Eles personificam o Natal em Santo André e projetam seus planos para 2024, à frente de uma cidade que não para de se destacar
Campeã estadual na categoria sustentabilidade, a cidade de Santo André vai conhecer no próximo dia 11 de dezembro o resultado da etapa final do prêmio Band Cidades Excelentes, este promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, que visa a incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública.
O prêmio estadual já é, destaque-se, um reconhecimento às diversas iniciativas da Prefeitura andreense voltadas à preservação do meio ambiente, alinhadas a ações de desenvolvimento sustentável e inclusão social e é motivo de alegria para o prefeito Paulo Serra, que compartilhou sua satisfação por mais este prêmio, que se soma a outros reconhecimentos conquistados pela cidade, ao longo de 2023.
Por outro lado, Ana Carolina Serra também tem muito a comemorar tanto como deputada estadual, que com sua labuta diária na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) vem obtendo êxito em várias frentes, como no seu papel de primeira-dama, do qual efetivamente nunca se afastou, acompanhando de perto todas as iniciativas que se desenvolvem na cidade por meio do Fundo Social de Solidariedade.
Prestes a entrar em 2024, Paulo em seu último ano à frente da Prefeitura de Santo André, Ana Carolina com projetos já muito bem definidos e encaminhados, eles falam sobre as metas para o novo ano que se aproxima. Mas, juntos, festejam agora a última iniciativa de 2023: o Natal Solidário, que que visa a promover a solidariedade e o espírito natalino e que, aliás, se tornou referência na Região Metropolitana como uma das cidades que mais oferece programação natalina. “E isso tem a ver com qualidade de vida, autoestima e o orgulho de ser andreense”, destaca o prefeito, frisando que esta é uma época do ano que o casal aprecia muito. “O clima fica especial. A solidariedade permeia todos os eventos que a gente faz e essas ações incentivam as pessoas a doarem e ajudarem quem mais precisa, efetivamente transformando a vida de famílias. Isso faz com que nossos eventos tenham não só uma estrutura legal, presença de público, mas também alma e coração”.
Da Redação
Ninguém duvida que 2023 já começou a todo vapor para o casal, ele enquanto prefeito de Santo André, ela iniciando suas atividades na ALESP enquanto deputada estadual, eleita com a maior votação do Grande ABC.
Mas, o fato é que do alto dos seus 470 anos, a cidade, sob o comando de Paulo Henrique Serra, respira cada vez mais dinamismo e modernidade, sensação que se aprofundou com o lançamento do programa Santo André 500 Anos, ainda em abril passado, com a definição de metas, diretrizes e ações de curto, médio e longo prazos para todas as áreas do município e dialogando de perto com a sociedade e suas diversas formas de representação e que tem data para ser finalizado e entregue: abril de 2024.
Só que enquanto isso a cidade não parou, se desenvolvendo muito, em todos os segmentos. Só para citar duas das iniciativas neste ano, Santo André fez a entrega de óculos inteligentes para crianças com deficiência visual, ainda em junho, e organizou dois feirões de empregos, um deles voltado a pessoas com deficiência. Na área de Obras, a Prefeitura entregou a modernização da avenida dos Estados, ainda em maio, e também a modernização do Centro Hospitalar do Município de Santo André, entregue em agosto passado. Mas muitas outras, em pleno andamento, serão finalizadas e entregues em 2024, como o Hospital da Vila Luzita e o Complexo Viário de Santa Terezinha. “Santo André foi a cidade que mais gerou empregos no ABC, neste ano. Sabemos de todos os desafios que ainda vêm pela frente, mas fechamos o ano com todas as ações muito bem planejadas, com a casa em ordem e com essa relação afetiva de viver a cidade no seu dia a dia, que conseguimos implantar na nossa gestão com o apoio dos andreenses”, diz o prefeito, que destaca especialmente a área social, como um reconhecimento do trabalho da esposa à frente do Fundo Social de Solidariedade.
Entre as iniciativas está o Banco de Alimentos, que superou quatro mil toneladas de alimentos arrecadados e mais de 339 mil cestas básicas distribuídas, o que permitiu auxiliar aproximadamente 50 mil pessoas por meio de 123 entidades assistenciais cadastradas junto ao Fundo Social.
