Será realizada nesta quinta-feira (15) em Santo André a primeira Feira de Empregabilidade do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), com apoio da Prefeitura. A iniciativa, que continua na sexta-feira (16), tem como objetivo promover a conexão entre empresas em busca de profissionais e trabalhadores do transporte à procura de uma oportunidade.
A Feira de Empregabilidade vai acontecer das 8h às 13h na unidade da Rua Vereador José Nanci, 300, no Parque Jaçatuba. Para participar é preciso realizar inscrições antecipadas pelo link https://codemy.party/feirasestsenat. É necessário fazer inscrições para cada um dos dois dias separadamente, caso a pessoa deseje ir nas duas datas do evento.
A estimativa da organização é de que cerca de 400 oportunidades de emprego no setor de transportes sejam disponibilizadas durante o evento. O CPTER (Centro Público de Emprego Trabalho e Renda) de Santo André também estará presente para o cadastramento de currículos e também de vagas.
Quinze empresas, entre elas Brasspress, Grupo Protege, Viação Cometa e Bros Logística, confirmaram presença no evento. Além das oportunidades de emprego, a Feira de Empregabilidade vai contar com uma programação composta por palestras – sobre “Empregabilidade e Inovação” na quinta e sobre o ”Perfil do Profissional do Futuro” na sexta -, bem como rodas de conversas e paineis.
“Além das ofertas de vagas diretamente pelo RH (Recursos Humanos) das empresas de São Paulo, Grande São Paulo e Guarulhos, o evento será uma oportunidade de troca de experiências e boas práticas sobre contratação de grandes empresas do segmento de transporte de cargas e passageiros”, explica a diretora da unidade do Sest Senat de Santo André, Talita Zorzan,
Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, o segmento de logística é um dos que mais cresce na cidade e é extremamente estratégico na região. “Por isso é fundamental a realização deste evento que faz a conexão entre as empresas com vagas abertas, os profissionais à procura de colocação no segmento e o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, que pode contribuir para o processo de intermediação de mão de obra ao prestar atendimento a quem tem vagas e a quem procura uma oportunidade”, frisa ele, ressaltando que é fundamental destacar, também, a importância da discussão sobre a empregabilidade, que é o conjunto dos conhecimentos que os trabalhadores precisam ter hoje, não só no âmbito do conhecimento técnico mas também no do relacionamento humano. “O trabalhador de hoje precisa estar antenado, preparado para assumir novos desafios, ser inovador e ter cursos de qualificação sempre atualizados. As empresas estão em busca de pessoas inovadoras, que agreguem valor no dia a dia, fazendo com que sejam mais rentáveis”.
Conforme o secretário, a iniciativa está diretamente ligada a um dos eixos da administração para promover o desenvolvimento, que é o fomento à cultura de qualificação e inovação.
Fotos: Alex Cavanha/PSA