Atividade acontece de hoje 6 a 11 de março, nas 33 UBSs, em celebração ao Dia Internacional da Mulher e ao Março Lilás
Na programação do Março Lilás, promovido em alusão ao Dia internacional na Mulher (8/3), a Prefeitura de São Bernardo deu início hoje 6 e realiza até o dia 11, a Semana da Mulher, com oferta de exames de prevenção ao câncer de colo de útero e de mamas e demais exames de atenção à saúde da mulher. A ação é realizada nas 33 Unidade Básica de Saúde (UBS), das 8h às 17h, por agendamento, conforme disponibilidade de demanda em cada unidade.
De acordo com o prefeito Orlando Morando o objetivo é sensibilizar as mulheres ao tema e ao tratamento precoce durante todo o período, com intensificação das coletas de colpocitologia oncótica (Papanicolau), priorizando as mulheres que estão há mais de dois anos sem realizar o exame. “Toda nossa estrutura estará à disposição para que os exames de prevenção e de atenção à saúde da mulher possam ser feitos, inclusive no sábado, para as mulheres que trabalham e eventualmente não consigam fazer seus exames de segunda a sexta”, enfatizou.
Dia D
No sábado (11/3), Dia D, além de todas as atividades de prevenção da saúde da mulher nas 33 UBSs, a Carreta da Mamografia ofertará o exame por livre demanda, das 8h às 17h, com último bloco de atendimento às 16h, na Praça da Matriz (Rua Marechal Deodoro). Neste dia serão distribuídas 40 senhas na parte da manhã e outras 40 na parte da tarde. Para a realização da mamografia, mulheres de 50 a 69 anos não precisam apresentar o pedido médico. As demais faixas etárias devem estar com a solicitação em mãos.
Demais atividades
Além da busca ativa pelas pacientes que estão sem os exames de rotina em dia, as UBSs ofertarão rodas de conversa, orientações sobre a inserção de dispositivo intrauterino (DIU), atualização da situação vacinal e vacinação contra a Covid-19 para todos os públicos, inclusive no Dia D, rastreamento do câncer bucal, com o programa Abre a Boca para a Saúde, entre outras atividades, conforme a agenda de cada unidade.
Foto: Ricardo Cassin/PMSBC