreve perfeitamente em um quadrado e cauda enrolada. Sua expressão séria e adornada com muitas ruguinhas, cuja expressão única e charmosa vem de seus olhos globulosos, o Pug encanta por onde passa, e faz amigos com facilidade, sejam eles crianças, outros cães ou gatos.
O que realmente faz um Pug feliz é fazer parte da família. Ele é particularmente apegado aos seus humanos, que o recebem de braços abertos, com todas as suas particularidades, como os famosos barulhinhos quando respira ou os ronquinhos bem ruidosos quando está dormindo. Os barulhos mencionados acontecem porque um Pug é um cão braquicefálico, ou em outras palavras, com o focinho achatado.
Sua personalidade calma, boa natureza e humor estável são realmente os pontos que o fizeram um querido companheiro por tantas centenas de anos, desde os tempos que ele foi criado para ser um cão de companhia para a nobreza chinesa. O amor, lealdade e devoção à sua família continuam firmes e fortes até hoje, e não é incomum ver um Pug seguindo seus tutores de um quarto para o outro, como uma verdadeira sombra. Por causa dessa ligação, tutores devem trabalhar para que não desenvolvam ansiedade de separação nos momentos que ficarem sozinhos.
Não sendo um cão esportista, o Pug não precisa gastar tanta energia, e por não precisar de muito espaço, acostuma-se muito bem à vida em apartamentos. Uma boa brincadeira ou passeio no quarteirão são suficientes para ele, sempre mantendo atenção ao calor. É importante separar um tempo especial para ele todos os dias dedicado à prática de exercícios leves físicos, já que ele tem tendência a engordar. Por ser esperto, exercícios mentais são essenciais para mantê-lo inspirado. Cão compacto, musculoso, um pouco maior que a média e menos vulnerável quando o assunto são cães toy, esse pequeno cão, no entanto, possui uma série de restrições físicas, principalmente quando o assunto é respiração e a sua intolerância ao calor. Se não vive em um local frio, deve ter sempre acesso a ar condicionado no verão e não pode de maneira alguma viver sem ser dentro de casa.
Com história muito rica e surpreendente que pode ser rastreada até por volta de 700 a.C., na época de Confúcio, quando era conhecido como Lo-Sze, apenas em 1885 o Pug foi reconhecido pelo AKC. Não demorou muito para que o Pug se tornasse membro de muitas famílias americanas e participasse de shows e competições.

Guia de raças

Veja os principais atributos da raça:

 

Raça: Pug

Grupo: 9 – Cães de companhia

Função: companhia

País de origem: China

Temperamento: afetuoso, brincalhão, sensível e terno

Pelo: prata, abricó, fulvo ou preto. Cada uma claramente definida para fazer um completo contraste entre as cores, o traço (uma linha preta que se estende do occipital até a cauda) e a máscara. Marcas claramente definidas. O focinho ou máscara, orelhas, sinais nas bochechas, marca do polegar ou diamante na testa e o traço devem ser o mais preto possível.

Peso: varia entre 6kg a 8kg

Altura: varia entre 35cm a 40cm

Compartilhar isso

Comentário

Comentários