Carnatal de Brasilidades vai celebrar a riqueza da cultura brasileira e ainda terá Festival Multicultural; entrada é gratuita
Neste domingo (17), o Parque Central será palco de mais um grande evento. A partir das 11h acontece o Carnatal de Brasilidades, que promete celebrar toda a riqueza cultural do país.
A Sinfônica andreense abre a programação do evento, com o concerto ‘Sanfona Sinfônica’, em homenagem ao multi-instrumentista Sivuca, com a participação de outro músico de destaque no cenário musical nacional, o acordeonista Toninho Ferragutti. A apresentação marca também o encerramento da temporada 2023 da orquestra. Sob a batuta do maestro Abel Rocha, os músicos executarão ‘Gonzaguiana’, de Cyro Pereira, e ‘Quadros do Nordeste’, de Luis Gustavo Petri, tendo como solista Toninho Ferragutti. O programa terá ainda o concerto sinfônico para ‘Asa Branca’ com as canções ‘Feira de Mangaio’, ‘João e Maria’, ‘Quando me lembro’, ‘Forró Classudo’ e a suíte ‘Na Sombra da Asa Branca’.
Já à tarde, a banda feminina Orquídeas do Brasil, formada por Itamar Assumpção, sobe ao palco para apresentação às 14h30. Além de músico, Itamar era um apreciador de plantas e flores. No início da década de 1990 aproveitou então para batizar sua banda feminina de Orquídeas do Brasil. Ela é formada por Tata Fernandes,voz e violão, Miriam Maria, voz, Renata Mattar, voz e acordeon, Nina Blauth, voz e percussão, Lelena Anhaia, baixo e cavaquinho, Clara Bastos, baixo, Simone Soul, bateria e sampler, Geórgia Branco, guitarra, e Simone Julian, voz, flauta, sax e clarone. Com a banda, Itamar gravou em 1993 a trilogia ‘Bicho de 7 Cabeças’, vencedora do Prêmio Sharp de música na categoria “melhor disco pop-rock’.
A programação do evento prossegue a partir das 16h com as escolas de samba de Santo André. Se apresentarão as escolas Tradição de Ouro (16h15), São Jorge (16h30), Vila Alice (16h45), Palmares (17h), Império do Parque Novo Oratório (17h30), Ocara Clube (17h45), Leões do Vale (18h) e Lírios de Ouro (18h15). O encerramento será a partir das 18h30, com a participação da Liesa, a Liga das Escolas de Samba de Santo André.
Por fim, durante todo o evento – das 11h às 18h -, quem for ao Parque Central poderá conferir ainda o Festival Multicultural, que reunirá os empreendedores da economia criativa da cidade na Tenda Azul. No espaço estarão disponíveis produtos como artesanatos, moda, artes plásticas e produtos naturais, além de comes e bebes.
O evento é grátis. Sugere-se a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis.
Fotos: Alex Cavanha/PSA e Divulgação