Local receberá jogos do futebol amador e projetos voltados a crianças
O futebol amador de Santo André e as escolinhas de desenvolvimento e formação têm a partir de agora mais um espaço para fazer a bola rolar. É que acaba de ser inaugurado o campo do Guaraciaba, o 12º sintético com iluminação LED do município. Localizado dentro do Parque Guaraciaba, o espaço será casa do Esporte Clube Guaraciaba, time que ficará responsável pela administração.
Segundo o prefeito Paulo Serra, esse parque nasceu como o mais bonito da cidade e passados alguns meses da inauguração ele continua sendo, porque a comunidade se apropriou do equipamento. “Todo esforço, planejamento e trabalho valeram a pena, porque a gente transforma a vida das pessoas. Isso está aqui no parque e também neste 12º campo, porque além de trazer ferramenta pública de transformação social, que é o esporte, ele revitaliza toda uma comunidade, tira crianças do caminho errado”, afirmou, adiantando que não tem nenhuma dúvida, pela história e tradição, que este vai ser um dos campos mais utilizados no futebol amador e também nos projetos das sementes do futuro do esporte que estão sendo plantadas.
Diferentemente dos outros campos municipais inaugurados, que passaram por reformas para modernização, este foi construído do zero. Para ficar pronto, além de gramado e iluminação LED, fizeram parte das intervenções as construções de passeios, drenos, muro de gabião, muro de divisa, gradis de fechamento e 150 metros de galeria. O valor investido foi de R$ 2,7 milhões.
Ainda de acordo com o prefeito, até o fim do ano pelo menos mais três campos deverão ser entregues: Vila Sá, Alvi-Negro (que inclusive sagrou-se tricampeão da Divisão Especial do futebol amador andreense neste domingo ao vencer o União Sacadura Cabral, por 2 a 1) e GEJU (Jardim Utinga). Também estão nos planos a modernização dos campos do IV Centenário e Corintinha. Até o fim de 2024 a ideia é alcançar 20 campos modernizados em uso pela população.
Fotos: Helber Aggio/PSA