Michelle Carvalho, Catarine Padoveze, Juliana Jacinto, Claudia Lopes, Priscila Baldez e Juliana Bontorim
Supermães, mulheres e empreendedoras, elas se destacam em… tudo!!!
Enfim, para resumir, GUERREIRAS. Aliás, só para começar, essa é a palavra que se aplica a todas as mulheres do mundo, pelo simples fato de serem… mulheres!!!
Nesta capa de maio são seis, que definitivamente representam esse universo. Assim, homenageando a todas por meio delas, MercNews, no mês que marca o Dia das Mães, traz essas lindas mulheres que, apaixonadas pela maternidade e destacando ser essa a missão de suas vidas, também se sobressaem por uma outra coincidência: todas universitárias e bem-sucedidas nas suas próprias profissões, deram uma ‘guinada’ na vida e acabaram se tornando empreendedoras após a chegada dos filhos, – à exceção de uma delas, que abriu sua clínica bem antes de ser mãe – mas, uma história, enfim, que merece ser contada.
Assim, nesta edição, MercNews registra um pouco mais sobre a trajetória de cada uma delas, sem esconder seus percalços, seus altos e baixos, mas todas, sem exceção, mostrando ‘equilibrar os pratinhos’ com foco e determinação para conciliar a sempre difícil rotina diária, porém felizes com o crescimento dos seus pimpolhos e com a evolução de suas próprias histórias de vida.
Para concluir, e não seguindo a disposição das ‘modelos’, na foto da capa, ou mesmo na que está ao lado, MercNews lança mão da ‘velha e boa’ ordem alfabética para contar suas respectivas histórias.
E, sim. A todas as mulheres do mundo, não importa em que mês celebrem a data, feliz Dia das Mães!!!
DA REDAÇÃO
Essência, ciência e afeto
Catarine Padoveze não poderia estar vivendo momento mais especial. Andreense, casada com Cleber e mãe de Maria Isabela, de quatro anos, a médica dermatologista está grávida agora de Maria Eduarda e faz questão de frisar que essa nova gestação, vivida aos 44 anos, tem lhe permitido experimentar na pele o que por tantos anos compartilhou com suas pacientes. “E mais do que nunca, compreendo – com profundidade – a importância de conciliar beleza, saúde e bem-estar real”, diz Catarine, contando que foi em Santo André que escolheu plantar e crescer pessoal e profissionalmente.
Formada pela Universidade de Taubaté, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pós-graduada em Nutrologia, a médica revela que, com mais de 15 anos de experiência na Dermatologia, segue profundamente comprometida com um propósito: cuidar das pessoas com técnica, responsabilidade e verdade. “E foi com esse propósito que fundei em 2016 a Clínica Padoveze, um espaço que une o que acredito – ciência, estética, saúde e afeto”, detalha.
Hoje, a clínica é referência em tratamentos dermatológicos e estéticos de alta performance, com protocolos personalizados, tecnologia de ponta e uma abordagem que respeita as fases da vida de cada paciente.
À frente de um time técnico e multidisciplinar, Catarine trabalha com equipamentos de última geração, como Ultraformer, bioestimuladores, lasers de precisão, tecnologias corporais e protocolos desenhados especialmente para mulheres 40+, que buscam resultados reais, com leveza e naturalidade. “Na clínica, o cuidado facial é o nosso carro-chefe: toxina botulínica, preenchimentos, bioestimuladores, rejuvenescimento, tratamento de manchas e definição. Mas, a atenção com o corpo também cresce em estrutura e relevância, e hoje contamos com um núcleo especializado, focado em lapidação, saúde metabólica e estética corporal com embasamento médico”. Inclusive, em constante contato com tudo o que acontece em sua área, e totalmente comprometida com inovação, Catarine participou recentemente do AAD (American Academy of Dermatology), em Orlando, um dos congressos mais respeitados da dermatologia estética mundial. “Estar em contato com as maiores referências e inovações do setor reforça meu compromisso com a excelência e a entrega de resultados consistentes às minhas pacientes”, resume.
