A Prefeitura de São Bernardo recebeu nesta terça-feira (20/2), por meio da Secretaria da Educação, o prêmio destaque em alfabetização, por estar entre as cidades com maior percentual de estudantes leitores do Estado de São Paulo. O troféu foi recebido pelo prefeito Orlando Morando das mãos do governador Tarcísio de Freitas durante cerimônia de lançamento do Programa Alfabetiza Juntos São Paulo, iniciativa do Governo do Estado para ampliar a alfabetização de alunos até o 2º ano do ensino fundamental nos 645 municípios do Estado.
Na mesma cerimônia, Santo André foi uma das vencedoras do prêmio Município Destaque na Alfabetização, entregue pelo Governo do Estado durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos São Paulo, como um dos municípios com melhores índices de leitores e que mais cresceram entre as avaliações diagnóstica e somativa de 2023.
Segundo o prefeito Paulo Serra, também presente à cerimônia, a cidade atingiu índice de 90% de alfabetização e de 71% em fluência leitora, bem acima da média do Governo do Estado neste quesito, que é de 64%. “Ficamos felizes em compartilhar essa conquista que é resultado da priorização da qualidade da Educação em Santo André e a formação integral das nossas crianças”, comemorou.
São Caetano do Sul também foi uma das cidades vencedoras do Prêmio Destaque em Alfabetização, na categoria Maior Percentual de Leitores. A totalização dos resultados no Estado indicou que 64% dos estudantes com até 7 anos foram considerados leitores iniciantes ou fluentes. Em São Caetano, este percentual é maior: 73% (39% em fase inicial e 34% fluentes). A cidade é a nona entre os municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes.
O prêmio foi concedido com base na Avaliação de Fluência Leitora, realizada pelo governo estadual no ano passado para mensurar o desempenho individual dos alunos de escolas estaduais e municipais na leitura e compreensão de textos escritos.
O evento foi realizado na Sala São Paulo, na capital.
Foto: Alex Cavanha/PSA