Escola Parque do Conhecimento terá oficinas, palestras, curso e sessões exclusivas do planetário
Abril é o mês de aniversário de Santo André e a Sabina Parque Escola do Conhecimento, desde o último dia 6, estápromovendo uma programação especial para toda a família em comemoração aos 471 anos da cidade. Serão oficinas, palestras, curso e sessões do planetário, em agenda que se estende até o dia 28.
Nos dias 13 e 14, a oficina será ‘Explorando o mundo dos animais ovíparos’, em dois horários, às 10h e às 14h. Serão 20 vagas por horário, no espaço atrás do Portal Coruja.
Já nos dias 20 e 21 a oficina terá o tema ‘Abelhas: Guardiãs do equilíbrio ambiental’, às 10h e às 14h, com 20 vagas por horário, no espaço atrás do Portal Coruja.
Por fim, nos dias 27 e 28, ocorre a oficina ‘Explorando o Universo com SabinaSat, o satélite artificial da Sabina’, às 10h e às 14h, com 20 vagas por horário, no espaço atrás do Portal Coruja.
Para todas essas oficinas pré-citadas é necessário retirar senha – entregue por ordem de chegada – no balcão de recepção para participar da atividade.
Planetário
Sucesso de público, o Planetário e Cinedome de Santo André Johannes Kepler também tem sessões programadas.
Nos dias 13, 14, 20, 21 e 27, sempre às 11h, ocorrem as sessões ‘O aniversário de Pingo’, com duração de aproximadamente 45 minutos e capacidade para 120 pessoas. Trata-se de animação 360 graus, com projeção de estrelas, áudio gravado em português e audiodescrição, com indicativo de idade a partir de 10 anos. Os conteúdos abordados são natureza dos átomos, evolução estelar, buraco negro, constelações, movimento de translação, Big Bang, nebulosas, galáxias, aglomerados e cometas.
Nos mesmos dias, a partir das 15h, serão realizadas as sessões de ‘O mensageiro de Marte’, com duração de 55 minutos, capacidade para 220 pessoas, áudio gravado em português, com indicação etária a partir de 12 anos. Serão abordados os satélites naturais de Marte, haverá observação de Marte e sua laçada, e serão tratadas as possibilidades de existência de vida no Planeta Vermelho, além das sondas especiais enviadas a ele.
Palestras
No dia 10, a Sabina promove a palestra online ‘Despertando a Curiosidade: A ciência na Educação Infantil – Uma relação possível e necessária’, que tem como público-alvo professores da rede municipal de ensino de Santo André e de outras redes, a partir das 19h, com duração de uma hora e meia, ministrada pelos mestres Carlos Vianna e Marília Rios. São 60 vagas e as inscrições são pelo link https://forms.gle/AsHesA4mUdGnacmC9.
Já no dia 24, a palestra terá o tema ‘A Neurociência na Avaliação: Refletindo e (re)significando os caminhos do conhecimento’, com o mestre Carlos Vianna e o mesmo público-alvo da anterior, das 18h30 às 21h30, também de maneira virtual. São 60 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/9PuF8xduZNcu249R7.
Por fim, no dia 28 acontecem as sessões com audiodescrição e libras, em mais um domingo inclusivo. Às 11h acontece a sessão ‘O nosso endereço cósmico’, com duração aproximada de 30 minutos e 120 lugares de capacidade (há 50 rádios disponíveis para deficientes visuais). A temática é o Planeta Terra e a indicação etária é a partir dos 8 anos. A partir das 15h, o tema será ‘A guardiã da noite’, com aproximadamente 35 minutos de duração, 220 vagas, temática da Lua e indicação a partir dos 12 anos.
Curso
No dia 13, acontece o Curso Intensivo para a OBA – Nível II, um curso para professores participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Os temas serão o sistema solar, astronáutica e sistema Sol Terra Lua. Serão 3 horas de carga horária, das 8h às 11h, com 100 vagas disponíveis e com entrega de certificado ao fim.
O curso é voltado para professores do ensino fundamental da rede municipal de Santo André, professores de outras redes e municípios que tenham turmas inscritas para participar da OBA.
Links para inscrição: https://forms.gle/Yd51tBYosog3eFw39 (professores da rede municipal) e https://forms.gle/LWnhEZ9jxL4GSLge6
(professores de outras redes).
Endereço: Rua Juquiá, s/nº – Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Foto: Alex Cavanha/PSA