682 Views |  Like

Eleições 2016

Candidatos à Prefeitura de Santo André
falam de suas propostas de governo

Em função das eleições municipais que se aproximam e no intuito de colaborar com seus leitores, informando quanto às propostas de governo dos postulantes ao cargo, MercNews dá continuidade às breves entrevistas, desta vez com os candidatos à prefeitura de Santo André, com perguntas baseadas no mote da revista, qual seja qualidade de vida da população, resumida em saúde, segurança e lazer.
Por questão de espaço – e também de tempo, já que as eleições municipais acontecem no dia 2 de outubro próximo – infelizmente não nos será possível contemplar os concorrentes das demais cidades do Grande ABC, como inicialmente planejado. Assim, na impossibilidade de entrevistarmos todos, divulgamos neste espaço os nomes e partidos dos prefeituráveis nos demais municípios.

Da Redação

Em Santo André

Aidan Ravin
Partido Socialista Brasileiro – PSB – 40

entrevista-01Licenciado da função pública municipal, Aidan, que já foi prefeito da cidade, diz que a qualidade de vida da população de Santo André está muito precária. “São problemas em diversas áreas, principalmente na Saúde e Educação. A cidade precisa voltar a ser feliz, acreditar no futuro e no cidadão. E somente será possível com muito trabalho e participação da população. Estou empenhado em realizar um governo forte e participativo para resgatar a qualidade de vida dos andreenses”, frisa o candidato, adiantando que, caso eleito, primeiramente vai realizar um levantamento das finanças do município, analisar o orçamento.
Segundo ele, Santo André necessita de várias ações públicas como na Educação, Saúde, Segurança, Lazer. “Mas, para realizar a primeira medida é necessário verificar as contas públicas”, ressalta Aidan, adiantando que vai disputar novamente a eleição, agora mais preparado e experiente. “Estou com muita garra e vontade de trabalhar para Santo André voltar a crescer e resgatar o orgulho. Ser novamente um exemplo para outros municípios”, completa.

Ailton Lima
Solidariedade – SD – 77

entrevista-02Vereador por dois mandatos, e no Partido há dois anos, o candidato, que é empresário do ramo gráfico, diz que por maiores que sejam as dificuldades momentâneas, é possível colocar Santo André nos eixos, novamente. “Basta determinação, transparência, honestidade e ser trabalhador, além de ter bons projetos e seriedade, uma gestão descentralizada e antenada com a tecnologia que já está à disposição da sociedade digital e do conhecimento”, frisa ele, explicando que Santo André pode e deve ser melhor para a sua gente, sua indústria, seu comércio e o seu desenvolvimento como um todo e em respeito à sua futura geração. A propósito disso, Lima destaca que desde janeiro último vem fazendo uma radiografia do Município e acredita que algumas das propostas temáticas, setoriais e regionais incluem e necessitam de um pacto com toda a sociedade para serem encaminhadas e efetivadas ao longo de uma única gestão. Outras, porém, devido à premência das reivindicações percebidas junto aos munícipes, deverão ser semeadas com alguma urgência, mas, estarão no espectro de colheitas futuras para a cidade. “Acreditamos que é possível construir um caminho melhor para Santo André a partir da participação de todos os setores da nossa sociedade envolvidos num projeto comum, realizado com transparência pelo Poder Público”.

