Rumo a novos desafios, ela faz um balanço sobre o NIS e, mais que isso, celebra o último Natal à frente da entidade, outra iniciativa do seu coração
Quando idealizou e lançou o ‘Moeda Verde’ em novembro de 2017 – ainda no primeiro ano à frente do Fundo Social de Solidariedade -, ela não poderia imaginar que cinco anos depois tal programa, sucesso absoluto em eficiência nas comunidades andreenses, despertaria tanto interesse em outras cidades, Estados e até no exterior, e mais ainda, viria a se tornar lei municipal, aprovada recentemente na Câmara Municipal.
Aliás, foi este mesmo programa socioambiental que Ana Carolina Barreto Serra já tinha escolhido para apresentar como seu primeiro projeto na Assembleia Legislativa de São Paulo, com foco em expandi-lo para outras cidades do Estado, projeto este que, quem sabe, poderá até ser aplicado mais para frente em todo o Brasil, o que certamente seria mais uma colaboração para o combate à fome, no País. “Foi aparentemente uma ideia simples, da troca do lixo pelo alimento, e que deu certo. Desde o início, a gente contemplou o apoio às famílias, à alimentação saudável e ao meio ambiente e o ganho foi expressivo em todos os sentidos”, diz ela.
Deputada mais votada na região, e a quarta maior votação no Estado, o fato é que Ana tem tudo para celebrar neste fim de ano porque, além do Moeda Verde, outros tantos projetos que lançou à frente do NIS (Núcleo de Inovação Social), muitos em parceria, também mostraram que ‘vieram para ficar’, melhorando sensivelmente a vida do andreense, especialmente na área Social.
Se despedindo agora do NIS, aliás, criado por ela, e do qual cuidou com tanto empenho, carinho e dedicação ao longo deste período, especialmente em tempos de pandemia, Ana Carolina, que nesta edição faz um balanço do seu trabalho, se despede agora do cargo de presidente da entidade, mas não sem antes falar do Natal Solidário, uma das suas iniciativas mais importantes e tão querido ao seu coração e que, neste 2022, chega ainda mais iluminado.
Com a palavra, a primeira-dama que prestes a tomar novo rumo, agora como deputada estadual, certamente fará de Santo André uma cidade ainda mais admirada do que já se tornou.
Da Redação
Questionada, ela não soube dizer ao certo em que momento da sua trajetória considerou que poderia alçar novo voo, desta vez como deputada estadual, na confiança de poder expandir seu trabalho para todo o estado de São Paulo. E ela já começou a entrevista, surpreendendo. “Ana Carolina nunca teve pretensão política até que, atuando nos projetos do NIS, ao lado do Paulo, comecei a ouvir, especialmente de mulheres, que a gente (mulheres) precisava de representatividade. Foi quando comecei a pensar: ‘por que não?’ A verdade é que fiz um exercício de olhar para dentro e concluí que a questão familiar é o que mais me impedia. Aí olhei um pouco mais para trás e para o lado, basicamente para nossa filha Maria Carolina, que praticamente nasceu na política, agora já maior, e capaz de entender que a mamãe também poderia ser protagonista – ela cresceu ouvindo que a mamãe trabalhava com o papai rsrs -, e vir até a ter orgulho do meu próprio trabalho. Foi aí que comecei a me encorajar. Nem preciso dizer que a família foi – e é – o meu pilar, para dar este passo. Mas, à frente do NIS – quis começar diferente, daí ter criado o Núcleo rsrsrs – devo dizer que tudo isso é graças ao coletivo, aí colocando colaboradores essenciais como o Semasa, além de sociedade civil e iniciativa privada. Desde o primeiro projeto, que foi o de ‘ressuscitar’ o Banco de Alimentos, passando por todos os outros – quero esclarecer que me inspirei muito nos trabalhos de dona Lu Alckmin, até então como presidente do Fundo de Solidariedade de São Paulo, mas talvez com um olhar mais moderno -, o fato é que tive muita colaboração”, diz ela, surpresa até agora com o resultado da eleição. “Nunca pude imaginar que teria toda esta votação, e isso aumenta exponencialmente minha responsabilidade”, diz ela, com a humildade e simpatia que lhe são tão peculiares, e fazendo questão de destacar que este resultado não a reflete, enquanto Ana, mas todo o trabalho que foi feito até aqui, desde 2017, tendo à frente o prefeito Paulo Serra, sem falar no período da pandemia, certamente um capítulo a parte”.