Mas, é enquanto grávida, que Catarine se expressa e se revela ainda mais. “Durante a gestação mantenho uma rotina equilibrada que reflete tudo o que acredito como profissional: alimentação consciente, atividade física regular (como natação, musculação e yoga), e práticas que fortalecem corpo e mente. Esse estilo de vida me transforma também em uma profissional mais qualificada, coerente e preparada para orientar outras mulheres grávidas, que desejam atravessar essa fase com saúde, autoestima e confiança. Afinal, o que aplico em mim, também ofereço às minhas pacientes”.
Mesmo com uma agenda intensa entre atendimentos, gestão, produção de conteúdo e atualizações constantes, ela é categórica: “não abro mão dos meus maiores pilares: a família, a maternidade e os vínculos afetivos que sustentam quem eu sou. Porque para mim, beleza de verdade começa de dentro. Enfim, essa sou eu: Dermatologista. Mulher. Mãe. E alguém que cuida com ciência, exemplo e alma”.
Mãe… tal e qual
Claudia Lopes tinha 24 anos de idade quando se casou. Andreense, formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Marketing e MBA em Gestão Empresarial, ela trabalhou em agência de Trade Marketing até os seus 39 anos quando decidiu empreender, abrindo, com o marido Alexandre, uma distribuidora de dermocosméticos. Mas, antes disso, chegou a Mel, o que a tornou mãe de uma filhota… de quatro patas.
Explica-se. Hoje com 47 anos, Claudia diz que foi aos 37 que ‘adotou’ a Mel, uma cadelinha da raça PUG, abricó, e que se tornou o maior xodó dela, do marido, e também do entorno. “A verdade é que a chegada da Mel mudou não só a minha vida e a do Alexandre, mas, sim, da família toda. Tem até disputa para ficar com ela”, confessa, divertida, explicando que quase nunca deixa a filhota sozinha. “Saio pela manhã e conto com o ‘anjo da guarda’ que trabalha comigo há 22 anos. Se eu sou a ‘mãe’, ela é a protetora mor”, conta Claudia, adiantando que quem faz os horários da casa – a dona da rotina – é a pequena Mel, que logo cedo acorda o casal, esperando o primeiro afago e a comidinha da manhã. “Na medida do possível, quando viajamos ela vai junto; em outras situações, ela então fica com os meus pais ou meus sobrinhos. Também sempre encontramos um modo de ir em casa na hora do almoço para dar uma frutinha e passar um tempinho com ela”.
Claudia, aliás, conta um fato curioso. “Eu sempre quis ter uma Pug. Um belo dia, o meu marido foi me buscar no curso de MBA e estendemos até um shopping. E ali estava ela, em uma petshop. Entramos, a peguei no colo, e só posso dizer que me apaixonei por ela naquele momento, mas, ainda assim, não a levamos. Fomos jantar, eu com o coração apertado e acho que com o Alexandre foi igual, porque, do nada, ele se virou para mim e disse: ‘ela é nossa, vamos voltar agora na loja, para buscá-la. Essa é a história e temos um amor incrível por ela”.
Sobre filhos, Claudia conta que a Mel chegou antes mesmo de o casal planejar ter filhos. “Porém, quando pensamos no assunto, eu, já com 39 anos, descobri que tinha problemas em função de uma endometriose e eu sonhava com uma gravidez natural. Não foi possível, mas, graças a Deus, eu e meu marido não temos problemas em relação ao fato. Aliás, não deixo de ser mais feliz por isso, detalha.
Quanto ao lado empreendedor, ela faz uma observação antes de começar a contar sua trajetória. “Sempre fui apaixonada por dermocosméticos e trabalhei na Cosmobeauty (marca a qual faço a distribuição hoje) enquanto estagiária até os 22 anos, quando então migrei para uma agência de Marketing, alcançando até o cargo de VP. Com a venda da empresa, decidi seguir outro caminho”.
