É preciso ter em mente que o tempo passará de qualquer forma e logo a terceira idade chegará; mas, para que esse processo aconteça o mais saudável possível, já parou para pensar como quer estar quando tiver seus 80 anos?
Segundo o IBGE, a expectativa de vida está em torno dos 76 anos e esse dado só vem aumentando.
Para isso, vale a pena desenvolver um planejamento que envolve hábitos e metas de longo prazo. Não importa sua idade atual, sempre é possível organizar o estilo de vida para viver de maneira melhor, adaptando–se às alterações biológicas, psicológicas e sociais desse processo. Ao adotar hábitos capazes de ajudar a melhorar a qualidade de vida, fazendo com que o envelhecer seja só um detalhe, o que vale mesmo é o corpo e a mente estarem conectados, fazendo o dia a dia ficar mais leve.
Considerando que a expectativa de vida só vai aumentar, separei algumas recomendações para ter um envelhecimento mais saudável.
*Exercícios físicos devem ser praticados regularmente para aumentar a independência e autoconfiança. O importante é escolher uma modalidade que goste de praticar para assim manter constância nos treinos e alcançar os objetivos. O Pilates é um método de condicionamento físico completo, que permite realizar exercícios em solo com o próprio peso corporal ou com equipamentos específicos que utilizam da resistência de molas, trazendo resultados surpreendentes para fortalecimento, flexibilidade muscular e articular, além de aumentar a consciência corporal, equilíbrio, coordenação motora, melhora da postura. Os praticantes costumam se beneficiar desde a primeira aula, quando percebem o corpo se exercitando além do que imaginavam ser possível, quebrando padrões de movimentos inadequados, entendendo e acreditando na sua capacidade física. Em geral, saem muito felizes e confiantes.
*Dormir bem também faz parte para o envelhecimento saudável; é durante o sono que as principais funções restauradoras do organismo acontecem.
*Exercícios para a mente são fundamentais para aumentar o poder do cérebro em exercer suas habilidades e melhorar a concentração. Entre elas estão os jogos de tabuleiro, cartas e palavras cruzadas.
*Alimentação adequada é fundamental para atender às necessidades nutricionais a cada fase da vida e é importante ter um profissional especialista no assunto para orientar esse processo.
*E, para fechar, tenha muito momentos de lazer, eles são importantes para nos manter longe da depressão. Por isso, aproveite mais o tempo com os amigos e familiares fazendo o que ama.
Existe uma frase de Joseph Pilates, criador do método, que vem muito a calhar com tudo isso. Eu me inspiro nela e acho que todos deveriam também!
“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”
Gabriela Ornellas Rodrigues é fisioterapeuta, pós-graduada em Ortopedia, Trauma e Esporte. Trabalha com o método do Pilates há 9 anos e é proprietária do FOPilates, com unidades no Itaim Bibi – SP e em Santo André- SP.