Nesta segunda-feira, 30, a Claro ativou sua rede 5G na faixa de 3,5 GHz em 38 cidades de 10 estados. A operadora começa a disponibilizar a tecnologia nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, cidades do interior de São Paulo, Baixada Santista e em municípios do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Bairros de várias cidades já passam a contar com o serviço, inclusive de Santo André e de mais duas cidades do Grande ABC, nas quais o serviço para os clientes da operadora já é realidade.
Segundo fontes da companhia, a adoção da nova rede não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao serviço sem necessidade de mudar de plano ou de SIM Card (chip).
Todos os smartphones 5G homologados pela Anatel já suportam também as faixas dedicadas e serão automaticamente compatíveis com as redes anunciadas. A empresa tem 50 aparelhos com acesso ao 5G em seu portfólio. A expectativa inicial é do alcance de velocidades superiores a 600 Mbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).