Multifacetada, ela é expert em harmonização orofacial
Decidir sobre a Faculdade que ia encarar, ela só decidiu mesmo seis meses antes do vestibular, ainda assim por influência do irmão mais velho, que estava se formando em Odontologia. Mas, uma coisa ela não nega. Sempre foi fascinada, ‘apaixonada’, como diz, por estética, bem antes de imaginar que um dia poderia seguir este caminho, e mais ainda: aliando a isso, a saúde.
No caso estamos falando da são-bernardense Lisney Daniele de Oliveira Pio Garcia que, após dez anos atuando como cirurgiã-dentista, finalmente deu seu grande salto rumo ao sonho maior: como especialista em harmonização orofacial, poder oferecer aos pacientes o melhor dos dois mundos, à época: odonto mais estética graças à especialidade que abraçou, e na qual é pós-graduada. “Pode parecer clichê, mas foi amor à primeira vista. Eu me encantei com a nova área, e no meu primeiro curso tive a certeza de que queria trabalhar com isso para o resto da minha vida”.
Casada, mãe de um garoto de oito anos e dona de casa, nem é preciso falar sobre a rotina apertada, mas que ela enfrenta olimpicamente, aliás, como qualquer mulher na mesma situação, no caso, ter também uma jornada profissional. “Brinco que minha rotina é maluca. Trabalho muito com as redes sociais também. Lá compartilho muito da minha rotina e meus seguidores questionam como dou conta de fazer tudo com apenas 24 horas no dia”, conta, divertida, mas ressaltando a importância de conseguir realizar bem a função a que se propôs.
Com clínica em Santo André, Lisney, hoje, se dedica integralmente à harmonização orofacial.
Da Redação
“De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, saúde é um bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. Portanto, a estética também complementa a saúde, pois aumenta a autoestima, autoconfiança e segurança na socialização, diminuindo sintomas de depressão, por exemplo. Então, a harmonização orofacial também é realizada por questões de saúde. Além do mais, há procedimentos exclusivamente terapêuticos, como a aplicação de toxina botulínica para cefaleia tensional e bruxismo, por exemplo”.
A afirmação acima é de Lisney que, em sua introdução, conta que trabalhou por 10 anos como cirurgiã-dentista, em Clínica Geral. “Tive consultório odontológico, que vendi em 2015, quando me tornei mãe e tive o diagnóstico do meu filho, que nasceu especial”, diz ela, que fez uma pausa de seis meses na carreira, para se dedicar à maternidade. “Foi nesse período que surgiram os primeiros cursos de Harmonização (que ainda não levavam esse nome), para cirurgiões-dentistas. Eram cursos livres e rápidos de toxina botulínica e preenchedores à base de ácido hialurônico. Me interessei e fui fazer um curso para ver como era, isso no início de 2017, mas, tudo então, era muito incerto. Não sabíamos como isso ficaria dentro da Odontologia, e nem imaginava que ganharia tanta força a ponto de se tornar uma especialidade reconhecida pelo CFO. Fui me aprofundando e fazendo cada vez mais cursos, que hoje somam mais de 15 certificações”, detalha.
Como frisa Lisney, quando se trabalha com amor, tudo flui. “E assim foi acontecendo. Voltei a trabalhar, alugando consultórios por hora para atender os pacientes que surgiam. Quando dei conta estava com a agenda cheia, meu trabalho tomou uma proporção que eu não esperava. Comecei a ser procurada para fazer harmonização de celebridades, como atrizes e atores globais, cantores como o Frank Aguiar, influenciadores … Recebi diversas premiações e homenagens, como do Rotary Club, Prêmio Jovem Brasileiro, dei entrevistas para alguns dos principais meios de comunicação, e fui colunista do Programa Manhã na Band, da TV Band Vale, em 2020. E esse mês estou de volta, como colunista do quadro Dica do Especialista, do Programa Saúde e Você da TV Band Vale”.
