Advogada e empreendedora, ela, mais que tudo, é uma filantropa inata
É possível que você passe constantemente pela Rua Santo André, na cidade andreense, e um certo dia até se surpreenda com um trecho da via fechada pelo DET, ou quase. Mas, não se irrite, porque a causa é para lá de justa. Para ser precisa, isso acontece rigorosamente toda última terça-feira do mês em curso, sempre entre 13h e 16h, quando o Buffet Villa Kids Galpão abre suas portas para receber crianças matriculadas nas entidades atendidas pelo Fundo Social da Prefeitura de Santo André, para uma tarde para lá de especial, para dizer o mínimo.
A responsável pela ação é a advogada e empreendedora Tatiana Parise, andreense da gema, que só saiu da cidade para cursar a Faculdade de Direito na capital, onde se formou e começou a advogar e tempos depois abriu o seu próprio escritório.
Não satisfeita – para ela sempre dava tempo de fazer mais – aceitou um convite para empreender, tornando-se assim sócia investidora de um buffet infantil.
Veio a pandemia, a sociedade acabou sendo desfeita e Tatiana decidiu ‘encarar’ o trabalho sozinha, honrando compromissos anteriormente assumidos; mas, ela ainda não estava satisfeita. “Dava para fazer mais”, conta a empreendedora, que com o passar do tempo, e solidificando pouco a pouco seu trabalho à frente do buffet – ainda advoga, só para constar – começou a voltar os olhos para o social. Pronto. Com a plena e unânime adesão dos seus funcionários, que ‘toparam’ doar um dia de trabalho, ela, inspirada pela iniciativa ‘Dia de Doar’ – que acontece anualmente no mês de novembro – embarcou numa empreitada, com o selo do Fundo de Solidariedade.
Só que a ação se tornou permanente. Assim, desde então, Tatiana recebe mensalmente 60 crianças no Buffet Villa Kids Galpão e acaba de lançar uma campanha de arrecadação de roupas infantis, que há muito deixaram de ser doadas. Quer embarcar nesta?
Da Redação
Tatiana, ao escolher o Direito como profissão, já possuía um olhar voltado para a justiça, assim como um de seus pilares, as causas sociais, sabendo que o leque de possibilidades da profissão de advogada era muito amplo.
O desejo de empreender veio com o escritório de advocacia e, posteriormente, com a proposta de investir na área de festas, segmento que também sempre despertou sua paixão. “O convite chegou e investi no Buffet Villa Kids Galpão, em Santo André, atuando basicamente na área administrativa e no atendimento ao cliente. Na verdade sou muito festeira, gosto muito de receber as pessoas e acabei canalizando isso para o buffet”, diz ela, contando que aí tem outra história. “Não tenho filhos, mas nem por isso deixei de ser convidada para as festas de aniversário dos filhos dos meus amigos, dos meus afilhados. Cheguei a ir em várias festas no mesmo dia. Prestava atenção em tudo, nas decorações, espaços, gastronomia, no atendimento e nas atrações. Me encantei por esse universo.”
O passo seguinte
A inauguração do Villa Kids foi há mais ou menos sete anos, ainda no bairro Jardim. Tempos depois ele mudou de endereço, sendo instalado em um galpão na Rua Santo André (daí a mudança no nome) e veio a pandemia. “Foi um período de superação e reinvenção, com muitos compromissos adiados. Assumi integralmente o negócio e aproveitei o período para mudar o cardápio, deixar o espaço com a ‘minha cara’ e oferecer o melhor para meus clientes”.
