Hoje, dia 20 de outubro, a Coop completa 68 anos de fundação e seu desempenho apresentado neste ano e as projeções para 2023 são dignos de comemoração. Atualmente são 112 unidades de negócios, entre supermercados, atacarejo e drogarias, distribuídas em 24 cidades paulistas e está bem próxima de alcançar R$ 3 bilhões de faturamento. Apesar das oscilações econômicas do país, a rentabilidade da Coop cresceu 30% nos sete primeiros meses do ano comparada ao mesmo período do ano passado. “O resultado foi impulsionado por um forte movimento de eficiência operacional, fruto do novo modelo organizacional orientado por processos, além do crescimento de vendas de 5% no mesmo período – um percentual alinhado ao varejo alimentar”, comenta o diretor geral, Pedro Mattos.
A pouco menos de dois meses para o encerramento do calendário 2022, a Coop ainda tem novidades para apresentar. Abrirá duas novas drogarias em pontos bem estratégicos de Santo André e de São Bernardo, chegando a 83 unidades. Outra novidade refere-se ao lançamento de dois novos sites de e-commerce (coopsupermercado.com.br e coopdrogaria.com.br) e a previsão, segundo o diretor geral é que a performance desse formato de vendas seja equivalente à de uma loja física quando atingir sua maturidade, algo em torno de 12 a 24 meses.
Para 2023, a Coop planeja crescer 3% acima do mercado, ganhar relevância no mercado com a abertura anual de duas lojas de supermercado e 10 drogarias. Inclusive, uma delas, de supermercado, já está em construção em Santo André e deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre.