116 Views |  Like

Castelhanos um destino a ser desbravado em Ilhabela

Considerada uma das mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos é também a favorita da turma off road, isso porque o acesso principal é por uma estrada de 22 km, que corta a Ilha no sentido Oeste a Leste, por meio da exuberante flora da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela, e só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Para os mais corajosos, é possível fazer a trilha a pé.
Na chegada, a recompensa: uma praia de areias claras com cerca de 1,5 km de extensão e mar aberto com ondas (diferente do lado Oeste da Ilha) onde é possível a prática do surfe. Suas fotos mais famosas são de sua baía de água azul clara, formando um coração, que pode ser avistado de um mirante, aonde se chega por uma pequena trilha no canto da praia.
Os habitantes da região são uma antiga comunidade caiçara, e muitos deles trabalham no atendimento aos turistas, nos diversos quiosques com serviço de bar, restaurante e estrutura de praia. A partir de lá, é possível fazer diversas trilhas para as praias vizinhas (Mansa, Vermelha e Figueira), ou para a Cachoeira do Gato, uma das maiores quedas da ilha, com 80 m de altura, que pode ser vista do mar. Vale também a visita ao Mirante do Canto do Gato, para conferir uma bela vista panorâmica da baía de Castelhanos.

Localização
A praia está no lado leste da ilha e, para chegar, só a bordo de veículos 4×4 ou barco e os mais atletas podem se aventurar no trekking ou de bike. Os turistas devem também ter atenção para os horários de acesso ao Parque Estadual e limite diário de número de veículos particulares.
Hoje, diversas agências de turismo oferecem passeios para o local. Há também agências de passeios que levam os turistas de barco até a praia, em uma viagem que leva cerca de uma hora, com parada em outras praias paradisíacas, no caminho. Há, também, a opção de passeios de jipe.

Visitação
Dias e horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fins de semana, feriados e alta temporada: consultar horários de funcionamento.
Há horários específicos para entrada e saída do Parque sentido Castelhanos e sentido Centro de Ilhabela e número máximo de veículos por dia.
Só é permitido dirigir no sentido “ida” para Castelhanos, das 8 h às 14 horas e, no sentido “volta” para o Centro, de 15h às 17 horas.

Texto do site: www.ilhabela.com.br

Compartilhar isso

Comentário

Comentários