A próstata e a sexualidade masculina!
Pouco se fala sobre a próstata, mas todo homem com mais de 40 anos de idade deve saber mais sobre o assunto. As mulheres podem ajudar preventivamente alertando seus maridos, pais, familiares e amigos. Muitos homens vinculam o tratamento da próstata com a perda da potência sexual e nada tem a ver. A potência sexual está ligada ao hormônio testosterona produzido nos testículos.
A próstata é uma glândula localizada na saída da bexiga por onde passa a primeira parte da uretra, que é um canal que leva a urina da bexiga para o meio externo. Tem o tamanho de uma noz e pesa cerca de 20 gramas. A próstata contribui para a formação do líquido seminal, que é a maior parte do liquido liberado na ejaculação. Ela nunca dói e pode crescer a partir dos 40 anos e deve ser acompanhada pelo urologista.
As doenças que acometem a próstata e sua relação com a sexualidade do homem.
a) PROSTATITE- é uma inflamação provocada por germes; causa dor, ardência, dificuldade para urinar, e às vezes febre ou pus no canal do pênis. Pode alterar a resposta sexual pelos sintomas da doença, que melhoram assim que tratada a infecção por antibióticos. São disfunções sexuais transitórias.
b) AUMENTO DA PRÓSTATA- Hipertrofia prostática benigna (HPB)- após os 40 anos ela cresce e estreita o canal do pênis e pode causar sintomas de obstrução à urina = sensação de não esvaziar completamente a bexiga após o término da micção; necessidade frequente de urinar; jato urinário fraco que obriga a fazer força para começar a urinar; necessidade de levantar a noite para urinar, incontinência urinária, etc. É uma doença benigna. ESTE AUMENTO NÃO É CANCER. Esta situação exige acompanhamento urológico, que através de medicamentos pode muitas vezes evitar o agravamento e até uma intervenção cirúrgica. A HPB não escolhe a quem atacar. Neste caso a sexualidade e a resposta sexual é normal, não levando a qualquer disfunção sexual.
c) CÂNCER DE PRÓSTATA- é um problema muito sério e se trata de um aumento maligno da próstata, que pode colocar em risco a vida do paciente; É o terceiro câncer mais frequente no homem. Geralmente é silencioso, sem sintomas e quando avançado apresenta além dos sintomas do crescimento do órgão, sangramento na urina e dores ósseas. Pode se espalhar pelo corpo (metástases) por via sanguínea. Neste caso, um dos tratamentos é a hormonioterapia antiandrogênica, e esta leva a uma queda da potência em níveis graves. Outra possibilidade é a cirurgia radical que leva 20 % ou mais a graves disfunções eréteis.
Portanto a prevenção é o caminho para a saúde. Se necessário você deve se orientar quanto ao tratamento, que não é sempre cirúrgico. Há tratamento com medicamentos, sem ter que operar. As alterações sexuais ligadas à próstata são poucas e geralmente têm solução. Não vale a pena o risco de se ter um câncer escondido e descobrir tardiamente.
O homem com saúde tem muitos desejos e sonhos; O DOENTE só tem um.
Cuide da sua saúde até os 40 anos para ter mais 40 melhores ainda. PREVINA-SE: FAÇA UM EXAME MÉDICO UMA VEZ AO ANO. CUIDO DE HOMENS HÁ 46 ANOS E SEI DOS PRECONCEITOS DELES QUANTO AO TOQUE RETAL. DESCOBRIR UM CÂNCER PRECOCEMENTE SALVA A SUA VIDA E EVITA MUITO SOFRIMENTO. PENSE NISTO.
Dr. Celso Marzano é urologista, terapeuta sexual, autor de livros e influencer.
www.celsomarzano.com.br
youtube: dr celso marzano @celsomarzano