123 Views |  Like

Riviera Nayarit

No México, beleza natural e praias de tirar o fôlego

Cercada pela imponente Serra Madre Ocidental e banhada pelas águas do oceano Pacífico, Riviera Nayarit se apresenta como um dos destinos mais atrativos e autênticos do México. A área estende-se ao redor de 300 quilômetros ao longo da costa, precedida de floresta montanhosa em frente às ilhas costeiras. Para os que quiserem conhecer o lado mais rural e campestre do México, a região possui um vasto espaço aberto.
Riviera Nayarit é o lar de praias tranquilas e sem aglomerações, população com uma extraordinária riqueza natural, incluindo a temporada com centenas de baleias Jubartes, Corcundas entre outras espécies, que oferecem um espetáculo único.
Ao longo da costa de Nayarit estendem-se praias para todos os gostos: algumas delas possuem exclusivos complexos hoteleiros para os que procurarem luxo, outras menos frequentadas para aqueles que procuram relaxar, e algumas com maiores correntezas que formam ondas mais fortes, ideais para a prática de surfe.
As ilhas, mangues e pitorescos povoados adicionam-se aos encantos da região. Ao lado de Puerto Vallarta, esta é uma região do México com todos os tipos de cenários e aventuras, seja em terra firme, em rios e cachoeiras ou no mar.

Pontos de interesse

Pontos de interesseO porto de San Blas é um dos ícones turísticos do Pacífico mexicano, graças à abundante beleza natural, gastronomia rica e importância histórica. San Blas se localiza a 3 horas de carro de Puerto Vallarta. Conhecida pelas praias imaculadas, a cidade, capital da região de Riviera Nayarit, possui população de 10 mil habitantes, conhecida por sua hospitalidade e seu esforço em cuidar do ambiente natural. Além do mais, esta população é exemplo de um projeto turístico sustentável.  Os surfistas consideram San Blas um ponto importante, mas, os visitantes apenas encontrarão paz, tranquilidade, e talvez alguns restaurantes de mariscos. Coberta de mangues, estuários, lagos e praias, este é um dos santuários naturais mais importantes para aves, no hemisfério ocidental. Na Riviera Nayarit, os artesanatos são elaborados pelos grupos étnicos Huichol e Coras, que moram na Serra Madre Ocidental e se distinguem por suas vestimentas coloridas, telas bordadas, chapéus com penas, bem como pelas pulseiras, anéis e colares de contas de cristal, que expressam suas crenças.

Praias

No cenário turístico, a posição de destaque ocupada por Riviera Nayarit é baseada na integração entre a natureza, os pitorescos povoados rurais e as modernas ofertas de atrações para férias. Sem dúvida, o ponto alto das atrações encontra-se em suas praias.Indo em direção Sul, no sentido de Puerto Vallarta, chega-se nas praias de Nuevo Vallarta e Flamingos, com a areia dourada, ao lado do mais completo e elegante complexo hoteleiro do estado; a praia de Bucerías, com seus quiosques gastronômicos e o folclore do seu povo; a praia de Cruz de Huanacaxtle, especial por ter ao lado a marina mais importante do País e Punta Mita, que surpreende pela combinação de simplicidade e luxo extremo. Mais ao norte, as praias de Litibú e Higuera Blanca estão unidas para oferecer uma perfeita região para férias, em uma agradável e autêntica localidade, ambiente este que se transforma nas praias de Sayulita, com suas impetuosas ondas, como refúgio de surfistas e a praia de San Pancho, como inspiradora da arte. Para famílias, as melhores praias estão em Los Marcos e Rincón de Guayabitos. Tanto em San Pancho, como em Sayulita, é possível encontrar excelentes galerias de arte, artesãos locais, pequenos cafés e bistrôs, e restaurantes de comida autêntica. Pela Baía de Matanchén estão as praias de Miramar, Los Cocos e Aticama, com suas praias abertas e todo tipo de atividades. O ponto alto dessa passarela tropical tem lugar nas Marismas Nacionais, com a diversão que oferecem as intocadas praias de Los Corchos, Sestebo, Boca de Camichin e Novillero.A praia de Chacala, de quase um quilômetro de longitude e 40 m de largura, é o destino perfeito para as pessoas que estão procurando se afastar da agitação. Lá, os visitantes aparecem para descansar, nadar, fazer snorkel e desfrutar da paisagem. Aqueles que se aventurarem pela floresta poderão observar aves tropicais e muitas espécies de animais silvestres.

