Transformando vidas pela Educação, a Fundação Santo André comemora 60 anos de conquistas e projeta seu futuro.
“Aqui transformamos vidas pela Educação de Qualidade fazendo nosso estudante refletir seu papel na sociedade e aprender fazendo, botando a ‘mão-na-massa’. Assim, a atividade prática é fundamental e presente em todos os projetos pedagógicos da Fundação Santo André, que nascia há 60 anos, instituída pela Prefeitura de Santo André, com a missão de qualificar e formar quadros para o setor público, industrial e comercial da região”.
A citação acima é do Prof. Dr. Rodrigo Cutri, reitor da instituição desde 2018 (reeleito para o período 2022-2026), informando que desde sua implantação, seis décadas atrás, a FSA formou mais de 100 mil alunos e caminha em seu jubileu de ouro para uma nova transformação que vai melhorar ainda mais seus serviços educacionais prestados, em especial, aos moradores do Grande ABC.
Segundo ele, o corpo docente – contratado por meio de concurso público – conta com mais de 80% de mestres e doutores altamente qualificados, com experiência prática e que levam para a sala de aula esse conhecimento para a troca de experiências e a promoção de vivências de aprendizagem que propiciem o desenvolvimento do estudante para o mercado de trabalho. “A FSA oferece curso de Ensino Médio e mais de 20 cursos de graduação, além de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, destacando-se ainda pela transformação digital pela qual vem passando e também pelas mudanças curriculares desenvolvidas, com ações voltadas para a empregabilidade e a internacionalização”, explica.
Tem mais. Em constante modernização, a FSA promove a formação de profissionais para diversas áreas, constituindo-se assim em um centro de formação de excelência, tendo sido reconhecida pelo MEC com nota máxima 5 tanto para o credenciamento como Centro Universitário, como para a oferta de cursos EAD (graduação digital), que é um dos novos focos de atuação futura.
Da Redação
Na Fundação, inovar é a palavra de ordem. Assim, entender a jornada do aluno e as demandas do mercado formando profissionais com as competências técnicas e também com as chamadas competências relacionais, as chamadas soft-skills é o objetivo, preparando-os com conhecimentos e habilidades como gestão de projetos, técnicas de negociação, governança, responsabilidade social, experiência do usuário e análise de dados dentre outros assuntos cada vez mais necessários a esse novo mundo ‘data driven’, ou seja, movido a dados.
Diante da revolução tecnológica dos dias atuais, o reitor informa que do ponto de vista administrativo, a FSA tem efetuado a transformação digital nos processos internos, seja desde o atendimento virtual pelo chatbot, secretaria acadêmica digital ou diploma digital, incorporando novas tecnologias que permitam um atendimento rápido e melhor a quem procura a Fundação.
Já do ponto de vista acadêmico foi implantado um Core Curriculum comum a todos os cursos de graduação, para desenvolver competências transversais demandadas pelo mundo do trabalho com base no relatório 2030 emitido pelo Fórum Econômico Mundial. “Ao mesmo tempo trabalhamos com os estudantes e docentes novas metodologias que colocam o estudante como protagonista do processo de ensino-aprendizagem”, explica o reitor, frisando que um dos diferenciais do Centro Universitário Fundação Santo André é pensar o estudante, preparando-o para o mercado de trabalho com uma mentalidade empreendedora, que pode ser um agente de transformação de seu entorno.
A Fundação
Com qualidade reconhecida de docentes e dos cursos que formam profissionais capacitados para o mercado de trabalho, a Fundação tem no contato constante dos coordenadores com os alunos, uma premissa fundamental. “Aqui o aluno não é apenas um número, ele tem contato com a coordenação, tem whatsapp, tem ouvidoria, tem comissão própria de avaliação. O corpo docente, por exemplo, promove sistematicamente discussões em sala de aula e compartilha sua experiência profissional e acadêmica, buscando ampliar as possibilidades de empregabilidade dos estudantes”.
Na Fundação, uma das ações mais esperadas é a Semana de Talentos, ocasião em que o aluno é colocado em contato com palestras e oficinas voltadas a desenvolver competências, elaborar currículos, como se portar em entrevistas, desenvolver novas habilidades etc. Outra ação bastante aguardada é o SAPEX – Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão, evento anual aberto à participação da comunidade, onde os estudantes apresentam os trabalhos desenvolvidos junto aos programas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, projetos de extensão. Ao mesmo tempo, ao longo do curso de graduação o aluno recebe microcertificações que permitem já valorizar para o mercado de trabalho competências que estão sendo desenvolvidas.
O fato é que na FSA, como já disse o reitor anteriormente, o entendimento é que somente se aprende fazendo, botando a ‘mão na massa’. Assim, a fundamental e presente atividade prática oferece ao aluno também diversas oportunidades para participação ativa em projetos e competições, podendo contar também com a clínica de psicologia, agência de publicidade, núcleo de práticas jurídicas, núcleo de apoio fiscal e escritório modelo de arquitetura, dentre outros. Na entidade, dentre os mais de 100 laboratórios existentes, destacam-se hoje os voltados à informática, com equipamentos modernos, além dos laboratórios dos cursos de Tecnologia, Engenharia e Arquitetura, com equipamentos específicos e voltados a proporcionar uma aprendizagem significativa.
