Olhando para o futuro, a FSA traz para o presente a realidade da Inteligência Artificial, já aplicada nos cursos de Gestão, Comunicação e Tecnologia
Ainda em outubro passado, o Centro Universitário Fundação Santo André, com o tema Conectando Futuros: Explorando a Inteligência Artificial, realizou a V Semana de Cursos de Gestão, Comunicação e Tecnologia, contando com a experiência dos profissionais do presente. Entre os temas abordados, um dos destaques foi a forma como a presença da inteligência artificial (IA) afeta o mercado de trabalho. Afinal, a IA traz produtividade para funções sistemáticas, mas ainda não substitui cargos que exigem pensamento crítico e criatividade individual.
Segundo o reitor do Centro Universitário, professor Dr. Rodrigo Cutri, os cursos de Tecnologia da Informação da FSA têm grande demanda de alunos pela qualidade da grade curricular e alta taxa de empregabilidade. “Nossa missão é transformar vidas pela educação. E transformar vidas significa ajudar os estudantes a conseguirem um bom emprego. Por isso investimos continuamente na melhoria da infraestrutura, corpo docente e grade curricular”, diz ele, lembrando que o Centro Universitário tem um núcleo de cursos de TI com os bacharelados em Sistemas da Informação, Ciência da Computação e Ciência de Dados e Inteligência Artificial e os cursos tecnológicos de Gestão de TI, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Segurança da Informação e Redes de Computadores.
Para falar sobre estas áreas, MercNews traz nesta edição os professores Paulo Roberto de Oliveira, coordenador adjunto de Comunicação e Design; Mariana Marques, coordenadora adjunta de Gestão; Edilaine Reis, coordenadora adjunta dos cursos de Tecnologia e Informação e Orlando Dal Degran Junior, coordenador Acadêmico de Área – Gestão, Comunicação, Tecnologias e Direito.
Reconhecida como uma das principais referências de ensino superior da região do Grande ABC, a FSA tem mais de 60 anos e 102 mil alunos formados.
Da Redação
Comunicação e Design
Coordenador Adjunto de Comunicação e Design na FSA desde 2022, o professor Paulo Roberto de Oliveira, que é graduado em Economia e Contabilidade, com MBA e Mestrado e atualmente doutorando em Administração, conta que na FSA a Área de Comunicação engloba os cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda, Design e de Jornalismo.
Segundo ele, estes quatro cursos têm disciplinas em comum e por isso os alunos de cada curso estão em permanente contato com os demais colegas, para troca de experiências e de conhecimento. “É uma importante e valiosa sinergia. No curso de Marketing, por exemplo, o aluno aprende como uma empresa deve desenvolver mercados e como se relacionar corretamente com eles. Já no curso de Publicidade e Propaganda discutimos o processo de comunicação empresarial, fundamental para que o planejamento de Marketing tenha sucesso e, no curso de Design, o aluno aprende como trabalhar estética e funcionalidade, que agregam valor ao produto (trabalhado por Marketing) e arte e conteúdo à comunicação (trabalhado por Publicidade e Propaganda). Por último, nosso curso de Jornalismo é fortemente voltado para comunicação empresarial, um grande diferencial nesses cursos”, detalha. A FSA conta com laboratório ADOBE, maker e agência junior de Publicidade e Propaganda onde os estudantes podem desenvolver projetos para a comunidade.
Para o professor, estes fatores mencionados têm influenciado a opinião de quem procura seguir carreira nestes cursos e por isso a procura por eles, na instituição, tem sido crescente desde os seus lançamentos.
Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas
Conhecida como FAECO, a Faculdade abriga os cursos de Gestão, Comunicação e Tecnologia, tendo desde 2022 a professora Mariana Marques como coordenadora adjunta em Gestão, área que compreende os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos nas áreas de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia e Biologia, entre outros.
Discorrendo sobre os cursos, a professora explica que alguns deles contam com algumas disciplinas ministradas pela metodologia Virtual Síncrona, em que alunos assistem aulas por transmissões ao vivo e realizam atividades avaliativas presencialmente. “Também contamos com o Core Curriculum, conjunto de disciplinas ministradas em todos os cursos da FSA voltadas a desenvolver ‘soft skills’, que qualificam as competências comportamentais e sociais dos estudantes, otimizando as suas possibilidades de ascender na carreira profissional”.
Para o Vestibular 2024, a FSA oferecerá o curso de Administração nos períodos matutino e noturno. Já os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas acontecem apenas no período noturno, todos eles com duração de oito séries semestrais.
