Já pensou tratar enxaqueca, ansiedade, depressão, alergias diversas apenas com o toque suave das mãos do fisioterapeuta?
Pois isso é possível, sim. Sem dores, sem medicamentos, apenas utilizando a força de cura do corpo. Estamos falando da Microfisioterapia.
Esta terapia manual nasceu na França na década de 80 com os fisioterapeutas e osteopatas Patricé Benine e Daniel Grosjean (lá chamada de Microkinesitherapie – terapia de pequenos movimentos), e chegou ao Brasil há alguns anos e tem se mostrado muito eficaz no tratamento de muitas doenças que até então eram apenas remediadas e evoluíam insatisfatoriamente. Entre elas estão dores crônicas e agudas, cefaleias e enxaquecas, depressão, fobias, alergias e dermatites, doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, entre outros. Adultos e crianças podem se beneficiar da técnica.
A técnica terapêutica manual utiliza toques sutis para identificar na memória biológica dos tecidos corporais para identificar eventos sofridos pelo individuo durante sua vida. Quando nosso sistema de defesa falha ou as agressões são muito fortes, começam a aparecer sintomas e doenças que podem se instalar em nosso corpo, às vezes muito anos depois, nos deixando intrigados com sintomas que aparecem e não sabemos sua causa. A estimulação dos tecidos pela técnica da Microfisioterapia busca a causa destes sintomas, eliminando os obstáculos à saúde, possibilitando o processo de autocura do organismo com a melhora do sistema imunológico.
Essa técnica francesa obedece a principal Lei Imunológica que atua no organismo ativando a produção de anticorpos específicos (mecanismo de defesa) quando apresenta ao corpo o agressor (antígeno) fazendo que com que o próprio corpo seja capaz de restabelecer a saúde. Chamamos de autocura, algo que é inerente ao nosso corpo.
Geralmente, os pacientes já apresentam grande melhora nos sintomas logo após a primeira sessão. Algumas vezes é necessária uma segunda sessão, que ocorrerá depois de 30 dias, dando tempo suficiente de o corpo reagir aos estímulos dados. Quando necessária uma terceira sessão, esta ocorrerá entre 45 e 60 dias da segunda sessão, de acordo com o estipulado pelo fisioterapeuta especializado nesta técnica.
A Microfisioterapia ainda não é muito conhecida aqui no Brasil, mas quem conhece aprova seus resultados. Existem fisioterapeutas especializados no Brasil inteiro. Dê esta oportunidade ao seu corpo!
Andrea Zuppini é fisioterapeuta especialista em Microfisioterapia com formação internacional pela CFM – Centre de Formation en Microkinésithérapie e diplomada pela Escola de Terapia Manual e Postural do Paraná.