Programas, projetos e ações realizadas desde 2017 são tema central da mostra
O Núcleo de Inovação Social da Prefeitura de Santo André promove até 20 de outubro, no Shopping ABC, a Mostra do Núcleo de Inovação Social, que está disponível para visitação no piso 1 do centro de compras, apresentando números, resultados e ainda apresentando o caminho para quem deseja ser um parceiro no trabalho desenvolvido.
O Fundo Social de Solidariedade de Santo André foi reativado em 2017 e, desde então, colocou em prática programas, projetos e ações em prol da população em situação de vulnerabilidade. Pouco a pouco, entidades assistenciais foram se cadastrando e atualmente são 122 instituições beneficiadas pelas atividades, que auxiliam aproximadamente 50 mil pessoas.
O prefeito Paulo Serra realizou a abertura da exposição ao lado da primeira-dama Ana Carolina Serra, da presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris, da gerente de marketing do Shopping ABC, Flavia Tegão, além de outras autoridades. “Hoje estamos aqui celebrando o sucesso dos nossos programas solidários. É uma espécie de prestação de contas daquilo que foi feito nestes tempos. O espírito solidário que está presente na cidade de Santo André tem ligação direta com a certeza de que isso vai fazer diferença na vida de alguém, que vai chegar no lugar certo, com critério, equipe, política pública, estudo e diagnóstico envolvidos. Continuem doando porque tudo o que vocês fazem ajudam a construir uma cidade melhor para muita gente”, ressaltou o prefeito.
Segundo Ana Carolina Serra, este é um mês muito especial. “Afinal, em 28 de setembro de 2017 inaugurávamos aqui no Shopping ABC a primeira Loja Solidária, que veio de ideia que muitos julgaram estapafúrdia e hoje mostramos que deu muito certo. Milhares de andreenses solidários continuam fazendo as doações e ajudando quem mais precisa. Por isso a importância dessa exposição: mostrar que todas essas doações chegam às mãos de quem mais precisa”, destacou.
“São vários os objetivos desta exposição, como deixar visível e acessível para quem precisa de ajuda e quem quer ajudar todos os projetos do Núcleo de Inovação Social; fortalecer ainda mais o relacionamento entre todos os setores, seja público, privado e terceiro setor, chamando atenção de novos parceiros e assim fazer com que todas essas ações tenham alcance cada vez maior; e o principal: agradecer todos os andreenses por tudo o que temos realizado juntos em nossa cidade”, explicou Ana Claudia de Fabris, adiantando que o público vai encontrar no espaço. “São painéis explicativos e que também levam para nosso site, onde o público poderá fazer busca de tudo o que é realizado, se inscrever como parceiro, fazer inscrição na Escola de Ouro, buscar as entidades. É uma exposição muito informativa.”
Na exposição, estarão apresentadas as ações do Banco de Alimentos e do Santo André Solidária, os programas Moeda Verde, Moeda Pet e Saúde no Prato, os cursos gratuitos da Escola de Ouro Andreense, projetos como o Costurando com Amor e o Mãe Andreense, e os eventos, como a Feira da Fraternidade, o Arraial Solidário e o Natal Solidário.
Fotos: Eduardo Merlino/PSA