Generalizar para não complicar
Olá meu amigo leitor, tudo bem com você? Já adentramos o mês de abril, mês em que até 1564 se iniciava o ano na maioria dos países da Europa, também devido à Páscoa, na maioria das vezes, ser celebrada em abril. Passou a ser ainda um mês das transformações e também aniversário de Santo André que, a cada dia, está se transformando.
– Ótimo Claudinei, mas onde você quer chegar?
– Obrigado por perguntar. Transformação acontece em cada respiração que damos; contudo, quando dispomos de conhecimentos, podemos até ajudar a direcionar o que queremos transformar. Para tanto vou usar este espaço para falar um pouco de uma das premissas da PNL (Programação Neurolinguística), cujo entendimento nos ajuda muito a viver melhor, chamada Generalização.
A Generalização faz parte de uma das premissas da PNL referente ao sistema universal de aprendizagem do ser humano. Resumindo, nosso cérebro processa as informações Generalizando, Eliminando e Distorcendo.
Embora responsáveis pelo nosso aprendizado, a má interpretação pode nos causar sérios prejuízos; infelizmente não temos espaço para mais explicações, mas, apenas para você pensar a respeito, quero citar alguns exemplos. Quando alguém se refere a uma criança como sendo um ‘menino de rua’, o que a sua mente interpreta? Que todo menino de rua é trombadinha ou está encaminhado para ser, não é?
Claro que não, nem todo menino de rua é bandido, mas o nosso aprendizado generalizou. Da mesma forma, quando se fala de cães da raça ‘PittBull’, da ‘Rotewailler etc. Será que são todos assassinos? Mas, pelo estigma, são obrigados a usarem os incômodos dispositivos de segurança, independente da procedência dos mesmos. Temos que tomar muito cuidado, pois os justos podem acabar pagando pelos pecadores.
Outro exemplo é quanto ao processo de Eliminação. É muito comum encontrarmos pessoas reclamando que vivem deprimidas; porém, será que estão assim as 24 horas do dia? Claro que não, mas nosso cérebro elimina as horas não deprimidas, e a conclusão é que a pessoa passa a ficar cada vez mais deprimida. Então, cuidado com as mensagens que enviamos para a nossa mente.
E para finalizar, a Distorção. Este processo, desde que bem empregado, pode ser um forte aliado em nosso crescimento, bem como, pode nos afundar. É muito perigoso, pois podemos distorcer os fatos da realidade, com objetivo de levar vantagem, a famosa lei do Gerson, para quem ainda se lembra dele rs.
Bom, meu amigo leitor, meu espaço acabou, mas espero que a mensagem seja de grande valia no seu aprendizado do dia a dia.
Forte abraço e e feliz Páscoa.
Claudinei Luiz