Estamos adentrando o mês de novembro, e isto significa que o fim do ano já bate às nossas portas. Como foi este ano para você, teve sonhos realizados ou ainda continuam pendentes? É engraçado, porque no início do ano somos invadidos por perspectivas de acontecimentos, sempre com a certeza que irão se realizar a partir de agora; contudo, no término do ano, verificamos que a conta não fecha e 99% dos sonhos e projetos caem no ostracismo.
– Claudinei! Você tem alguma dica para nos dar?
– Não existe fórmula mágica, mas quero relembrar um artigo que escrevi na época do filme Avatar e que tem tudo a ver. Então vamos lá:
Quem já teve a oportunidade de assistir a ‘Avatar’ pôde presenciar a experiência criada pelo diretor James Cameron, na qual ele transforma sonhos em realidade, transportando para um mundo novo personagens aptas a enfrentar um ambiente hostil ao ser humano e ainda deixando as suas limitações e deficiências físicas, no plano anterior. Evidente que é uma ficção que se passa nos meados do século XXII, quando até lá, talvez, já tenhamos uma tecnologia semelhante à do filme, no qual – para que o fenômeno aconteça -, o ator é colocado em um receptáculo semelhante a uma urna mortuária e enviado para uma máquina semelhante a um equipamento de ressonância magnética. E aí o sonho começa a acontecer”.
Se você ainda não viu o filme, vale a pena assistir pela grandiosidade dos efeitos especiais e sua produção em 3D. Não perca tempo vendo a versão normal, mesmo porque acho que o roteiro do filme deixou um pouco a desejar.
– E aí, Claudinei, agora você virou crítico de cinema?
– Não, meu amigo, longe disto, mas não posso negar que sempre fui um aficionado pela sétima arte. A verdade é que algumas vezes chego a acreditar que estes autores, diretores e produtores de ficção cientifica, a exemplo de George Lucas, Steven Spielberg, entre outros, devem possuir alguma ligação com alienígenas, se é que não os sejam, face à criatividade e capacidade de prever fenômenos que poderão acontecer apenas a algumas centenas de anos de seu tempo. Para refrescar a memória, é só espiar as obras de Júlio Verne.
Acontece que com a velocidade do conhecimento do homem dobrar praticamente a cada ano, tudo o que mentalizamos e sonhamos possui grande probabilidade de se concretizar em muito menos tempo. Assim, se você está sonhando com uma Pandora na sua vida, saiba que a sua mente está preparada para te levar até lá e sem necessidade de equipamentos especiais e custos astronômicos.
Você deve estar me questionando, – mas, como fazer isto? Infelizmente não tenho espaço para explicar o processo e, muito menos, conhecimento para me aprofundar na matéria, mas posso adiantar que está relacionado com o nosso sistema límbico. Porém, adianto que a técnica não consiste apenas em sonhar, mas sim em visualizar e emotizar os nossos sonhos e, para tanto, não é necessário que estejamos dormindo. Você também pode sonhar acordado.
Hoje a neurociência explica que quando visualizamos positivamente o que gostaríamos de ter, os neurônios criam novas sinapses que nos impulsionam nas conquistas. É como se o Universo passasse a interagir com você.
Então, mãos à obra, não espere o ano novo chegar, comece agora a visualizar e sonhar com o que você deseja para os próximos anos mas, principalmente, trabalhe para que isto aconteça.
Bons sonhos e boa leitura.
Claudinei Luiz