Quando se fala SAÚDE DA MULHER, o que você pensa?
Pensa em consultas anuais com o ginecologista? Pensa em cuidados de rejuvenescimento facial?
Possivelmente esses sejam cuidados associados, mas devemos pensar em conjuntos de cuidados e ações que podem e devem estar incorporados à nossa vida diária e que possam gerar frutos para toda uma vida com qualidade, com ações que podem ser simples, além de entendermos o que é normal e que NORMAL é diferente de ser COMUM.
Exemplo: é comum muitas mulheres terem perda de urina ao tossir ou ao envelhecer. Perda de urina, por exemplo, pode causar perda de autoestima, pode deixar com sensação que estamos com mau cheiro, até limitação para sair de casa. Pode nos deixar com sensação de umidade ou que estamos com roupa úmida ou molhada … sensação de insegurança e, com isso, ter alteração de estilo de vida, insegurança social, até fuga de momentos íntimos. Então, vamos de prevenção? Vamos de tratamento? Isso mesmo, saiba que perda de urina não é normal em nenhuma idade e em nenhuma situação. E isso pode ser evitado com tratamentos simples, que podem ser feitos com um fisioterapeuta especialista.
Outro exemplo? Pode ser comum a pessoa ter perda de massa muscular, perda de equilíbrio com o passar dos anos, mas não é normal. Não é normal deixar de fazer coisas que se gosta ou que lhe dá prazer, porque se acredita ser normal com o avançar da idade. Pode ser comum, mas tem tratamento.
O fato é que todos esses ‘problemas’ têm solução, e um profissional fisioterapeuta especialista em saúde da mulher pode ajudar! Cuide-se.
Adriana Beraldo é fisioterapeuta, especialista em Saúde da Mulher