No total, 906 postes com luminárias de LED serão instalados; campo também será iluminado
A Prefeitura de Santo André iniciou oficialmente as obras de modernização e melhoria da iluminação do Parque Deputado José Cicote – Central, que também ganhará novas câmeras de monitoramento.
As intervenções, que integram o programa Banho de Luz, visam a promover o bem-estar, incentivar o lazer e a prática esportiva e aumentar a segurança ofertada aos usuários da área verde.
No local serão instaladas 906 luminárias do tipo LED – toda a extensão do parque – que atualmente conta com pouco mais de 100 destes equipamentos. Está prevista também a instalação de aproximadamente 40 câmeras de segurança interligadas ao COI (Centro de Operações Integradas). Além disso, o campo ganhará iluminação especial, com seis postes de 12 metros de altura, cada um deles com seis projetores LED. A rede elétrica também receberá atenção, no intuito de reduzir os gastos com Segundo o prefeito Paulo Serra, será um parque muito mais iluminado, além de seguro e monitorado, com muito menos consumo de energia. “Quando a gente faz essa troca energética [para LED] a cidade ganha cinco vezes: iluminamos quase três vezes mais e economizamos duas vezes com a potência. Então é investimento muito importante no aspecto da sustentabilidade e da economia para os cofres públicos”, afirmou, explicando que a iluminação atual é mais geral e não tem a mesma eficiência desejada. “Esse novo sistema de iluminação, acompanhado de câmeras de monitoramento, receberá um investimento muito significativo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos frequentadores do parque. Se tudo der certo, tem tudo para esse parque estender o horário de funcionamento. Faremos um grande esforço para entregar no começo de dezembro, no início das férias, para que as pessoas possam utilizar o Parque Central ainda mais do que já utilizam hoje”, completou o prefeito.
Serão contemplados com as novas luminárias espaços como a pista de corrida e caminhada, a ciclovia, o playground, o palco, as quadras poliesportivas, a área para aeromodelismo, as praças e o bicicletário. O investimento total será de R$ 8,3 milhões.
Fotos: Eduardo Merlino/PSA