Carlos Alberto Grana
Partido dos Trabalhadores – PT – 13

entrevista-03Filiado ao Partido desde a sua origem, o atual prefeito  de Santo André  vai divulgar a totalidade do seu  plano de governo nos próximos dias, mas adianta que  o objetivo é manter as conquistas da gestão e ampliar ainda mais. “Construção de novas creches, a consolidação da nossa  Estação de Tratamento de Água, além de  assegurar e aprimorar o Orçamento Participativo, ampliar o Música na Escola e o programa Banho de Luz, por exemplo”, estão entre as nossas propostas”, diz Grana, enfatizando que Santo André hoje está no rumo certo. “Com a retomada do diálogo com a população fizemos um governo mais participativo e inclusivo, não podemos retroceder. Sabemos que avançamos muito em áreas como Educação, Habitação e Saúde, por exemplo, mas sabemos que ainda há muito o que ser feito. Por isso é importante não nos deixarmos enganar por promessas mentirosas, tampouco, voltar atrás. Santo André tem que seguir caminhando como uma cidade cada vez mais humana, alegre, participativa e inclusiva. Hoje estamos entre as melhores cidades do Brasil para se criar os filhos, temos uns dos mais altos IDHs, somos livres do analfabetismo e, recentemente, recebi o prêmio Prefeito Amigo da Criança, pela Fundação Abrinq. Esse é o caminho. Precisamos seguir melhorando”, completa.

Paulo Serra
Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB – 45

entrevista-04Formado em Economia e Direito com especialização em Políticas Públicas, o candidato a prefeito pelo PSDB diz que sua principal proposta é recuperar o desenvolvimento econômico da cidade e que, sem resolver isto primeiro, é impossível falar em grandes mudanças ou construir algo novo em Santo André. “Infelizmente, o modelo de gestão dos últimos 10 anos levou nossa cidade a ter a maior crise financeira de sua história. Conseguiremos resolver o problema com a redução de despesas, enxugamento da máquina pública e qualificação do gasto público. Além disso, investir em políticas de geração de emprego e renda para melhorar a arrecadação do município, através do aumento da atividade econômica”. Segundo ele, enquanto tal não acontecer, o caminho é colocar a casa em ordem e pôr para funcionar o que já existe na cidade, através de uma gestão nova e moderna, baseada no olhar das pessoas que vivem aqui.
“Como vereador por oito anos e secretário de obras por quase três, posso garantir que é possível fazer algo diferente e que grande parte do descaso que vemos na cidade é por falta de gestão. Não podemos voltar ao passado e nem escolher o presente que está aí, porque vimos que os dois não deram certo; temos que pensar em algo novo e no futuro da nossa cidade”.

Rafael Daniel
Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB – 15

entrevista-05Com formação em Administração e Gestão Pública e funcionário público concursado, o candidato, entre outras, tem como principais propostas, o combate efetivo à criminalidade através da criação do Grupo de Pronta Intervenção e da criação da Polícia Municipal; otimizar as Secretarias e aniquilar os cargos comissionados, transformar Santo André em uma cidade digital; implantar o hospital da Vila Luzita e hospital do Bangu; construir quatro novas UPAs; modernizar o estádio municipal Bruno José Daniel e colocar em prática o projeto de Paranapiacaba, idealizado pelo então prefeito Celso Daniel.
Segundo Rafael, a história da sua família, todos conhecem. “Por isso sabemos e reconhecemos o tamanho da responsabilidade que temos nas mãos. Honrar o legado e o nome Daniel, com uma campanha limpa e livre de problemas judiciais, onde buscamos, verdadeiramente, a transformação e crescimento da nossa cidade. Não aceitaremos que essa cidade seja novamente manchada pelos maus governantes, os mesmos que não olham com bons olhos a Polícia Federal dentro do Paço; mas, para nós, esse é o primeiro exemplo de que temos uma candidatura limpa e idônea. Contamos com a população para espalhar a notícia de que, novamente, teremos um modelo de gestão do qual poderemos nos orgulhar”.

