Casal Carla e Orlando Morando
Ao fim de seu mandato de oito anos, e graças à gestão eficiente e muitas obras realizadas, prefeito, tendo ao lado a esposa, celebra a retomada do protagonismo de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo e no País
E isso é fácil de constatar. É só andar pelas ruas da cidade, ou no seu entorno para observar tal transformação principalmente com pacote de infraestrutura, um dos fatores, aliás, que tem atraído investimento robusto da iniciativa privada.
Para o prefeito, que acaba de ‘passar o bastão’ para o sucessor, o que fica é o legado e a gratidão. “Os frutos que temos colhido hoje são reflexo daquilo que plantamos desde o início do governo, em 2017, com a implantação de plano de austeridade fiscal para recuperar as contas municipais, tendo em vista o déficit que recebemos da administração anterior. Formamos uma equipe técnica, capacitada, estudamos um amplo leque de ações e isso foi fundamental, já que tais medidas possibilitaram a recuperação da credibilidade financeira e, assim, reconquistarmos a capacidade de investimento público”.
Segundo Morando, diante deste panorama foi possível ganhar fôlego importante e começar um processo de tirar do papel projetos do seu plano de governo. “Passados estes oito anos entregamos até mais do que havíamos nos comprometido, conseguimos, de fato, realizar uma transformação do município, em todas as áreas. São Bernardo deixou de ser tema de páginas policiais para dar lugar ao maior pacote de obras da história da nossa cidade”.
Nascido e criado em São Bernardo, Morando exalta também sua família, “meu porto seguro, e estão todos muito bem, graças a Deus. O Orlandinho e a Antonella já estão adolescentes, seguindo uma formação incrível, com princípios e valores bem estabelecidos. Quanto a Carla, minha companheira de vida há mais de 20 anos, ela sempre esteve ao meu lado, apoiando nossa família em todas as fases e desde 2019, quando assumiu seu mandato como deputada estadual, tem sido uma aliada fundamental para o município, destinando mais de R$ 800 milhões em recursos, o que tem transformado setores importantes da nossa cidade”.
Neste espaço, que acabou por tomar ‘ares’ do formato entrevista, o prefeito fala um pouco mais sobre sua gestão, e a certeza do dever cumprido. “Esse é o melhor sentimento que posso levar comigo deste período. Nossa cidade retomou o protagonismo, em papel de destaque no Estado de São Paulo e no País, resgatando o orgulho de quem vive aqui”.
Da Redação
Morando é incisivo ao falar sobre ‘transformação’ em São Bernardo e explica. “Após a implantação do plano de austeridade, com leque de ações que contou com revisão de contratos, cortes de gastos, como carros e celulares corporativos, congelamento de 30% dos cargos comissionados, entre outras medidas, conseguimos reaver a recuperação da credibilidade financeira (rating saltou de D- para A+) e, com isso, reconquistar a capacidade de investimento público. Assim, para resumir, entregamos muita coisa nestes oito anos de gestão, desde a conclusão de quatro viadutos, corredores de ônibus e ciclovias. Abrimos ainda três hospitais (Anchieta, então fechado; o de Urgência e o da Mulher), além de um veterinário. Realizamos ainda a concessão de praticamente 50 mil escrituras e contabilizamos 900 quilômetros de vias pavimentadas, 25 Arenas Parque, centro de esportes aquáticos, revitalização de mais de 15 campos com gramado sintético e escolas municipais em novo patamar”.
Foco também na Educação
Mudar o parâmetro da Educação, inserindo chromebooks, uniforme e material escolares em dia, e a entrega das escrituras, por meio do Programa A Casa é Minha, também estão entre as ações que enchem o prefeito de orgulho, pois era uma demanda de 20, 30 anos, além do robusto investimento de mais de R$ 500 milhões no Grande Alvarenga, em execução, sobretudo, em infraestrutura, mobilidade urbana e segurança. “Em suma, o que posso dizer é que o que mais nos dá satisfação é trabalhar para melhorar a vida dos moradores da nossa cidade, onde nasci, cresci e continuarei vivendo”.
Desenvolvimento econômico
Ainda neste período, a Prefeitura de São Bernardo realizou outras tantas ações, visando a garantir o desenvolvimento econômico da cidade.
