Com o objetivo de aprimorar as ações voltadas à garantia da segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social, o prefeito Orlando Morando assinou nesta segunda-feira (11/4), ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma e ampliação do Banco de Alimentos de São Bernardo. Com investimento de mais de R$ 217,1 mil, o equipamento municipal receberá diversas melhorias estruturais nos próximos três meses, entre elas a implantação de cozinha experimental equipada para a oferta de cursos de capacitação sobre o aproveitamento dos alimentos.
O prefeito Orlando Morando observa que o Banco de Alimentos de São Bernardo cumpriu importante papel durante a pandemia causada pelo Coronavírus, já que o equipamento é responsável pela captação, separação e destinação de alimentos doados ao município às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e são atendidas pelos Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e entidades conveniadas.
A modernização do Banco de Alimentos de São Bernardo prevê ampliação das redes elétrica, hidráulica e de esgoto, instalação de piso antiderrapantes e de alto impacto, novas pias e coifas, tubulação para fogão industrial, construção de guarita para o abrigo de gás e pintura completa. Em outra frente, o equipamento passará a contar com cozinha experimental, com fogão industrial, ventiladores, micro-ondas, batedeira, estantes e mesas em aço, projetor multimídia, entre outros.
Apoio durante a pandemia
O Banco de Alimentos de São Bernardo cumpriu importante papel durante a pandemia causada pela covid-19. O local recebeu a Central de Doações, criada para pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), para atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Somente em 2021, foram realizados 72 mil atendimentos, com a entrega de cestas básicas.
Cozinha experimental
A cozinha experimental terá como público-alvo as famílias referenciadas no Cras e Creas, com a oferta de cursos sobre o preparo de alimentos nutritivos a baixo custo, sem desperdícios, ministrados pelas nutricionistas do Banco de Alimentos.
Fotos: Ricardo Cassin/PMSBC