O livro, como se sabe, é resultado de projeto que partiu de uma das editorias da revista MercNews, a ‘MercCuca’, criada com a proposta de trazer o empresário de sucesso ao contexto editorial da revista, mas de maneira diferente daquela apresentada em outras publicações. Foi essa editoria que posteriormente deu origem ao primeiro livro da série, cujo título foi A receita do empresário de sucesso – evidentemente a receita culinária e não a do sucesso –, seguida das demais ediçõesExecutivas: Elas também sabem cozinhar; Quando eles dão certo até na cozinha; Quando o sucesso também acontece na cozinha; Doutores: sua melhor receita; Beleza à mesa, Especialistas no que fazem, Quando nem sempre acaba em pizza, Ela faz parte da minha vida, Confraria MercCuca, MercBar – Drinks & Foods e Justiça à Mesa.

Contudo, mais que produzir um livro de receitas, o objetivo do projeto continua sendo o de apresentar pessoas durante as várias sessões de fotos e degustação, e que depois, na festa de lançamento e noite de autógrafos, têm a oportunidade de se encontrarem e confraternizar. Vale observar que a obra não tem fins comerciais e seu custo é rateado entre os merccucas e por meio de cotas de patrocínio, sendo que o livro também não é vendido em livrarias – os participantes o utilizam para presentear amigos e clientes.