Tomamos cuidados para não pegar uma gripe, cuidado com a pele e muitas outras preocupações e esquecemos da prevenção das doenças nos nossos genitais que podem atingir a nossa resposta sexual tanto física como psiquicamente.
Os homens devem estar atentos a vários detalhes do seu corpo, que podem afetar direta e indiretamente toda a sua sexualidade. As respostas sexuais dependem de um equilíbrio da mente e corpo, ou seja, corpo sadio e mente sã são sinônimos de felicidade sexual. Os cuidados com a pele, com os dentes, com os cabelos são importantíssimos no jogo da atração e da erotização. Mas não podemos esquecer das partes do nosso corpo que ficam geralmente escondidas sob as roupas, e que na hora do encontro sexual devem estar saudáveis para uma completa satisfação dos parceiros e para não transmitir doenças. Veja a seguir um resumo dos cuidados a serem tomados.
Quanto ao pênis:
1- Higiene: lavar o pênis com água e sabonete duas vezes ao dia é indispensável
2- Cortar o excesso de pelos desta região para não ferir a glande e para não aquecer a região, o que favorece o aparecimento de fungos e bactérias
3- Enxugar o pênis após urinar com papel higiênico evita que restos de urina fique na pele e provoquem inflamações (principalmente para quem tem excesso de pele)
4- Lavar as mãos antes de urinar é importante e evita doenças, pois o pênis está limpo e a mão pode estar contaminada
5- Lavar o pênis antes e logo após a relação sexual, pois a secreção vaginal pode provocar irritações e inflamações se permanecer no membro por muito tempo.
6- Usar a camisinha, que é uma barreira entre germes e a pele do seu pênis.
Escroto:
1- Evitar calças e cuecas excessivamente apertadas que levam a traumas contínuos na pele do escroto e nos testículos
2- Não ficar apertando pequenas espinhas ou cistos (caroços) na pele do escroto, pois podem infeccionar e causar sérios problemas locais
3- Higiene local aprimorada e enxugar bem após o banho para evitar assaduras
4- Usar cuecas de algodão para uma transpiração adequada, evitando também alergias a tecidos sintéticos.
Testículos:
Estes produzem o espermatozóide e o hormônio testosterona, que é o mais importante na esfera sexual masculina. A prevenção da saúde dos testículos é sem dúvida a manutenção de uma boa resposta sexual. 1-Também aqui os traumas locais como calças, cuecas apertadas e contusões esportivas e em brincadeiras de mau gosto podem afetar a fertilidade masculina e às vezes a própria produção da testosterona. 2-Também é importante o autoexame dos testículos para detectar qualquer anormalidade local. Pequenos tumores ou cistos devem ser vistos por um urologista de imediato para fazer a prevenção do câncer de testículo. Você deve se examinar e conhecer cada detalhe do seu corpo.
De maneira geral, faça um exame geral em seus genitais a cada 15 dias. Pegue um bom espelho, e examine cada centímetro do seu períneo (região genital), do pênis, do escroto e no caso de verificar verrugas, bolhinhas, ferimentos, manchas, microorganismos ou qualquer coisa grudada nos pelos, secreção branca, amarelada ou esverdeada no canal do pênis, procure ajuda médica o mais breve possível para tirar a sua dúvida. Quanto mais precoce qualquer tratamento, mais fácil a cura.
Além destes cuidados pratique o sexo seguro, ou seja, tome cuidados especiais na atividade sexual, dentro de alguns parâmetros: Sexo sem o risco de ser contaminado ou contaminar o(a) seu(sua) parceiro(a) com Doenças Sexualmente Transmissíveis; Sexo monogâmico com parceiro(a) sabidamente sadio; Sexo realizado sem o contato ou troca de fluidos corpóreos como esperma, secreção vaginal, sangue e leite e como você já sabe criar uma barreira mecânica entre a sua pele e possíveis secreções contaminadas usando a camisinha, camisa-de-vênus, condom ou preservativo.
Quem cuida de seu corpo é você, exercite a auto prevenção. Este é o caminho da saúde. Boa sorte.
Dr. Celso Marzano é urologista, terapeuta sexual, autor de livros e comunicador.
www.celsomarzano.com.br