Amiga da proprietária da marca, que é referência em tratamento estético e presente há 25 anos no mercado da estética nacional, foi por sugestão da amiga e hoje proprietária da empresa, que Claudia, em sociedade com o marido, abriu sua distribuidora há sete anos, a CosmobeautyABC. “Importante destacar que também somos distribuidores de dermocosméticos e nutricosméticos da Biomarine, na BioMarineABC, ele cuidando da parte administrativa, e eu na área comercial, além de Marketing e Recursos Humanos.
Claudia conta ainda que, após cuidar da Mel e fazer suas orações, às 7 horas da manhã já está fazendo Bike, a sua ‘terapia’. “Depois disso estou pronta para começar meu dia de trabalho. Vou para a loja e lá permaneço o dia todo não só conhecendo, mas especialmente interagindo com as clientes, o que me proporciona muita satisfação.
Enquanto se dedica aos negócios, Claudia também diz que tem uma outra meta, talvez o seu maior desafio: “continuar crescendo como empresária, e possibilitando que todas as pessoas que estão ao meu redor cresçam também, sejam colaboradores, clientes e família”.
Sensibilidade, foco, missão
Mesmo quem vive na correria pode ter dificuldade para entender como ela consegue dar conta de tantas tarefas. Mas ela consegue! A jornalista, apresentadora de TV, celebrante, influenciadora e, acima de tudo, mãe do Augusto Di Lucca, que acaba de completar dois anos. Ela faz questão de ressaltar que ainda amamenta o filho e cuida, pessoalmente, dos detalhes da rotina dele, antes mesmo de começar as próprias atividades.
Um exemplo disso é a academia, que ela trata como compromisso profissional, marcando na agenda como se fosse uma “reunião”. É dali mesmo que começa a disparar demandas para sua equipe, nos diversos segmentos em que atua. “Senão, não vou”, diz ela, explicando que seu dia começa às seis da manhã. “Amamento com calma, conversamos, fazemos oração, leio, dou banho, visto e seguimos juntos para o berçário no Educandário. É uma rotina maluca, mas com mais qualidade de vida”, detalha. A jornada segue intensa: pode terminar em uma live, na cobertura de eventos ou ministrando aulas de oratória à noite. Ufa!
Falamos muito e ainda não revelamos quem é: 15 anos depois, ela está de volta à concorrida capa da nossa revista. Juliana Bontorim, nascida em São Bernardo, formada há 20 anos pela Universidade de Taubaté (Unitau), onde também iniciou a carreira. Com trajetória consolidada na comunicação, ela também se destaca internacionalmente, com trabalhos reconhecidos em Miami e Orlando, reflexo de sua paixão pelo universo Disney. “Sou encantada por lá. Tenho grandes amigos e muitos eventos incríveis vêm por aí”, antecipa.
Pioneira no empreendedorismo digital, Juliana dedicou mais de duas décadas à televisão e segue também como colunista social, realizando coberturas de grande relevância – sua presença, aliás, sempre valoriza qualquer empreendimento.
A maternidade chegou aos 40 anos, de forma natural, contrariando diagnósticos médicos que apontavam baixa probabilidade de gravidez — notícia recebida com serenidade pelo casal. A chegada de Augusto foi tão transformadora que inspirou o nascimento do projeto Mamãe Quase Fit – um conglomerado de conteúdos e experiências que envolve videocasts, Instagram, livro, palestras, encontros, colaborações na gastronomia, moda fitness e muito mais. “Com a maternidade, me redescobri como mulher. Ganhei sensibilidade, foco e propósito”, afirma, destacando o estímulo ao empreendedorismo materno que a gestação trouxe.
Sobre o projeto, ela explica: “Foi um presente. O objetivo é claro: mostrar que ser mãe mais tarde me fez enxergar muitas verdades sobre rede de apoio, carreira, saúde e esforço. Entendi a importância da qualidade de vida, da perda de peso com consciência, do cuidado com a mente — tudo isso tenho conseguido transmitir através do programa, que tem um pouco de tudo. E por que ‘Mamãe Quase Fit’? Porque busco equilíbrio na minha vida. Não sou perfeita, mas cuido com carinho do meu corpo, meu templo.” Taurina assumida, Juliana também é apaixonada por gastronomia e cerveja.
