O Guri – programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – está com matrículas abertas até 22 de março. O programa oferece 17.557 mil vagas distribuídas nos 44 polos localizados na Capital e Grande São Paulo.
Para participar do programa, não é preciso ter conhecimento musical e nem possuir instrumento. O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que oferece a oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, os alunos podem optar por uma diversidade de instrumentos, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, piano, teclado, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas, violão tenor, violão, além de canto. Alguns polos oferecem ainda o curso de Iniciação Musical para Adultos, voltado para maiores de 18 anos.
A oferta de cursos e instrumentos varia de acordo com cada Polo. A lista completa dos cursos, endereço e telefone de cada polo, pode ser acessada pelo site do Guri.
O Polo Santo André é o CESA Cata Preta. Com 297 vagas, oferece contrabaixo elétrico; guitarra; iniciação musical para adultos; iniciação musical para crianças; madeiras; percussão; violão e funciona de segunda e sexta-feira, das 08h às 18h; e sexta-feira, das 08h às 17 horas.
Mais informações: guri.santoandre@santamarcelinacultura.org.br e tel (11) 4459-7138.