 

Esportes

Um dos eventos mais populares de surfe na Riviera Nayarit acontece em Sayulita, durante o mês de março, onde os surfistas do mundo inteiro chegam à costa do Pacífico à procura das melhores ondas. Para aqueles que se aventuram no surfe durante as férias, há diversos lugares com aulas sobre o modo de dominar as ondas nas tábuas curtas ou longas e de pé, inclusive com instrutores brasileiros, residentes no local. De maneira paralela, organizam-se práticas mais extremas para os surfistas mais experientes. Jogar golfe em Riviera Nayarit é sentir a emoção de golpear uma bola e observar como o vento a conduz para o buraco escolhido, é impressionar-se com a paisagem dos campos do esporte se harmonizando com o horizonte e o mar, é entregar-se ao prazer único de jogar entre palmeiras, lagos e estuários.

Gastronomia

Em Riviera Nayarit são elaboradas deliciosas sopas e enchiladas de ostión, tamales de camarão, peixe ‘zarandeado’, uma das deliciosas especialidades da região, bem como o Tlaxtihuilli ou caldillo de camarón (caldeirada de camarão), aguachile, chicharrón de pescado (torresmo de peixe) e a famosa lisa tatemada en leña de mangle (gastronomia típica da Riviera Nayarit), entre outros sabores únicos e inesquecíveis. Algumas outras especialidades gastronômicas que, sem dúvida, enriquecem a grande oferta gastronômica da Riviera Nayarit, os tamales de camarão, o porco ‘echado’, tacos ou tostadas de marlín, etc.

Natureza

Além das praias e baías existe uma ampla variedade de parques temáticos, entre os quais se destaca “Aquaventuras”, lugar com várias áreas verdes, locais para snorkel e mergulho, entre outros esportes aquáticos. Para toda a família, o parque oferece novos tobogãs em piscinas ou rios, restaurante e bares, além de outros animais e aves exóticas.Nadar com golfinhos: desde seus dois centros de aventuras com golfinhos, Nuevo Vallarta oferece um dos melhores programas do país para interagir com estes animais. Os centros oferecem programas educativos e de natação, inclusive um programa de ‘treinador por um dia’, para os visitantes acima de 10 anos.A poucos metros do Porto de San Blas se localiza o ancoradouro El Conchal, de onde parte um passeio de lancha que adentra a reserva natural; La Tovara, um verdadeiro santuário de biodiversidade. Este passeio percorre canais que desembocam na baía de Matanchén, no oceano Pacífico, e são distinguidos por ser um ponto de encontro entre a água salobra do pântano, e a água salgada do mar. As ilhas são um capítulo à parte. Há várias, mas a de Mexcaltitán, por exemplo, uma pequena ilha de mangues flutuantes e terras baixas, reconhecida como a legendária Aztlán foi o local de nascimento e lar da civilização asteca. Mexcaltitán é um lugar único, já que sua pequena área inclui uma seção urbana bem desenvolvida, com ruas que se transformam num canal navegável durante a temporada de chuvas, uma praça central, uma igreja e um museu. O nome desta ilha, também conhecida como “Veneza do México”, significa “na casa da lua” e é derivada da sua forma redonda. Este lugar místico é considerado o berço da identidade mexicana.

As novidades

Na hotelaria, Riviera Nayarit ganhou, em outubro de 2016, o W Hotel. Luxo combinado ao low profile e uma linguagem moderna, mas sem perder a raiz da cultura local. Mas, as novidades não param por aí: Até o final de 2017 será inaugurado o primeiro hotel Le Cheval Blanc, do grupo Louis Vuitton Moet Hennessy (LVMH). Localizado na Playa de Careye, é o primeiro de todas as Américas, com apenas 28 suites e um campo de golfe profissional, que já está pronto.E para o entretenimento, o complexo Cirque Du Soleil promete sua inauguração até o final de 2018, com dois espetáculos fixos e várias outras atrações ligadas ao universo do Cirque.

Melhor época

O ideal é visitar a Riviera Nayarit durante o inverno – novembro a maio, já que o clima tropical torna o verão chuvoso, úmido e com temperaturas altíssimas. A temporada de chuvas ocorre de junho a outubro, ocorrendo mais precipitações durante os meses de julho, agosto e setembro.Para observação de baleias Jubartes é no inverno que elas aparecem. Em compensação, é no verão que as tartarugas põem seus ovos nas praias e os filhotes são liberados.

Compartilhar isso

Comentário

Comentários