Outro ponto essencial do Mamãe Quase Fit é o diálogo com mulheres sobre maternidade desde cedo. “Acredito que, no geral, as mulheres não têm esse conhecimento. É preciso entender a grandiosidade desse papel antes mesmo de ser mãe. Esse momento é muito intenso, e não existe manual”, pontua.
Além disso, Juliana é uma entusiasta do Grande ABC, promovendo o empreendedorismo feminino e dando voz à conscientização sobre a maternidade. Ao lado de Gustavo Rossi — o Guga — chef de cozinha e produtor de eventos, com quem oficializou o casamento em 2023, Ju, como é carinhosamente chamada, é também apaixonada por gatos, realiza eventos solidários (inclusive para a causa animal) e é engajada na inclusão de pessoas com deficiência.
Atualmente, soma à rotina a apresentação dos podcasts PodImpactar e Dupla Vip, além de assinar o portal www.portalbigabc.com.br, sendo também embaixadora de diversas marcas da região.
O controle na mão de Deus
Todo mundo sabe que Juliana Jacinto, Ju como é chamada, é uma visionária no setor cosmético. Atual CEO do grupo Beauty Tech, um hub de inteligência que transforma a indústria da beleza, Ju, com uma carreira que abrange mais de uma década, é reconhecida por sua paixão pela pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores, sempre em busca de disrupção e excelência.
Com um portfólio impressionante de mais de duas mil fórmulas testadas, incluindo mais de 15 delas premiadas pelo Estética Business Awards, seu trabalho abrange toda a cadeia de valor do setor, desde branding e criação até fabricação e distribuição, evidenciando sua versatilidade e expertise.
Mas, nem tudo são flores, aliás, pelo contrário. Mãe de duas meninas – começou a empreender em 2013, após o nascimento da segunda filha -, sua vida tem sido cercada de desafios, o maior deles, indiscutivelmente, o falecimento do esposo, ocorrido durante a pandemia. Como ela mesma conta foi devastador, mas, com força e determinação conseguiu equilibrar sua vida empresarial com a maternidade, tornando-se um exemplo de resiliência e superação. “Depois que fiquei viúva, aos 39 anos, compreendi que nós não temos controle de nada nessa vida. Quem controla e direciona o melhor caminho é Deus. Quando meu companheiro ficou doente, em 2018, desde o início do diagnóstico sabíamos que não teria cura e que em algum momento da jornada iríamos perdê-lo. E quando ele partiu, no final de 2020, eu precisei ser muito resiliente na minha dor. Pedi a Deus que me desse força para continuar e uma resposta do porquê eu estar passando por tudo aquilo. E Deus mandou a resposta de várias formas possíveis e sempre nos momentos onde eu não via mais solução. A espiritualidade sempre me acompanhou, desde criança. Sempre fui conectada de diversas formas, mas foi quando enfrentei a noite mais escura da minha alma, que tudo mudou. O meu maior desafio foi esse, soltar o controle. Fazer a minha parte e deixar o controle no colo de Deus”.
Mineira, formada em Direito, com Master em Gestão Empresarial, Ju se casou aos 22 anos e chegou a atuar na Advocacia por sete anos, mas, segundo conta, o sonho de trabalhar com cosméticos existiu desde a sua adolescência, quando leu a trilogia do romance Memórias de Cleópatra, de Margareth George. “Lendo este livro, me apaixonei pela ideia dos rituais de beleza e nunca mais parei, esses cuidados todos passaram a fazer parte da minha rotina e, depois que tive minhas filhas, passou a fazer parte do cotidiano delas, também. Elas amam cuidar da pele e dos cabelos, experimentar fórmulas novas, tal como eu”.
Assim, para Ju, foi um movimento natural decidir atuar no mercado de cosméticos. “É mais fácil trabalhar com algo que você ama, isso torna os dias difíceis, mais leves de lidar e superar”.
Por conta do seu trabalho, Juliana recebeu duas premiações: o de Mulher Empreendedora do ano concedido pela ACISA de Santo André, quando concorreu com 30 empresárias da região e o de Diplomata Civil Humanitária, concedido pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). “Também fui laureada como Diretora de Diplomacia Civil, pela Jethro Internacional”.
Por fim, movida ainda por muito sonhos, ela diz que quer ver ao vivo a aurora boreal, nadar ao lado de uma baleia em alto-mar e investir em projetos que visam a trazer cura para doenças genéticas raras no mundo.
Sorriso aberto
Ela é formada em Administração, com habilitação em Comércio Exterior e especialização em Gestão da Qualidade e trabalhou na indústria por quase 20 anos. Mas, se encontrou mesmo, profissionalmente, quando começou a empreender.
Falamos aqui da paulistana Michelle Carvalho, mais conhecida como Mika, idealizadora da Mika Design de Balões, que criou oito anos atrás com Anderson, seu marido e sócio, após o nascimento do filho, “minha grande inspiração. Costumo dizer que a minha jornada de empreendedora começou com a chegada do Luiz Fernando, em 2013, quando passei a olhar o mundo sob outra perspectiva, inclusive com o pensamento de abrir meu próprio negócio… Eu brinco que quando nasce um filho… nasce uma mãe empreendedora”!
Segundo ela, para o primeiro aniversário do pequeno decidiu fazer algo diferente, “queria uma decoração planejada há tempos na minha cabeça, com móveis provençais, que não tinha visto em lugar algum e estava ‘na moda’. Para isso contei com a essencial ajuda do meu marido para fabricar os móveis, arrumar o ambiente, a mesa de aniversário e também os balões (o que mais gostei de fazer, mas, até aqui, eles ainda não tinham me conquistado) e, para minha surpresa, muitos me perguntaram o porquê de eu não trabalhar com decoração. Foi assim que, do nada, resolvi abraçar essa área”.
Só para constar, Mika esclarece que foi uma péssima ideia, porque, sem estudar o mercado, sem conhecer nada sobre o assunto, o resumo poderia ser um só: muita frustração e uma carreira curta. Mas, ela não desistiu. “O fracasso não foi de todo ruim, pois conheci o mundo de festas e certa vez tive contato com um mestre dos balões, o que me inspirou. Pensei até em fazer um curso dele, mas, a vontade ficou escondidinha enquanto eu continuava na indústria e fazendo algumas papelarias para festas”, detalha.
Mika adianta que tempos depois conheceu Erika Amaral, o que a fez pensar novamente nos balões. “E ela se tornou uma grande alavanca na história, pois foi aí que comecei a fazer os balões para a sua loja e suas decorações, até que ela própria vendeu o meu primeiro corporativo. Era setembro de 2017 e foi quando a Mika Design de Balões nasceu de verdade. A transição da minha carreira aconteceu de fato em 2022, em plena pandemia, quando a empresa cresceu muito. Fomos na contramão do mercado, e deu certo”.
Apesar do dia a dia puxado, Mika adianta que tem algo especial para ela, da qual não abre mão. “Acordo às 6 horas da manhã e faço o que chamo de meu momento matinal: bebo água, leio, escrevo, medito, alongo e só então tomo meu café. Em silêncio, porque gosto de ter momentos de solitude”.
É só depois desse ritual, que Mika ‘arregaça as mangas’, conciliando a agenda da casa, do filho – que inclui natação, futebol, escola etc -, com a rotina da empresa. “Pela manhã as funções administrativas e, à tarde, a separação das festas, compras, contato com fornecedores, staffs e, quando tem montagens de eventos, faço também este trabalho. Mas, importante ressaltar que conto com meu marido e meus pais, como rede de apoio”.
