Com o tema ‘Paz no trânsito começa por você’, e em medida que reforça a importância da prevenção contra acidentes de trânsito, a Prefeitura de São Bernardo promove ao longo deste mês série de ações de conscientização e de educação no trânsito em diversos territórios da cidade, dentro da campanha do Maio Amarelo 2024. Serão blitzes educativas em locais estratégicos do município e com alta concentração de motoboys de delivery, por exemplo, além de panfletagem para pedestres e abertura de faixas nos semáforos. Tais blitzes, que já começaram, acontecem entre 9h e 15 horas.
A atividade é coordenada na cidade pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas, por meio do Centro de Reflexão do Trânsito, buscando sensibilizar a população para hábitos e comportamentos saudáveis no trânsito. Somente no ano passado ocorreram 5.439 óbitos decorrentes do trânsito no Estado de São Paulo – 75% atrelados a pedestres e motociclistas (usuários mais vulneráveis).
Segundo o prefeito Orlando Morando, São Bernardo terá, ao longo de todo o mês de maio, ações efetivas para que motociclistas, principalmente, recebam orientações e se certifiquem de que as motos estejam em bom estado, com inspeção e utensílios de segurança. “Medida ampla para conscientizar os motoristas e diminuirmos os índices de mortalidade por acidentes de trânsito. O Estado de São Paulo tem números extremamente altos, que podem, em grande parte, serem prevenidos”, frisou.
A campanha do Maio Amarelo é movimento internacional da luta pela redução da mortalidade no trânsito. Em São Bernardo, desde o dia 1º de maio, a Prefeitura colocou a iluminação na cor amarela no Viaduto Tereza Delta, de grande fluxo de veículos, com o objetivo também de alertar para a reflexão dos motoristas. “Em complemento ao grande trabalho na recuperação de vias e melhoria da mobilidade urbana, que contribuem com a segurança, essa ação se destina mais ao próprio condutor”, emendou o titular da Pasta de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.
Ainda durante o mês de maio, o Centro de Reflexão de Trânsito realiza uma pesquisa on-line com motociclistas com objetivo de mapear as principais demandas deste público, permitindo, assim, criar políticas públicas e campanhas direcionadas aos motoboys, tendo em vista que são uma das principais vítimas de acidentes no trânsito.
O formulário pode ser acessado pelo link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/maio-amarelo
Foto: Divulgação/PMSBC