“Sou guarda-vidas no Estoril e estou acostumado a lidar com a água. Mas quando chegamos em Porto Alegre, o cenário era estarrecedor, com regiões totalmente submersas. Por um segundo, achei que não fosse conseguir.” O relato emocionado é do profissional Adaílton Veríssimo, da Guarda Ambiental de São Bernardo, que atuou no resgate de pessoas e animais nas regiões atingidas pelos alagamentos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Ontem, 21, ele e outros 24 voluntários da Prefeitura (Guarda Civil Municipal, SAMU e Defesa Civil) foram recebidos pelo prefeito Orlando Morando, no Salão Nobre do Paço Municipal, depois de 14 dias de atuação no apoio ao Estado gaúcho, atingido por fortes chuvas no início do mês.
No último dia 6 de maio, além das equipes especializadas, a Prefeitura enviou duas picapes da Defesa Civil, duas picapes e duas embarcações da Guarda Ambiental, duas ambulâncias e três viaturas da GCM, todos transportados por carretas cedidas pelo Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg).
A força-tarefa foi coordenada pelo secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos. Segundo ele, ao todo, a equipe de São Bernardo atuou no resgate de 102 pessoas e 76 animais em áreas alagadas, fez o atendimento a 95 pessoas com alimentação e água, que insistiram em permanecer em áreas alagadas, e também efetuou atendimento a 56 vítimas resgatadas pelos helicópteros, além de outros 164 pacientes em diversas regiões de Porto Alegre.
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC