590 Views |  Like

Puerto Vallarta,impossível não ir

Como destino turístico, Puerto Vallarta oferece um charme incomparável; por isso, todos os anos chegam à cidade mais de três milhões de pessoas. E, se for possível imaginar um antes e um depois para a cidade, sem dúvida é preciso mencionar as filmagens do filme “A Noite do Iguana”, de 1963, que acabou atraindo para este enclave paradisíaco, na costa do Pacífico, estrelas do cinema como Ava Gardner Sue Lyon, Richard Burton e Elizabeth Taylor, especialmente os dois últimos, que acabaram por tornar a cidade famosa. Aliás, a casa onde morou o casal Taylor e Burton, é hoje um hotel boutique, com apenas nove suítes. O imóvel foi totalmente restaurado e praticamente toda a sua arquitetura original foi preservada.
Mas, voltando à história. Desde então, e até hoje, Puerto Vallarta está entre os destinos tops dos turistas pela variedade de suas praias, que somam 40 milhas no seu total, artesanato local autêntico da tribo Huichol, vida noturna, variedades de lojas e galerias de arte, onde os turistas encontram praticamente tudo, e o famoso Malecón, o calçadão à beira-mar com muita diversão e gastronomia de primeira, entre outras muitas opções.

Praia e mergulho
Uma das mais famosas sem dúvida é conhecida como Las Animas, com areias douradas e a imensidão azul do Pacífico. É um lugar onde se pode praticar mergulho devido à tranquilidade de suas ondas, como nas Islas Marietas, localizadas a apenas 30 minutos de Puerto Vallarta. O lugar é um parque ecológico pela quantidade numerosa de espécies nativas: golfinhos, botos, arraias, e local onde está a famosa e mundialmente reconhecida Praia do Amor.
Os turistas que optarem por conhecer a idiossincrasia do povo mexicano, pode visitar Yelapa. Localizada ao sul de Puerto Vallarta e com acesso pelo mar, se diferencia pelo colorido, pessoas gentis e os deliciosos pratos mexicanos, além de ter a possibilidade de fazer uma caminhada nas florestas circundantes, pescar, mergulhar ou visitar a cachoeira de mais de 50 metros, descendo a montanha durante a estação chuvosa (junho/setembro).

Arte e Cultura
Contudo, Vallarta é muito mais que um destino de praia, já que oferece várias atividades culturais e artísticas, e que neste ano ganhou o titulo de “Melhor projeto de design urbano” dentro da XII Bienal Nacional de Arquitetura Mexicana, a qual abriga uma série de obras de arte públicas, entre as que mais se destacam o “Caballito de Mar”, na região do Malecón, que se tornou o símbolo da cidade. Também “La Nostalgia”, de Ramiz Barquet, mostra dois amantes que refletem sobre a vida e tornou-se um símbolo romântico de Puerto Vallarta. Além disso, a população local e os turistas podem desfrutar de manifestações culturais e artísticas ao vivo, com um pôr-do-sol espetacular.

Nossa Senhora de Guadalupe
Puerto Vallarta é a ‘casa’ de Guadalupe, a padroeira do México. Além da catedral totalmente restaurada e localizada bem no centro da cidade, entre 1º e 12 dezembro acontecem as festas em comemoração ao seu aniversário, culminando com o evento maior, no dia 12.

Gastronomia
A cidade oferece uma série de restaurantes, nos quais o turista pode experimentar sensações únicas com sua grande variedade de pratos, uma vez que Puerto Vallarta tem praticamente todos os estilos e cozinhas, além de contar com interessantes atividades gastronômicas, como no mês de novembro, quando se torna o centro da Cozinha Internacional. Ao longo de dez dias acontece o Festival Internacional Gourmet, um evento de sabores e alta cozinha, do qual participam mais de 20 chefs de todo o mundo, que oferecem cardápios especiais em 21 restaurantes, aulas de culinária e degustação de vinhos.
Um conceito muito típico é a chamada cena progressiva, ou jantar progressivo. Neste modelo de jantar e que exige reservas antecipadas, o visitante terá o prato de entrada em um restaurante, o prato principal em outro e a sobremesa em um terceiro, tudo devidamente harmonizado com as bebidas corretas, pelos melhores chefs. De quebra, pode-se conhecer três restaurantes diferentes.

Vida noturna e compras
O centro da cidade e o Malecón são o foco da vida noturna por causa dos seus clubes, restaurantes, bares e lojas, que proporcionam diversão em diferentes modelos, ambientes e gêneros.
Na cidade, os turistas também têm à disposição uma grande variedade em termos de centros comerciais, encontrando desde souvenires com os vendedores de praia, finas lojas de joias e, ao longo do Malecón e centro de Puerto Vallarta, desde artesanatos, variedades de acessórios, roupa típica mexicana e joia – em especial de prata, já que o México é um produtor do metal -, embora também seja possível comprar pedras preciosas, semipreciosas, pérolas e ouro.
Um destaque especial vai para a chamada zona do amor que, além de restaurantes excelentes, é onde se concentram as melhores galerias.
Outro item bem regional, e que decora qualquer mesa, são os copos e taças de vidro soprado, marca registrada desta região. Fáceis de se reconhecer, são peças mais rústicas, e todas com a borda azulada, já tingidas no processo do sopro.
Além disso, Puerto Vallarta é um destino interessante para obras de arte; pinturas, esculturas e a arte indígena Huichol, de cores fortes e desenhos únicos.

Textos I-tour Representação
Créditos de fotos I-tour.

Compartilhar isso

Comentário

Comentários