O Moeda Verde, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade e pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), programa que troca recicláveis por hortifrúti, beneficiou 26 comunidades e chegou a quase 1,3 mil toneladas de resíduos reciclados, com mais de 256 toneladas de alimentos distribuídos, atuando em 25 comunidades de Santo André. Já o Moeda Pet destinou à reciclagem mais de 359 mil garrafas PET, as quais foram trocadas por mais de 18 toneladas de ração para cães e gatos. Pelo NIS, se destaca a Escola de Ouro, que garante capacitação gratuita aos andreenses em diversas áreas (como artesanato, beleza, construção civil, culinária, informática, gestão de negócios e outras), superou 70 mil certificados emitidos.
Outras iniciativas do Núcleo de Inovação Social também estão presentes, como a Mãe Andreense, que oferece cuidados exclusivos à saúde da mulher com foco na humanização, integralidade de cuidados e prevenção nas diferentes etapas da vida. Já o Circuito Andreense de Empreendedorismo, da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, tem como objetivo principal levar capacitação gratuita para pequenos e microempreendedores nos bairros, além de informações, serviços e oportunidades de qualificação.
Aliás, na ativa desde 2017, o programa Santo André Solidária já arrecadou mais de dois milhões de itens tanto por meio de campanhas (Agasalho, Brinquedo e outras) como nas Lojas Solidárias, instaladas nos quatro shoppings centers (ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho) e desde novembro passado também na Coop Queirós (Centro). Os eventos, que se tornaram ponto de encontro e de diversão no estacionamento do Paço Municipal, também tiveram resultados expressivos. A Feira da Fraternidade, por exemplo, arrecadou 20,5 toneladas de alimentos; o Arraial Solidário, mais 25 toneladas somente em 2022 e 2023, além da doação de 17 mil cobertores e agasalhos. Já o Natal Solidário, o qual a edição 2023 se aproxima, soma mais de 36 toneladas de alimentos arrecadados e mais de 90 mil itens doados.
Outra ação em destaque é o projeto de instalação do complexo de usinas fotovoltaicas, realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. As obras estão em andamento e resultarão na geração de energia limpa, além de economia na conta de luz de prédios públicos. Há também o programa Ponto Limpo, que combate o descarte irregular de resíduos. Neste projeto, o Semasa atua na sensibilização dos munícipes visando à destinação correta de resíduos e incentivando a participação no processo de revitalização de áreas degradadas. A cidade realiza ainda os projetos socioambientais Breshopping Sustentável e Gincana Ecológica, promovidos por meio de doações, nas Estações de Coleta.
Por fim, e só para constar, Santo André ganhou recentemente o Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de Sífilis, outorgado pelo Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Validação (CNV). A cerimônia de certificação será realizada no dia 8 de dezembro próximo, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.
A deputada Ana Carolina Serra
Recém-eleita, Ana Carolina, enquanto deputada estadual, teve uma conquista relevante ainda em maio, quando a lei 740/2023, de sua autoria – que trata da Saúde da Mulher Paulista – e que integra todos os programas estaduais voltados à saúde da mulher, em especial a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo do útero, foi aprovada e sancionada na íntegra pelo governador Tarcísio de Freitas. “Com essa integração estamos ganhando agilidade dentro do sistema público de saúde estadual”, diz a deputada, lembrando que essa foi uma demanda posta ainda durante a campanha.
Não bastasse, Ana Carolina esteve na criação e participa de duas frentes parlamentares, uma delas visando ao combate à vulnerabilidade social, que integra 276 entidades em todo o estado de São Paulo, e que que vem discutindo as várias vulnerabilidades. “Nesta Frente vem acontecendo inúmeras reuniões, separadas por vulnerabilidades. No final do trabalho, que está previsto para junho de 2024, o objetivo é entregar ao governador e ao presidente da Alesp, um documento com a visão do Terceiro Setor sobre a questão das vulnerabilidades no que tange à questão da necessidade de reformulação e aprimoramento de legislação, além da reformulação e aprimoramento, ou ainda a criação e/ou a reorganização dos programas sociais na esfera estadual”, explica.
