A atual gestão da Ouvidoria da Cidade de Santo André realizou diversas mudanças para aprimorar o atendimento ao cidadão. A iniciativa mais recente é a implantação de um novo canal de atendimento por meio do WhatsApp. Através do número 4437-1150, de segunda a sexta, das 9h às 16h, com total comodidade e agilidade, é possível registrar demandas que envolvam serviços prestados pela administração pública e suas autarquias (Craisa, Serviço Funerário, Semasa e Guarda Civil Municipal).
Além desta nova funcionalidade, o site institucional do órgão foi totalmente reformulado (ouvidoria.santoandre.sp.gov.br), visando a facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela instituição. O novo site atende orientações da legislação federal e municipal, no âmbito da divulgação de informações essenciais e da Lei de Acesso à Informação (LAI). A acessibilidade também foi pensada, com a disponibilização do conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
No novo portal é possível acessar links úteis, registrar reclamação digital, além de encontrar toda legislação pertinente, dados estatísticos de atendimentos e relatórios de prestação de contas por exercício. É possível ainda, encontrar links de acesso às redes sociais da Ouvidoria no Instagram e no Facebook. As alterações realizadas no site e a implementação da ferramenta de atendimento por meio do WhatsApp tiveram custo zero ao município, sendo executadas por profissionais da Prefeitura de Santo André e da própria Ouvidoria.
Importante salientar que a Ouvidoria da Cidade de Santo André não é porta de entrada para solicitação de serviços, mas sim em casos de não realização destes dentro dos prazos estabelecidos na Carta de Serviços aos Usuários, ou em relação à má qualidade ou omissão dos protocolos abertos. O órgão recebe e encaminha também elogios, sugestões, denúncias, e dá direcionamento nas solicitações de informações.
A Ouvidoria da Cidade de Santo André está localizada na Rua Dona Elisa Flaquer, 37, no Centro da cidade. O atendimento ao público é realizado por telefone de segunda a sexta, das 8h às 17h, e o atendimento presencial acontece das 10h às 16h.
Foto: Helber Aggio/PSA