Em 2023, o primeiro console de videogame do mundo, chamado de Magnavox Odyssey, completará 51 anos. Este console teve sua concepção baseada no protótipo ‘Brown Box’, que havia sido criado pelos engenheiros Ralph Baer, Bill Harrison e Bill Rusch, em 1967. No Brasil, o primeiro console de videogame foi lançado em 1977, com o nome de ‘Telejogo’, baseado no console da empresa Atari. Mais de cinco décadas se passaram desde então e, os videogames e seu jogos, estão presentes no cotidiano de milhões de pessoas mundo afora.
Com a maior penetração no mercado nacional por volta do final dos anos 80 e começo dos anos 90, os videogames começaram a se popularizar em nosso País; ainda que seus valores fossem caros para a maioria dos brasileiros, fliperamas e casas de locação de jogos faziam a alegria de jovens, crianças e, também, adultos. O estigma de que os videogames eram coisa de criança deu-se muito pelas inúmeras campanhas de marketing voltadas para o segmento infantil. Porém, hoje sabemos que os jogos eletrônicos são feitos para todos aqueles que querem um passatempo para se divertir, não importando a sua idade. E é nesse ponto que as pessoas que atingiram a melhor idade vão se surpreender com os benefícios que os jogos digitais podem trazer para suas vidas e o potencial que possuem para a melhoria da saúde mental.
Há diversos estudos sobre os benefícios que os videogames podem trazer ao cérebro e bem-estar dos idosos. Um dos mais interessantes foi uma publicação de 2013 da Nature International Weekly Journal of Science, no qual se comprovava que a utilização dos videogames aumentava o desempenho cognitivo dos idosos e que, estes ganhos, permaneceram evidentes por seis meses. Os jogos também podem ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, especialmente aqueles que envolvam elementos de resolução de problemas e pensamento estratégico. De 2013 para cá, diversos outros artigos foram publicados a respeito deste tema. Então, para que os idosos consigam estes benefícios, é recomendado que pratiquem esta atividade 3 vezes por semana, de 10 a 60 minutos por dia. Por ser uma atividade que utiliza muito do cérebro, não se recomenda sessões acima de 1h30 de duração, pois isso pode acabar fatigando-os e desviando a atenção. Vale lembrar, também, que alguns games vêm com avisos de que seu uso é contraindicado em certos casos, como, por exemplo, a sua utilização por pessoas epiléticas, devido a flashes e cenas de rápido movimento na tela. Ficar de olho nessas informações é muito importante.
Afora o campo mental, os jogos eletrônicos também podem oferecer benefícios para a saúde física das pessoas idosas. Muitos jogos, através de dispositivos eletrônicos de captação de movimento, incluem elementos de exercícios físicos, como dançar ou jogar bola, e isso pode ajudar a melhorar a flexibilidade, a força muscular e o equilíbrio. Além disso, jogar jogos eletrônicos pode ser uma forma divertida e desafiadora de se manter ativo e engajado, o que pode ajudar a prevenir doenças relacionadas à inatividade, como doenças cardíacas e diabetes.
Outro benefício importante dos jogos eletrônicos para a terceira idade é a sua capacidade de promover a socialização e a conexão social. Muitos jogos eletrônicos são projetados para serem jogados com outras pessoas, seja online ou em cooperativo no mesmo local, e isso pode ajudar a combater a solidão e a isolamento, especialmente entre as pessoas idosas que vivem sozinhas ou que têm dificuldade em sair e se socializar. Além disso, os jogos eletrônicos também podem ser uma forma de as pessoas idosas se conectarem com seus netos e outros jovens, o que pode ajudar a diminuir as barreiras geracionais.
Para alguns idosos, o mundo dos games pode parecer um cenário muito complexo, afinal, existem diversas opções de consoles e jogos no mercado. Então, por onde e como começar? Devo comprar um console de mesa? Um console portátil? Melhorar o meu computador? Calma, vamos para uma opção mais simples: os smartphones. Eles seriam a minha indicação principal para começar no mundo dos jogos eletrônicos. Afinal, eles se popularizaram de tal forma que muitos idosos já os possuem. Podemos encontrar uma infinidade de jogos de diferentes tipos para estes dispositivos, como por exemplo:
1. Candy Crush Saga: Este jogo de quebra-cabeça é fácil de jogar e tem vários níveis desafiadores que podem ajudar a melhorar a capacidade cognitiva e a memória. Ele também é gratuito e disponível para dispositivos iOS e Android.
2. Words With Friends: É um jogo de palavras semelhante ao Scrabble, é ótimo para melhorar a capacidade de raciocínio lógico e a vocabulário. Ele também é gratuito e disponível para dispositivos iOS e Android.
3. Angry Birds: Este jogo de tiro é divertido e desafiador e pode ajudar a melhorar a capacidade de raciocínio estratégico e a precisão. Ele também é gratuito e disponível para dispositivos iOS e Android.
4. Jigsaw Puzzle: Este jogo de quebra-cabeça é uma ótima maneira de relaxar e melhorar a concentração e a paciência. Ele também é gratuito e disponível para dispositivos iOS e Android.
5. Pokémon Go: Este jogo de realidade aumentada é bastante divertido e incentiva a pessoa a sair e andar, além de melhorar a capacidade de raciocínio estratégico. Ele é gratuito e disponível para dispositivos iOS e Android.
Poderia fazer uma lista ainda maior, mas, para começar neste mundo, acho que as indicações acima já estão de bom tamanho. Como já foi dito neste artigo, os benefícios dos jogos eletrônicos são inúmeros, além de proporcionarem momentos de lazer reconfortantes e divertidos, gerando uma distração positiva do nosso cotidiano. Lembre-se que nunca é tarde para aprender atividades e ter experiências com coisas novas. Afinal, você que está na melhor idade e ainda tem muito o que viver. Então, que tal aproveitar esse tempo com um pouco mais de alegria que os games podem proporcionar? Let’s play!
Vinícius M. Tonin é publicitário, pós-graduado em Direção de Arte na Comunicação, apaixonado por perfumaria, relojoaria e jogos digitais.