Ainda no campo das frentes parlamentares, Ana Carolina conta que em visita aos municípios houve um clamor para o fortalecimento dos Fundos Sociais. “Esta Frente surgiu em apoio ao trabalho dos Fundos Sociais, visando à Lei (de 1968) que criou o Fundo Social de Solidariedade no Estado. São 201 cidades que participam neste momento, com demandas já discutidas por meio de grupos regionais comandados pelas primeiras-damas das várias regiões do Estado e a ideia é a reformulação e modernização da legislação. Neste momento estamos debruçados em fortalecer e modernizar a Lei, inclusive contemplando a ideia de que os Fundos possam receber recursos, com carimbo de Orçamento, para terem mais autonomia nas políticas públicas e sociais visando a atender pessoas que mais necessitam”.
O trabalho não para por aí. Acompanhando de perto várias demandas, inclusive a da Linha 20 Rosa do Metrô, que vai chegar ao ABC, e o modal da linha CPTM com integração ao aeroporto de Guarulhos, que deve começar a funcionar em 2024 e levará os passageiros aos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto, Ana segue com outras demandas regionais ditadas pelos municípios, por meio de entidades, consórcios e agências de desenvolvimento.
No mais, segundo a deputada, o dia a dia funciona com atendimento – no gabinete – de pessoas, entidades de classes e organizações, além de debate nas comissões, e voto dos projetos em plenário. “Há também o trabalho externo, com visitas às secretarias, autarquias etc, no sentido de conhecer e encaminhar as demandas que chegam ao gabinete, ao mesmo tempo que conhecemos os programas e ações destas Secretarias, em várias vertentes”.
Para concluir, Ana cumpre ainda agenda com visitas a entidades e cidades que a convidam para conhecer suas demandas, ideias e ações.
Primeira-dama…
Enfim, embora ‘esteja’ deputada, Ana Carolina está também muito presente enquanto primeira-dama andreense, ligada especialmente aos programas voltados às pessoas, como já dito na questão alimentar, capacitação profissional, empregabilidade, e sustentabilidade dos seus programas, sua linha mestra de trabalho.
… e rainha do lar
No campo pessoal, apesar de todos os afazeres profissionais, Ana Carolina Serra faz muita questão de destacar que acima de tudo é esposa, mãe, dona de casa, e que sua prioridade é a família. Aliás, a apertada rotina do casal é quase fácil de se imaginar e, a bem da verdade, é preciso destacar que o compromisso número um de ambos é a família, Maria Carolina, a filha de 8 anos, à frente… sempre. Por sinal, Maria está constantemente presente em eventos, seja ao lado da mãe, do pai, ou de ambos.
No mais e no dia a dia, com uma agenda muito objetiva e propositiva, sempre atendendo aos anseios dos andreenses e à população paulista, Ana ressalta o trabalho da sua equipe, a quem cabe organizar seu afazeres, aliando a cidade – da qual tem muito orgulho -, aos compromissos de deputada, conciliando sua agenda como primeira-dama, parlamentar e com a família, pilares estes que sustentam o casal.
E então é Natal
Em meio a esta maratona de ambos, chega agora a época que tanto Paulo quanto Ana Carolina curtem muito e ainda melhor, com a presença da filha.
Entusiasmados com a programação nesta festa de 2023, e com tudo o que vem por aí, eles lembram que o Natal Solidário de Santo André é uma iniciativa que visa a promover a solidariedade e o espírito natalino na cidade e que, além das muitas atrações, o evento também contará com arrecadação de alimentos e brinquedos para serem doados a aproximadamente 50 mil famílias em situação de vulnerabilidade, por meio das 123 entidades assistenciais cadastradas junto ao FSS. “Todas estas atrações têm um grande motivo, que é a solidariedade. Essa grande corrente do bem vem sendo levada aos demais municípios, inclusive aqui na região do ABC, e a gente fica feliz por levar estes bons exemplos, que merecem ser compartilhados com cada vez mais pessoas”, diz Ana, emendada pelo prefeito Paulo Serra. “Gostaria de agradecer pela participação de toda a sociedade e falar o quanto o Natal Solidário cresceu, com esse engajamento de todos os munícipes; a gente pode e deve deixar uma Santo André cada vez melhor. Aproveito para desejar Boas Festas a todos os andreenses, assim como a toda a população do Grande ABC, do Estado e de todo o Brasil, com um 2024 pleno de saúde e conquistas”.