172 Views |  Like

Saiba como prevenir dores na sua coluna

Nos dias atuais, muitas pessoas sofrem de alterações na coluna vertebral. Hérnias de disco, alterações posturais e lesões por sobrecarga são as principais causas encontradas, levando à diminuição da qualidade de vida, afastamento das atividades cotidianas e de trabalho. Ao primeiro diagnóstico, geralmente as pessoas se assustam, principalmente quando a solução oferecida para o tratamento leva aos procedimentos mais invasivos e até mesmo cirúrgicos.
Dr. Pedro L. Sampaio Miyashiro, fisioterapeuta do ITC Vertebral Santo André, diz que diante das evidências científicas atuais em reabilitação, o tratamento de tais problemas com a cirurgia deu lugar a uma série de técnicas não invasivas, com resultados eficazes na diminuição da dor e na melhora dos movimentos da coluna. “Hoje, a fisioterapia especializada para o tratamento da coluna vertebral conta com recursos de última geração para a abordagem não cirúrgica, proporcionando a melhora e a possiblidade de recobrar os movimentos naturais”.
Segundo ele, não apenas o tratamento deve ser valorizado, mas também a prevenção das condições que podem, porventura, aumentar a possibilidade de lesão da coluna vertebral. “As posturas que assumimos diante da TV, do computador, e dos gadgets como tablets e celulares, aumentam a sobrecarga sobre as estruturas articulares, ligamentares e musculares. O simples anteriorizar da cabeça pode aumentar em três vezes o peso da cabeça, sobre os discos intervertebrais. O mesmo ocorre quando permanecemos sentados em uma postura inadequada, levando à sobrecarga para a região lombar”, explica.
Uma boa orientação postural, os cuidados com as posturas que se adquire no trabalho, a prática de atividade física regular orientada, e a manutenção de boa flexibilidade e força musculares são alguns dos cuidados principais para não se ultrapassar os limites de tolerância das estruturas da coluna vertebral. Assim, para se manter saudável com sua coluna, preste atenção a estes fatores principais:
– Evite permanecer em uma mesma posição por muito tempo. Seja no trabalho ou em casa. Modifique sua posição e se movimente. Isso gerará mobilidade e menor sobrecarga.
– Cuidado ao manusear celulares e tablets, principalmente, evitando que a cabaça se mantenha à frente, com o olhar para baixo em demasia.
– Pratique atividade física regular, pelo menos três vezes por semana. Isso acarretará em ganho de força e flexibilidade para os músculos da coluna. Estes já são poderosos aliados para mantê-la em um estado de saúde permanente.
– Fique atento às suas costas. A dor não é um sinal de problemas, mas, sim, um sinal de alarme. Sua permanência é que deve ser investigada por meio de uma avaliação criteriosa de um profissional competente. Lembre-se que o cuidado com o corpo depende apenas de atitudes simples e de hábitos saudáveis. Caso haja necessidade, procure um profissional de sua confiança, para uma avaliação.

 

Instituto Fisiologic – ITC Vertebral
Unidade Santo André – rua das Pitangueiras, 461 – Bairro Jardim
Tel. (11) 2866-5180
Unidade São Caetano do Sul – Alameda Terracota, 185 – sl 1525/1526 – Espaço Cerâmica.
Tel. (11) 2311-4777

Compartilhar isso

Comentário

Comentários