Um pouco sobre Harmonização Orofacial
Para quem pouco ou nada sabe sobre o assunto, a Harmonização Orofacial é especialidade recente dentro da Odontologia, reconhecida pelo CFO como especialidade Odontológica, desde janeiro de 2019. “Fiz minha especialização no IOA (Instituto Orofacial das Américas) e concluí o curso em 2022”, diz ela, explicando que não há uma idade específica para se submeter a tratamentos, desde que haja indicação. “Eu, por exemplo, não atendo menores de idade, a não ser por indicação terapêutica”, frisa Lisney, explicando que há procedimentos exclusivamente terapêuticos.
Aprofundando um pouco além no assunto, ela pontua que Harmonização Orofacial é um conjunto de procedimentos que visa a melhorar as proporções faciais, assimetrias e deixar o rosto mais harmônico. “Dentre os procedimentos estão como os mais conhecidos a aplicação de toxina botulínica, preenchimentos faciais com preenchedores à base de ácido hialurônico, fios de PDO, bioestimuladores de colágeno, ultrassom micro e macrofocado, preenchimentos autógenos, e entram ainda alguns cirúrgicos, como a bichectomia e a lipoaspiração de gordura submentual (lipo de papada).
Para completar, e para ‘quem treme na base’ só de imaginar o que a espera, Lisney adianta que a maioria dos tratamentos é minimamente invasiva, já que neles são utilizadas microcânulas e/ou agulhas.
Tratamento acessível
Claro que cada caso é avaliado e planejado individualmente, com os valores variando de acordo com os procedimentos indicados e a quantidade de materiais que serão utilizados. “Então, não existe um valor médio para uma harmonização full face (rosto todo)”, destaca, embora esclarecendo que os valores costumam ser acessíveis para os pacientes.
Voltando à história, Lisney, com a agenda cheia, percebeu que os coworkings que alugava não estavam mais se enquadrando ao seu formato de trabalho e assim, em plena pandemia, resolveu abrir seu próprio espaço, a Clínica Equilibry, em Santo André, totalmente voltada à estética facial e corporal. “Formei uma equipe que complementa meu trabalho, contando para tanto com médico dermatologista, terapeuta hormonal, farmacêutica esteta, fisioterapeuta dermato funcional, esteticista, nutricionista entre outros profissionais”, detalha.
Otimismo, sempre
Como já adiantado, Lisney conta que sua rotina começa por volta das 7 horas, quando inicia a jornada como mãe arrumando seu filho para a escola e, em seguida, saindo de casa para trabalhar. “Na clínica, meus atendimentos vão até à noite, mas, nos intervalos, faço conteúdos para as redes sociais, dou entrevistas, volto para a clínica. Tem dia que finalizo os atendimentos e já emendo com viagens a trabalho, à noite, mesmo, muitas vezes levando meu filho com a babá junto, para não me ausentar tanto dele. Não tenho muito horário. Gosto de dormir cedo, mas isso quase nunca acontece”, relata, revelando que embora sua clínica esteja instalada no bairro Jardim, em Santo André, também atende em parceria com outras clínicas nas cidades de Americana e Taubaté, no interior paulista.
No mais, Lisney confessa que outra grande paixão é viajar. “Adoro conhecer lugares diferentes, novas pessoas. Geralmente os fins de semana também são cheios de compromissos sociais, mas sempre que possível dou uma escapada para renovar as energias”, diz ela, com um otimismo invejável e que faz questão de dividir com os leitores da MercNews.
“Se há alguma coisa que posso afirmar é que, apesar dos obstáculos, nunca é tarde para realizarmos nossos sonhos. Mudei radicalmente e me encontrei depois dos 30. Então, vão à luta, seja aos 20, aos 30, aos 40 … O importante é estarmos felizes, fazendo o que realmente amamos. O resto vem por consequência”.
Rua das Monções, 420 – sala 43 – bairro Jardim – Santo André.