Para lembrar
Segurança alimentar e capacitação profissional sempre estiveram no radar de Ana Carolina – que, diga-se de passagem é advogada previdenciária e professora universitária – e do marido, Paulo Serra e foi aí, ainda no início de 2017, que ela percebeu que em Santo André ‘tinha tudo para fazer’ e, literalmente, ‘colocou a mão na massa’, primeiro resgatando o Fundo Social de Solidariedade e o Banco de Alimentos – que já existia, mas abandonado -, criando em seguida o Núcleo de Inovação Social, do qual o Fundo tornou-se um braço. E foi à frente do NIS que desde então ela vem realizando seu trabalho/campanhas, como a Campanha do Agasalho, a Moeda Pet – outra iniciativa de sucesso incontestável – e a Escola de Ouro Andreense, que unifica todos os cursos gratuitos de qualificação oferecidos pela administração municipal, quais sejam os cursos de Costura I, Costura II, Costura Modular, Depilação e Designer de Sobrancelha, Assistente de Cabeleireiro, Manicure, Maquiagem Profissional, Barbearia, Panificação Artesanal, Confeitaria, Oficina Escola da Beleza, Oficina Escola da Gastronomia, Construção Civil, Informática, Cartonagem e Artesanato. E, diga-se de passagem, com números, no mínimo, impressionantes.
Um marco incontestável
Neste ponto da história, o foco vai mesmo para o Moeda Verde, um programa transversal que estimula os moradores a participar da coleta seletiva com a troca recicláveis por alimentos, fomentando a geração de trabalho e renda nas cooperativas de reciclagem e que se consagrou como a principal política pública socioambiental de Santo André. “Quanto a este programa, gostaria de lembrar que há cinco anos, reciclar em Santo André gera comida na mesa a famílias em situação de vulnerabilidade social, amplia a segurança alimentar e garante a limpeza dos bairros da cidade, promovendo economia de recursos públicos, já que conseguimos diminuir a quantidade de materiais aterrados e pontos de descarte irregular de resíduos. E isso, certamente, vem trazendo mais qualidade de vida para cerca de 100 mil pessoas que residem em 23 comunidades carentes”, diz Ana, feliz com sua repercussão e mais ainda, com a possibilidade de ser expandido para cidades, Estados e exterior, programa que criou e desenvolveu em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). “Nunca pensei que este programa pudesse atingir tanta repercussão, e é por isso que quero começar minha gestão na Alesp com esta contribuição”, revela, emocionada.
Vai virar lei
Independente do entusiasmo da futura deputada, Santo André tem outro motivo importante para festejar: o Moeda Verde se tornará lei. O projeto, que transforma o programa em legislação municipal foi aprovado em segunda votação na Câmara e será sancionado em breve pelo prefeito Paulo Serra, uma importante conquista para que os próximos governos possam dar continuidade à ação, inclusive expandindo para mais comunidades. Bom frisar que, de novembro de 2017 até o momento, mais de 160 toneladas de alimentos foram distribuídas, contribuindo ainda para gerar emprego e renda para pessoas que trabalham nas cooperativas de reciclagem do município.
Resumo da história
Muito ainda poderia ser dito sobre as iniciativas registradas neste 2022; mas, por falta de espaço, vamos direto para o Natal, um dos programas mais caros do NIS e de Ana e que, a partir de janeiro de 2023 deverá estar a cargo de Ana Claudia Fabres, até agora seu braço direito à frente da entidade.
Enfim, tudo encaminhado, a próxima ação, que já vinha em curso é o Natal Solidário que, a esta altura já começou na cidade e que Ana faz questão de exaltar, com programação que vai da Vila de Natal à Fábrica de Ursolino e até a patinação no gelo, esta inédita na cidade, além de tantas outras, atrações estas que, de acordo com ela e o prefeito Paulo Serra, deverão arrecadar mais de 15 toneladas de alimentos na cidade, fazendo deste Natal um momento ainda mais iluminado na cidade.
A programação completa do Natal Solidário 2022
está no site:
www.natalsolidariosantoandre.com.br