Os cursos
Engenharias, Psicologia, Direito, Arquitetura e Urbanismo, cursos na área de TI, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Licenciaturas, Biologia, Administração, Contabilidade e Publicidade, Cursos Tecnológicos dentre outros.
No âmbito do colégio de ensino médio, o corpo docente tem observado com carinho o atendimento às demandas, preparando os estudantes para um projeto de vida, oferecendo oportunidades de aprendizagem, preparação para o Vestibular e o ENEM, banda musical etc. Em breve, inclusive, os alunos contarão também com disciplinas eletivas para ampliar ainda mais o seu leque de opções.
Já com o credenciamento institucional para o EAD, obtido recentemente, a Fundação passará a oferecer também cursos de graduação e pós-graduação a distância. Segundo o reitor, o ensino remoto, amplificado ainda mais pela pandemia trouxe uma mudança de paradigma para todos, possibilitando também essa forma de trabalho. “Assim, temos diversas disciplinas a distância já presentes em nossos cursos, agregando todas as possibilidades do digital para incrementar uma melhor forma de aprendizagem”, explica.
Abrindo mais a gama de escolhas neste quesito, a FSA mantém parceria com o programa de internacionalização E-movies, pelo qual os estudantes podem cursar gratuitamente, de forma virtual, disciplinas em mais de 90 instituições de 28 países, tendo uma nova visão de mundo ao mesmo tempo que incrementam suas carreiras.
Indo além, a FSA oferece programa de iniciação científica onde o estudante, orientado por um docente, atua na busca de resolver um problema e aprofundar suas técnicas de pesquisa e assim desenvolver novas habilidades.
Por fim, o Centro Universitário Fundação Santo André conta ainda com ações voltadas a apoiar iniciativas docentes e discentes para participação em eventos e publicação de trabalhos, bem como organização de eventos e atividades voltadas à comunidade, além de desenvolver diversas ações de responsabilidade social.
Bolsas e empregabilidade
Na Fundação existe o Programa Institucional Bolsa FSA, por meio do qual os estudantes contam com bolsa de estudo corroborando assim para sua permanência na instituição, possibilitando que possam acessar o ensino superior e promover a transformação em suas vidas e, para isso, mantém convênio com associações, sindicatos, empresas e o Poder Público desenvolvendo projetos, concedendo bolsas e promovendo a integração educação-sociedade. Dependendo do regramento de convênios, bolsas ou descontos, o aluno poderá contar com desconto pontualidade.
Por outro lado, a FSA também tem investido fortemente na empregabilidade dos estudantes com a implantação de portal de vagas, oficinas e orientações para carreira, com a possibilidade de o estudante participar de um programa de mentoria desde o início de sua jornada na instituição.
Vale lembrar que o Centro Universitário Fundação Santo André possui biblioteca física e também digital com milhares de obras disponíveis aos estudantes e está constantemente repensando a oferta de melhores espaços de convivência e lazer aos estudantes, além de incentivar a participação em associações atléticas e da bateria. Afinal, a integração social é fundamental para o desenvolvimento dos futuros egressos.
Projetando o futuro e transformando o presente
Para o segundo semestre de 2022 a FSA está oferecendo uma pós-graduação mais dinâmica e flexível (a maior parte dos encontros é quinzenal) para os estudantes, além de promover o networking, o estudo de cases e a troca de experiências.
Para 2023, novos cursos e modalidades de graduação devem fazer parte do portfólio da FSA além do presencial, como cursos híbridos (live) e totalmente online.
No Colégio Fundação Santo André que já trabalha o projeto de vida dos estudantes, fazendo-os refletir sobre seu papel, seu futuro enquanto pessoa e as diversas possibilidades de atuação profissional, novas ações são projetadas para 2023 com a oferta de disciplinas eletivas que ampliem oportunidades de desenvolvimento dos estudantes, como fotografia, mídias digitais, como ser um youtuber e muito mais. Tudo isso sempre atrelado ao desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora e com propósito. “Enfim, queremos incentivar em nossos estudantes cada vez mais serem agentes de transformação que contribuam para uma sociedade melhor”, resume o reitor, que tem ‘seus braços direitos’ nas pessoas dos Profs. Drs. Roberto Carlos Sallai, vice-reitor e pró-reitor de Graduação; Andrea Dias Quintão, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Vander Ferreira de Andrade, pró-reitor de Administração e Planejamento e mais de 300 colaboradores entre docentes e funcionários técnico-administrativos que têm orgulho em ser FSA.
Empresas e entidades que queiram entrar em contato na busca do desenvolvimento de competências para atender suas necessidades de RH, contribuir com ideias e problemas que possam ser trabalhados pelos estudantes ou participar de eventos, patrocinar espaços, desenvolver ações de mentoria dentre outras ações devem contatar a FSA pelo email reitoria@fsa.br.