Sócios do Botequim, eles apostam agora na expansão.
A ideia inicial foi abrir um bar para a família. Isso mesmo. Um tipo de bar que nem de longe existia no Grande ABC, local onde crianças também pudessem frequentar com todo conforto e segurança, dividindo bons momentos com seus pais e familiares.
Foi assim que nasceu o Botequim Santo André, no bairro Campestre, sonho realizado de Raphael Corrêa da Silva e Thiago Malito que, em pouco tempo de amizade, decidiram dar o grande passo. “Todos que nos conhecem disseram que não daria certo, que estávamos cometendo uma loucura e, mesmo assim, decidimos colocar a ideia em prática”, lembra Thiago, alegando como justificativa a carência de lugares com este perfil, pelo menos em Santo André.
O fato é que a experiência deu tão certo, que animou os amigos a estenderem o Botequim para outras cidades da região, o que veio acontecendo ao longo dos últimos quatro anos. Só que chegou a pandemia – que literalmente virou a vida e os negócios de cabeça para baixo -, afetando especialmente o setor de bares e restaurantes. Segundo os sócios, neste período dificílimo, a sobrevivência só foi possível graças à fidelização e carinho dos clientes, a união e empenho dos colaboradores e, especialmente, muita resiliência. “Penso que de todos os desafios, o maior foi quanto à incerteza sobre quando as coisas voltariam ao normal”, frisa Thiago, lembrando o quanto isso afetou o psicológico de todos.
A boa notícia é que – pelo menos aparentemente – este cenário ficou para trás e que já é possível olhar para frente. Melhor: graças ao otimismo dos dois amigos, mais uma Casa foi inaugurada recentemente e os planos já alcançam o ano que vem, com a abertura de mais três unidades do Botequim – na capital paulista, em Goiânia e em Salvador -, que certamente vão conquistar o mesmo sucesso já tão consolidado no ABC.
Da Redação
Hoje são duas unidades em Santo André; uma em São Bernardo do Campo e duas em São Caetano do Sul, todas com a mesma característica: ambiente moderno, descontraído, mas aconchegante, onde adultos podem levar suas crianças com toda a segurança e tranquilidade, o que por si só já justifica uma visita a pelo menos uma delas.
Não bastasse, qualquer das Unidades se torna o local perfeito para um animado happy hour, que pode ser esticado com um agradável jantar, regado a drinks especialíssimos e exclusivos.
Neste ponto, Thiago é enfático. “Desde o início, nossa intenção sempre foi a de oferecer um espaço para a família na região, onde as pessoas pudessem desfrutar tanto de drinks temáticos como de pratos fartos e bem elaborados, enquanto as crianças se divertem no espaço próprio”.
Destaque à parte
Segundo Raphael, de cara a dupla de amigos apostou no Cupim na Telha, destaque à parte e que é a estrela da Casa. “A receita nos foi apresentada por Adilson Antonelli, a quem já conhecíamos há mais de dez anos e convidamos para gerenciar a unidade Campestre. Hoje ele é o gerente geral de todas as unidades”, explica o empresário, frisando que foi com essa visão que nasceu o Botequim, cujo estilo se mantém fiel devido à aprovação dos clientes. “Quanto ao nosso cardápio, assim como à carta de drinks, eles foram cuidadosamente pensados e elaborados para que a experiência gastronômica de nossos clientes seja a mesma, independente de qual Botequim eles estiverem”, detalha, lembrando que o cardápio é generoso, próprio para compartilhar.
Aliás, o cardápio traz opções para todos os gostos, incluindo de petiscos tradicionais de boteco, tais como batata frita ou calabresa acebolada, até bolinhos de bacalhau. Variadas opções de lanches e complementos integram a carta.
Ainda conforme Raphael, as cinco Casas oferecem música ao vivo, com estilos que vão do rock, internacional, MPB ao Pop e Sertanejo, de acordo com o calendário de cada uma delas.
Música para todos os gostos
Ainda conforme Raphael, as cinco Casas oferecem música ao vivo, com estilos que vão do rock, internacional, MPB ao Pop e Sertanejo, de acordo com o calendário de cada uma delas. Aliás, como lembra Thiago, em tempos de pandemia foi o delivery que garantiu a sobrevivência do Botequim, abraçado desde o início pelos clientes, o que só fortaleceu esta parceria e amizade. “Mas, felizmente este cenário mudou, e as Casas hoje funcionam presencialmente, a todo vapor, com muita música para alegrar ainda mais os ambientes”, pontua.
O próximo passo
Fazendo um balanço destes seis anos de atividades, Raphael conta que já foi dono de bar e também vem do setor de Construção Civil. “Sempre gostei do contato com o público e tenho facilidade na gestão de pessoas, gosto do dia a dia com os colaboradores e, principalmente, trazer novas ideias para as Casas”.
Já Thiago enfatiza que quando olha para as Casas, sente que está empreendendo com comprometimento e responsabilidade. “Sempre tive contato com o público, já que trabalhei como representante de vendas durante muitos anos, e gosto de estar em contato com as pessoas. Para mim, um bar tem de saber servir. Meu empenho, dentro do Grupo Botequim, é para tornar a experiência do cliente tão especial quanto à sua escolha de nos escolher”.
Complementando, os sócios dizem que só desejam continuar com o bom trabalho que tanto tem agradado aos clientes e dar o próximo passo, ou seja, investir nas três novas unidades, em terras mais distantes.
As Unidades no Grande ABC
Em Santo André
Rua Marina, 361 – Bairro Campestre.
Rua das Esmeraldas, 481 – Bairro Jardim.
Em São Bernardo do Campo
Av. Índico, 955 – Jardim do Mar.
Em São Caetano do Sul
Rua Tiradentes, 387 – Bairro Santa Paula.
Rua Tiradentes, 400 – Bairro Santa Paula.