Segundo Morando, com o equilíbrio nas finanças foi possível investir pesado em infraestrutura. “Viabilizamos, por exemplo, a renovação da malha viária de grande parte de São Bernardo e conseguimos implantar 100% de iluminação de LED, gerando economia no tapa-buraco e na conta de energia elétrica, respectivamente. Somado a isso, realizamos processo de desburocratização, política de incentivo fiscal e sem aumento de impostos. Essas medidas efetivas contribuíram de forma significativa para atrair investimentos da iniciativa privada e a chegada de inúmeras empresas para nossa cidade. São Bernardo é hoje, além de centro da indústria automobilística, pólo do setor logístico, serviços, comércios, empreendedorismo, tendo como resultado prático, adicionado às nossas políticas de feirões e mutirões de emprego, também a liderança no levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), realizado pelo governo federal”.
Hoje, São Bernardo encabeça o ranking da criação de postos com carteira assinada no acumulado do ano em âmbito regional e é a quarta no Estado. “No geral de 2024, já são mais de 11 mil de saldo positivo. Números muito satisfatórios”, ressalta.
Em esfera federal
Questionado sobre os avanços alcançados em São Bernardo nas mais diversas áreas diante de cenário instável que enfrentou em esfera federal, nestes últimos oito anos, Morando lembra que o Brasil teve três presidentes da República durante a gestão, mas isso não atrapalhou o planejamento. “Projetamos ações para curto, médio e longo prazos. Dentro deste cronograma, tudo organizado, conseguimos dar um salto de padrão e qualidade na cidade. No que se refere a áreas, podemos dizer que tivemos avanços em todas elas. Reforço que, além da geração de emprego, alcançamos progressos expressivos no desenvolvimento social. Acabamos de entregar a terceira unidade fixa do Restaurante Bom Prato, esta no Parque São Bernardo, – uma está localizada na região central, outra no bairro Assunção – dentro de um grande plano de combate à insegurança alimentar, em auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade”.
Saúde e segurança
Ao mesmo tempo, o prefeito destaca também as prioridades dadas à Saúde e Segurança. “Na Saúde investimos mais de 27% do Orçamento. Conquistamos a inauguração de equipamentos de alto nível, como o Hospital de Urgência, que é modelo, colocamos o Hospital de Clínicas para funcionamento integral (anteriormente, a operação era parcial), além de ampliar o atendimento das UBSs. Já na Segurança, nunca nos furtamos de agir, jogando responsabilidades. No que cabe ao município asseguramos novas viaturas, armamento, elevamos o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) a 1.038 profissionais, o segundo maior do Estado, atrás apenas da Capital, dobramos o número de câmeras de monitoramento e já está em fase de conclusão um moderno Centro Integrado de Monitoramento (CIM), na Prefeitura”.
Balanço final
O prefeito, que ao longo dos oito anos acumulou altos índices de aprovação de governo, mesmo no desfecho de sua administração, faz um balanço final da sua gestão dizendo que São Bernardo está, hoje, com certeza, muito melhor do que aquela encontrada quando assumiu. “Uma cidade muito melhor para se viver, de acordo, inclusive, com relatos dos próprios moradores, pesquisas qualitativas”.
De acordo com Morando, a cidade se tornou referência em termos de serviço público, desenvolvimento e geração de emprego. “E, diferentemente do cenário que pegamos em 2017, vou entregar o bastão numa condição completamente distinta: as contas em dia e nenhuma obra parada, todas com recursos empenhados, como o Viaduto Estaiado Robert Kennedy, os viadutos do Corredor ABD e a segunda alça do Km 16 da Via Anchieta, dando condições para o bom andamento das intervenções. Enfim, nossa marca até 31 de dezembro de 2024 foi de empenho, disciplina e, como sempre, muito trabalho”.
Para concluir, Morando frisa que foi prefeito de São Bernardo, com muito orgulho. “Posso dizer que com muita honra. Procurei fazer o melhor para a cidade, com muita dedicação. Nossa gestão conseguiu concluir o maior pacote de realizações desde 2017, e vamos deixar muitos projetos e obras para que o prefeito eleito, Marcelo Lima, possa dar continuidade em seus primeiros anos de gestão. E veja, tem muitas entregas ainda por vir!”