Com plano robusto materializado pelo prefeito Orlando Morando, proposta é saltar de 180 mil para 300 mil turistas neste ano, bem como aumentar índice em 30% para 2024
Localizada a 21 km da Capital paulista, São Bernardo oferece opções de passeios dos mais diversos e para todos os gostos. Há restaurantes de diferentes sabores, locais históricos, centros culturais, além de trilhas em meio à Mata Atlântica, esportes de aventura e visita a indústrias. Espaços que pessoas de fora ou até mesmo moradores desconhecem. Dentro deste contexto, o prefeito Orlando Morando lançou campanha que inclui a veiculação de guia turístico e gastronômico do município, sob o slogan “São Bernardo: tudo o que você quer, tem aqui”, com a proposta concreta de potencializar o setor e fomentar a atividade econômica.
O material gráfico, aliado a outros produtos relacionados, apresenta um vasto leque de atrativos turísticos e de restaurantes, entre eles a Chácara Silvestre, com visita aos domingos no casarão de veraneio de Wallace Simonsen, o zoo municipal do Parque Estoril, Parque Cidade da Criança, atividades esportivas na Represa Billings e Parque da Juventude, o Parque Salvador Arena e o Parque Caminhos do Mar – com o voo da tirolesa, que vai de São Bernardo a Cubatão -, além do tradicional Estúdios e Pavilhões de São Bernardo e diversas alternativas gastronômicas típicas.
Segundo o prefeito, São Bernardo é dinâmica, versátil e possui um enorme potencial para atrair turistas. “Atualmente, como MIT (Município de Interesse Turístico), credenciado pelo Estado, continuamos como cidade da indústria, do automóvel, só que podemos expandir esse horizonte. Com essa campanha ousada estamos dando o pontapé inicial neste processo, é o primeiro passo. Queremos dar uma guinada, a partir da criação desta sinergia com os atores envolvidos. Temos capacidade para isso. Desta forma, o poder público está atuando como mola propulsora para estimular o setor”, frisou.
Com série de ações recentes do município, o fluxo turístico de São Bernardo, que impulsiona a economia local, deve saltar de 180 mil, de 2022, para 300 mil turistas ao ano em 2023, um aumento previsto de 67%, conforme estudo de demanda de São Bernardo. Diante do impacto da campanha, a expectativa é que esse número possa ampliar em 30% em 2024.
Fotos: Marcel Uyeta e Omar Matsumoto/PMSBC