A professora destaca ainda que os cursos de Administração e Ciências Contábeis vêm em crescente procura pelos vestibulandos, com aumentos anuais de matriculados. “Entre 2019 e 2023 houve aumento de 68% nas matrículas de Administração; em Ciências Contábeis observamos um aumento de 2,5 vezes no total de matriculados neste mesmo período”. Para a professora, o diferencial dos cursos de Gestão da FSA advém do compromisso de seu corpo docente com a melhoria contínua, evidenciado pelas atualizações em suas matrizes curriculares e ementas, publicadas nos projetos pedagógicos, e pela alta empregabilidade dos alunos, alavancada ainda durante a realização do curso. “Ademais, as atualizações nos projetos pedagógicos são feitas em consonância com as mudanças do mercado de trabalho, para que os estudantes desenvolvam competências técnicas e comportamentais altamente demandadas por gestores de todo tipo de organização.
Cursos de Tecnologia e Informação
Coordenadora adjunta dos cursos de Tecnologia e Informação, a professora Edilaine Reis conta que o curso de TI na FSA teve sua origem em 1972, inicialmente, denominado Matemática, com ênfase em Processamento de Dados; posteriormente evoluiu para ‘Sistemas de Informação’ e, subsequentemente, foram criados diversos outros cursos para atender às demandas do mercado.
Atualmente, além do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, a instituição possui diversas turmas em andamento dos cursos de Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, bem como de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação. “Para 2024 ampliaremos nossa oferta acadêmica, introduzindo os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Tecnologia em Redes de Computadores”, diz ela, que é mestra em Engenharia e Gestão da Inovação e especialista em Capacitação Gerencial.
Segundo a professora, os atuais cursos de TI em andamento são ministrados presencialmente no período noturno. “Para 2024 expandiremos nossa oferta ao introduzir o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em modalidade presencial nos turnos matutino e vespertino e, como inovação, a modalidade EAD para os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da TI. Além disso haverá encontros presenciais, em alguns sábados, para atividades de extensão e/ou realização de atividades”.
Coordenadora dos cursos de TI desde 2023, mas integrando o corpo docente desta área há quase seis anos, ela ressalta que TI, hoje, é uma área em franca ascensão e a procura por profissionais qualificados é notável. “De acordo com estimativas da Brasscom em 2021, o Brasil enfrentará um déficit de 797 mil novos talentos até 2024, o que equivale a uma média anual de 159 mil novos profissionais necessários. Além deste cenário estamos diante de uma verdadeira revolução de TI, os quais a geração e utilização de dados vêm atingindo níveis sem precedentes, e a inteligência artificial permeando todas as esferas da sociedade. É inegável, portanto, que a TI oferece inúmeras oportunidades para os novos estudantes”, completa.
Hoje, na FSA, cerca de 30% dos alunos ingressantes estão optando por esta área.
A Coordenação de Área
Coordenador Acadêmico de Área – Gestão, Comunicação, Tecnologias e Direito – áreas que segundo ele são inter-relacionadas, o professor do Centro Universitário da FSA, Orlando Dal Degran Junior, celebra o resultado da V Semana de Gestão, Comunicação e Tecnologia, que se mostrou enriquecedora para todos os envolvidos, com oportunidades de aprendizado, networking e discussões aprofundadas sobre temas relevantes nas áreas em questão. “O evento se mostrou uma plataforma para a troca de ideias e o compartilhamento de conhecimento entre estudantes, professores e profissionais, sem falar dos palestrantes e especialistas, que enriqueceram as discussões oferecendo insights valiosos para os participantes”.
Com experiência docente e profissional na área de Ciência da Computação e de Métodos Quantitativos, e Perito Judicial nas áreas de TI e Direito Autoral de Software, entre outros títulos, o professor, conhecido como Badaroth, conta que coordenar essas quatro áreas requer dedicação, comunicação eficaz e colaboração. “Para atingir esse objetivo conto com coordenadores adjuntos, cada um especializado em sua respectiva área. Suas expertises me asseguram uma execução de trabalho de qualidade na coordenação geral”, diz ele, que está ligado à Fundação desde fevereiro de 1979, “com muita história para contar”.
Já o quadro de docentes traz não só a experiência acadêmica, como ainda a experiência profissional, fundamental nos cursos que coordena. “Diante dessas experiências estamos sempre atualizando nossas matrizes curriculares para atender à demanda de mercado e a empregabilidade de nossos alunos”, resume.