577 Views |  Like

Cuidados com o seu pet durante as Festas Juninas

Junho chegou. Em pleno mês em que acontecem as Festas Juninas, ou seja, só alegria, além de saborear as comidas típicas, dançar quadrilha e se divertir muito é hora também de pensar nos animais, que se assustam muito não só com o barulho de rojões, mas até com as inofensivas estrelinhas e bombinhas, isso porque os animais possuem uma sensibilidade auditiva bem maior que os humanos, e consequentemente sentem mais incômodo nos ouvidos diante sons muito altos.
Alguns cães associam o barulho com perigo, o que causa medo, ansiedade e estresse, e, de tão desesperados que ficam, chegam a babar, tremer e, algumas vezes, tentam até entrar em locais onde não cabem ou chegam a fugir para se proteger.
O fato é que é possível minimizar esse medo com alguns cuidados, paciência e ainda dicas de veterinários, como o uso de tampões de algodão nos ouvidos, que podem ser colocados em situações de muito barulho. Outra dica para acalmar o pet durante os fogos é mantê-lo dentro de casa, ou em um local que ele se sinta seguro, com iluminação suave e, de preferência, com a presença do dono.

Outras sugestões
  • Nunca deixe o animal preso em corrente, pois, na hora do pânico, ele pode se machucar ou se enforcar.
  • Não dê tranquilizantes ou qualquer medicamento calmante ao seu cachorro. Consulte o veterinário para orientação.
  • Não se esqueça de fechar portas e janelas para evitar fugas e acidentes fatais.
  • Converse com ele com voz amena e tranquila, tente desviar o foco dele para outras coisas, como brincar.
  • Não force seu cão a sair do abrigo que ele procurou, lembre-se que ele está com medo e precisa se acalmar naturalmente.

Fontes: Dra. Vanessa Brissi – médica veterinária
https://blogdamundoanimal.wordpress.com/2015/06/17/festa-junina-e-os-cuidados-com-o-seu-pet/ e www.naturalistotalalimentos.com.br

Compartilhar isso

Comentário

Comentários