O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou o envio de uma força-tarefa para ajudar nas buscas aos desaparecidos na tragédia provocada pelas fortes chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul.
A força-tarefa de São Bernardo contará com efetivo de aproximadamente 20 profissionais que possuem experiência no salvamento em situações de desastres, atuação em estruturas colapsadas e resgate de vítimas que estão ilhadas em cenários de alagamento e inundação. Além disso, profissionais da Saúde também estão na missão para ajudar no resgate e nos primeiros socorros.
Para dar suporte a essa equipe estão sendo enviadas duas picapes da Defesa Civil, outras duas picapes e duas embarcações da Guarda Ambiental, além de duas ambulâncias da Saúde e três viaturas da GCM. A missão de São Bernardo, prevista para começar ainda hoje (6) é coordenada pessoalmente pelo secretário de Segurança Urbana do município, Coronel Carlos Alberto.
Paralelo a força-tarefa, a Prefeitura de São Bernardo, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Assistência Social, já está promovendo a arrecadação de doações para as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul. Neste momento estão sendo aceitos itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e água.
As doações poderão ser feitas no Banco de Alimentos, situado na Avenida Redenção, 271 – Centro, das 9h às 17h. A arrecadação ocorrerá até sexta-feira (10/05).
Fotos: Gabriel Inamine e Omar Matsumoto/ PMSBC