Com o tema “As múltiplas identidades do Grande ABC”, evento regional comemora mais de 30 anos de existência
Com atrações culturais em sua programação, tem início hoje (9) o 15º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC. O evento regional acontece no Auditório Heleny Guariba, no Paço Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, Centro).
Nesta quarta, primeiro dia do encontro, às 16h30, logo após a conferência com o sociólogo e escritor José de Souza Martins, será exibido um slide show em homenagem a todos que ajudaram a construir o Congresso de História ao longo dos seus 32 anos. Professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), Martins foi quem justamente propôs, há mais de 30 anos, a criação do evento regional ao prefeito de Santo André e fundador do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Celso Daniel (1951-2002).
Amanhã quinta-feira, às 18h, é a vez de uma mostra de curtas-metragens. Serão exibidos os filmes Afogados, de Aron Feldman, Quando você não está, de Victor Hugo Simões, A lenda da folha seca, de Milton Santos, Cicatriz, de Ariana Macedo, e Caquinhos, de Denise Szabo.
A atração cultural de sexta-feira é a apresentação, às 18h, da Orquestra de Violeiros de Mauá, sob a regência do maestro Dedé de Lira. Fundado em agosto de 1990, o grupo tem como objetivo principal resgatar e valorizar a música sertaneja de raiz, conhecida como música caipira.
Para fechar a programação, no sábado, a atividade é uma caminhada monitorada pelo Centro Histórico de Santo André, com início no Centro Cívico da cidade e encerramento no Cine Theatro Carlos Gomes.
O 15º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC é organizado pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Clique aqui para fazer sua inscrição para o 15° Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC.
Clique aqui para acessar a programação do evento.
Clique aqui para saber mais sobre o Congresso de História.