São Caetano do Sul é um dos destaques do ranking “Melhores Cidades do Brasil 2022”, produzido anualmente pela revista IstoÉ. O município obteve o primeiro lugar, dentre as cidades de médio porte, no item Indicadores Digitais, figurando também no topo nos subitens Acesso Digital ao Conhecimento e Mobilidade Digital.
São Caetano conquistou também o primeiro lugar do País em Execução do Orçamento, pela capacidade de gerir o orçamento e sanear as contas públicas. “O ajuste fiscal está vigente até hoje, nos levando à busca constante pelo equilíbrio das contas públicas, pela disciplina e respeito ao orçamento, e com a busca de recursos externos para fazer face aos investimentos que o município eventualmente não tenha condição de fazer”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior.
No quesito Indicadores Sociais, São Caetano obteve a segunda colocação, em todo o Brasil, destacando-se na Educação (terceiro lugar no ranking geral e segundo entre as cidades de médio porte). Também conquistou a segunda colocação em Padrão de Vida dentre as cidades brasileiras de médio porte.
Na soma de todos os quesitos, São Caetano ocupa a 10º colocação em todo o Brasil e o primeiro lugar na Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Considerando as cidades de médio porte, alcançou o segundo lugar, atrás somente de Jaraguá do Sul (SC).
Para o prefeito José Auricchio Auricchio Jr., a conquista do primeiro lugar em indicadores digitais é o resultado de uma série de investimentos em tecnologia e inclusão digital, que têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população – investimento que repercute também, na qualidade da Educação e nos indicadores sociais. “A informação é fundamental para a vida em sociedade nos tempos atuais. A internet encurta distâncias e promove oportunidades. Seja para saber das notícias, marcar uma entrevista de emprego ou, simplesmente, para manter contato com os amigos, é importante estar conectado. Por isso, quando a Prefeitura de São Caetano do Sul investe em inclusão digital, ela está investindo em cidadania.”
O ranking Melhores Cidades do Brasil 2022, feito em parceria com a Editoria Três e a agência de risco Austin Rating, levou em consideração todos os 5.565 municípios do País. Para esse levantamento foram mapeados 281 indicadores ligados à qualidade de vida, mercado de trabalho, saúde, e educação, além de inclusão digital e social.