Agentes culturais podem inscrever propostas exclusivamente pela plataforma CulturAZ
As inscrições para a convocatória de seleção de propostas de intervenções culturais para o Festival de Inverno de Paranapiacaba 2023 terminam às 23h59 do dia 10 de abril. As pessoas interessadas em apresentar suas produções no evento, a ser realizado nos dias 22, 23, 29 e 30 de julho, podem consultar a convocatória no link https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1671/. Trata-se de mais uma iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).
A convocatória visa a selecionar propostas de intervenções culturais apresentadas por agentes culturais, artistas, grupos culturais e artísticos, coletivos de cultura representados por pessoas jurídicas nos termos da Lei Federal 8.666/93, para realizarem intervenções artístico-culturais. As propostas deverão estimular e fomentar a diversidade da cultura, nas suas expressões populares, urbanas e tradicionais.
Entre as diretrizes que nortearão a programação do tradicional evento realizado na vila ferroviária andreense destacam-se: a valorização do conhecimento acerca da memória e dos símbolos da cultura local e a celebração da história de Paranapiacaba, de seus personagens, de seu arcabouço artístico-cultural e de seu patrimônio material e imaterial; e a promoção do diálogo entre as intervenções artísticas e o patrimônio material e imaterial local.
Outros pontos importantes destas diretrizes são: a priorização da ocupação dos espaços livres e edificações da Vila e a potencialização do uso da estruturas existentes e dos elementos próprios da cultual local, bem como promoção da interação do público com a intervenção artística e com o patrimônio, de forma que a programação seja menos contemplativa e traga o visitante para uma relação mais ativa.
Estas diretrizes foram acertadas a partir de diálogos com as representações de artistas locais, grupos culturais, instituições e usuários de cultura e demais agentes envolvidos nas políticas públicas culturais do município de Santo André.
Foto: Helber Aggio/PSA