O capítulo anterior foi encerrado com um resumo da trajetória da série MercCuca, encerrada no fim de 2019, com uma festa – como já dito – que se tornou inesquecível para todos os participantes e convidados e com uma pergunta pairando no ar. “Vai continuar”???
Sim, apesar de termos cumprido uma jornada respeitável com a série, que indubitavelmente foi a mais longeva e tornando-a o projeto editorial de maior sucesso na área gastronômica, ainda não sabíamos o caminho a seguir. Na equipe, uma saudável divisão. “Por que não?” versus “Porque sim?” Fato é que de um lado e de outro não faltavam argumentos.
Então… veio 2020 e algo terrível brecou ali, naquele momento, os nossos sonhos pessoais e profissionais, assim como os de todos os viventes dos quatro cantos do planeta. A pandemia da Covid-19 que, da noite para o dia paralisou tudo, assolando, abalando, ceifando… devastando. E foi assim que, naquele mês de março, o mundo ficou sem chão.
Só que, como para todos, a vida tinha que continuar, não importasse como. Assim, passado o choque, o terror inicial, MercNews, com a edição de abril já adiantada, decidiu que apesar de todas as dificuldades – e podem acreditar, não foram poucas – iria continuar.
E foi o que aconteceu. Produzida remotamente, com entrevistas feitas via celular ou pelo computador, necessárias reuniões ‘via zoom’, uma gráfica que, apesar dos pesares e com todos os cuidados possíveis não parou de funcionar e poucos anunciantes – por motivos claros -, a equipe seguiu em frente, cumprindo sua missão de levar ‘qualidade de vida’ para seus leitores, ainda que muitas vezes essa colocação soasse quase como ironia: de qualidade de vida não tinha nada. Afinal, foram muitos amigos, familiares ou conhecidos que perdemos nesta tragédia, sem falar de outras tantas, que não raro vêm à nossa mente: talvez a fome tenha sido a pior delas.
No fim, talvez só não tenha faltado fé: a crença que um dia isso iria passar e que todos, de um jeito ou de outro, iriam superar.
Assim, sem ‘pular’ uma única edição física sequer, MercNews chegou em 2024 ao ano 30 de suas atividades, com – até agora – 348 exemplares publicados. E continuar participando e registrando esta trajetória – e com foco na qualidade de vida, sempre – é o desejo maior de Claudinei Luiz, que mais do que qualquer cargo que ocupe é e sempre será a ‘alma’ da revista, assim como o de toda a equipe.