O fato é que, atenta a tudo, Tatiana mudou muito mais que o cardápio para crianças e adultos – modificado a cada dois meses -, inclusive alterando horários em que o almoço ou jantar são servidos, experiência que se tornou um sucesso. Espaço lúdico, sem brinquedos eletrônicos, as crianças contam com recreador e monitores para seu entretenimento – de acordo com a idade do aniversariante -, enquanto os pais podem conversar ‘se ouvindo’ e com tranquilidade. “Para isso, até o aparelho de som foi substituído”, diz ela, falando ainda sobre outros tantos diferenciais do Espaço, como festas personalizadas, em que Tatiana, ‘de curiosa’, contrata alguns serviços para testar e depois oferecer um ou outro item para o cliente. “Outra experiência que também tem dado certo”, diz ela, explicando que acompanha todas as festas de perto. “Ou estou na cozinha ou circulando no salão. É o meu termômetro”, detalha Tatiana, que tem pouco mais de 30 funcionários e capacita a todos, sem falar ‘no cuidado’ especial com cada um deles. “É um forte laço voltado ao social, e faço questão que seja assim. Penso que a solidariedade começa em casa”, ensina.
Bem, não à toa que o agora Buffet Villa Kids Galpão floresceu e vem sendo reconhecido, com festas já agendadas até o próximo ano. E não só de crianças, bom que se diga. O Buffet, com capacidade para abrigar com conforto 120 pessoas, também é usado em festas fechadas, que abrangem batizados, aniversários para todas as idades (inclusive para vovós e vovôs), festas para debutantes, casamentos e eventos corporativos.
O projeto solidário
Sim, ela já disse que quando fizer tudo o que imagina para o Buffet, já vai pensar em outra coisa. “Ficar parada não combina mesmo comigo”, frisa Tatiana, que ‘se ligou’ em um projeto solidário, no ano passado. “Um dia soube de um projeto filantrópico e fiquei com isso na cabeça. Comentei com a minha equipe, dizendo que eu, pessoa física, arcaria com os custos da festa propondo um dia de trabalho doado da parte deles. A adesão foi imediata e unânime”, diz ela, se dando conta que só precisava das crianças, com toda a responsabilidade embutida nisso. “No fim deu certo e acabei desdobrando a festa em dois dias, atendendo ao todo 200 crianças, 50 por período. Isso foi possível com a ajuda dos meus funcionários, parceiros, amigos e alguns clientes.”
Segundo ela, foi neste momento que veio o ponto de inflexão: “o que eu espero”?, “a quem quero atender”? Só mudar o teor das festas de acordo com o perfil e idade das crianças não era o suficiente. “Foi então que comecei a falar sobre meu projeto para as famílias que faziam festas aqui para que fizessem algum tipo de doação, tornando-se, dessa forma, uma família solidária.”
O fato é que esse movimento vem crescendo, e toda última terça-feira do mês, durante a festa, tem sempre uma lembrancinha para cada uma das crianças.
De acordo com Tatiana, as festas são sempre para 60 delas, vindas de instituições atendidas pelo Fundo de Solidariedade, que se responsabiliza pela segurança, transporte e autorizações das crianças. “Elas são trazidas e levadas por ônibus da Prefeitura de Santo André, mas gostaria de frisar que, se tal instituição tiver 200 crianças, serão todas recebidas, ainda que para tanto a festa para essa determinada entidade se desdobre para o mês seguinte e o outro, se for o caso. Assim, todos têm a oportunidade de conhecer o Buffet, brincar, comer e ganhar sua lembrancinha”, detalha.
Além das doações que vem recebendo, por vezes ela própria compra alguns artigos, que são colocados à venda na saída das festas. “E pronto, mais uma festa que vai sendo garantida”, comemora Tatiana, que acaba de se engajar em nova empreitada, desta vez, uma campanha de arrecadação de roupas infantis, em parceria com a Prefeitura de Santo André, para entregar a crianças assistidas por instituições da cidade. “O fato é que diferente de outros tantos artigos que são doados, como roupas, calçados e cobertores, peças infantis não são destinadas a isso, o que é de fácil explicação, já que passam de uma criança para outra. É por isso que esta campanha é tão importante e, desde já, fica o convite para quem quiser participar”.
Tatiana celebra o momento com o desejo de ampliar, a cada dia, seu projeto, que batizou de Villa Solidária. E para você fica o convite de participar e fazer parte desta grande Família Solidária.
Buffet Villa Kids Galpão
Rua Santo André, 303 – Centro – Santo André.
Tel. (11) 99002-6555