Raimundo Salles
Partido Popular Socialista – PPS – 23

entrevista-07Advogado e professor universitário, Salles, que foi candidato a prefeito de Santo André em 2008 e 2012; já foi deputado federal, secretário de Comunicação de Mauá, ex-coordenador da Secretaria de Trabalho da cidade de São Paulo e ex-secretário de Cultura e Turismo de Santo André, e há dois anos é filiado ao PPS, diz que quer ser eleito sob a bandeira da Educação e que, entre os projetos, está o fim do déficit de vagas na pré-escola e uma maior participação das entidades filantrópicas no sistema de ensino. “Acredito muito no poder transformador do estudo e da dedicação na vida de cada um”, frisa ele, que também tem o projeto de promover a gestão empresarial da Prefeitura, com corte de gastos e mais eficiência nos investimentos.
O foco do programa de governo é a inclusão social e as propostas apresentadas envolvem geração de emprego e renda, com a recuperação econômica do município e, além disso, o candidato também implementará o controle de qualidade do serviço público e uma auditoria independente das contas públicas.
Por fim, a carta de intenções do popular-socialista expressa ainda a aproximação da Prefeitura com a iniciativa privada, por meio das Parcerias Público-Privadas – PPPs.

Ricardo Alvarez
Partido Socialismo e Liberdade – Psol – 50

entrevista-06Graduado e mestre em Geografia pela USP, Ricardo Alvarez, que é presidente do Psol de Santo André, tem entre suas principais propostas a ênfase no aumento de vagas de Educação Infantil; articulação no sistema de ensino às atividades de cultura e esportes; a criação de mecanismos de acesso ao conhecimento e à cultura das camadas menos favorecidas; o empoderamento feminino e combate ao preconceito; o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e auditoria e revisão das contas e contratos das empresas concessionárias de ônibus; a produção de energia limpa e de materiais para a construção civil com resíduos orgânicos; a coleta seletiva para 100% do município associada à educação ambiental; o Incentivo ao consumo de orgânicos e estabelecer parceria com os pequenos produtores; o fortalecimento do SUS e do Programa “Médico de Família”; a construção de um hospital no 2º Distrito, a redução de cargos de confiança de 530 para 80 e de 20 secretarias para 6 e ainda a valorização do serviço e do servidor público, entre outras.
Segundo ele, nestas eleições o eleitor deve fazer um voto propositivo. “Nas últimas prevaleceu o voto num candidato, para que o outro não ganhe; agora é hora de votar a favor. Acesse nosso Programa de Governo e analise nossas propostas”.

 

Em Diadema

Ivanci Vieira dos Santos –
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU -16

José dos Santos Cruz –
Partido Socialismo e Liberdade – Psol – 50

Lauro Michels –
Partido Verde – PV – 43

Maninho –
Partido dos Trabalhadores – PT – 13

Silvino Roque Neto –
Partido da Mobilização Nacional – PMN – 33

Taka Yamauchi –
Partido Social Democrático – PSD – 55

Vaguinho do Conselho –
Partido Republicano Brasileiro – PRB – 10

Virgílio Alcides de Farias –
Rede Sustentabilidade – REDE – 18

 

Em Mauá

Atila Jacomussi –
Partido Socialista Brasileiro – PSB – 40

Clóvis Volpi –
Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB – 45

Donisete Braga –
Partido dos Trabalhadores – PT – 13

Márcio Chaves –
Partido Social Democrático – PSD – 55

Rejane de Moura –
Partido Socialismo e Liberdade – Psol – 50

Rogério Santana –
Rede Sustentabilidade – REDE- 18

 

Em Ribeirão Pires

Adler Kiko Teixeira –
Partido Socialista Brasileiro – PSB – 40

Dedé –
Partido Popular Socialista – PPS – 23

José C. de Sousa Lima –
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU – 16

Leo da Apraespi –
Partido da Mulher Brasileira – PMB -33

Luiz Carlos Grecco –
Partido Republicano Brasileiro – PRB – 10

Renato Foresto –
Partido dos Trabalhadores – PT – 13

Rosana Figueiredo –
Rede Sustentabilidade – REDE – 18

Saulo Benevides –
Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB-15

 

Em Rio Grande da Serra

Claudinho da Geladeira –
Partido dos Trabalhadores – PT – 13

Cleson Alves –
Partido da Mulher Brasileira – PMB – 33

Edvaldo Guerra –
Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB -15

Gabriel Maranhão –
Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB – 45

 

Votar é um dever cívico;
votar consciente é uma escolha sua!

Compartilhar isso

Comentário

Comentários