Citando como grande desafio a conciliação da vida empresarial, com a pessoal, Mika chama a atenção para um fato relevante: “é certo que tenho flexibilidade de horário, mas normalmente é durante a semana, quando a maioria das pessoas não tem. Então, tenho que pensar na vida social com carinho e muito jogo de cintura… pois, é nos finais de semana que a minha demanda é grande”.
No mais, Mika, que como empresária sonha em fazer um evento fora do estado de São Paulo, diz que gosta de conhecer pessoas. “E trabalhar no mundo de festas me proporciona tudo isso. Sou de sorriso aberto. Amo o mundo dos balões e não trocaria essa jornada de empreender por nada”.
A volta por cima
Advogada, especialista em Direito Tributário, com vasta experiência em grandes escritórios de Advocacia de São Paulo, atuando diretamente com os sócios no atendimento a importantes clientes, Priscila Baldez, que nasceu em São Bernardo do Campo e veio com quatro anos para Santo André, tinha uma trajetória profissional brilhante.
Casada com Henrique, mãe de Eduardo Henrique e Arthur Henrique, Priscila começa sua história a partir da primeira gravidez, a que definiu a sua ‘volta por cima’. “Aconteceu no auge de minha carreira. Engordei 40 quilos e posso dizer que foram 40 quilos de ansiedade. Desenvolvi a tal compulsão alimentar e comia de forma descontrolada. Não sabia lidar com a maternidade vindoura e uma mulher profissional, sentia a necessidade de preencher o meu vazio emocional através do meu estômago. Aliás, quanto mais eu comia, mais me perdia. Meu filho nasceu com 3.340 kg e eu saí do hospital com 97 quilos: não me reconhecia mais como mulher”.
Segundo ela, esses (muitos) quilos a mais fizeram com que ela perdesse sua autoestima, autoconfiança, o interesse por si mesma, até que um dia… surgiu a vontade de ‘se resgatar’. “Comecei uma dieta e exercícios físicos e fui emagrecendo aos poucos, o que demandou muito esforço e dedicação, além de um processo de autoconhecimento profundo. No fim consegui eliminar de uma vez todos esses 40 quilos sem tomar medicamentos ou passar por cirurgias plástica, bariátrica ou por procedimentos estéticos.
Mas, sua história não parou por aí, pois, na segunda gestação, engordou 30 quilos. “Em plena pandemia, com um bebê recém-nascido, um filho de três anos, marido e todas as outras demandas da vida de uma mulher, e ainda trabalhando home office como advogada de um grande escritório, eu tinha CERTEZA de que era a Mulher Maravilha, até que um dia literalmente surtei. Aos gritos, coloquei para fora toda a dor e angústia que existiam dentro de mim e foi então que, como por milagre, descobri que eu não sou a Mulher Maravilha, mas, sim, uma Mulher MARAVILHOSA, e que sou perfeita em minhas imperfeições”. E foi assim que Priscila acabou decidindo sair em busca de ajudar outras mulheres: “para ajudar, como nunca fui ajudada”.
O ‘estalo’ chegou em um e-mail da FGV, anunciando um curso de Coaching e Mentoring. “Lendo o anúncio decidi me tornar coach e ajudar mulheres na busca pelo autoamor. “Deixei o Direito para trás; mas, o que eu não esperava é o que veio junto: o preconceito da minha própria família, além do que sofri na rua, inclusive bullying.
O fato é que, encerrado o curso, Priscila resolveu compartilhar sua vida real, no Instagram, contando como conseguiu eliminar seus quilos quebrando suas crenças limitantes e aprendendo a lidar com as emoções. “Aí piorou, porque o preconceito só aumentou, até por eu ter tido um crescimento rápido nas redes sociais, o que também incomodou e muito. Mas, não desisti da minha missão. Comecei a compartilhar minha alimentação no Instagram, mostrando que é possível, sim, emagrecer comendo comida de verdade, que se pode, sim, ser magra bebendo e comendo tudo a que se tem direito, mas com EQUILIBRIO; enfim, compartilhando que um estilo de vida saudável, e equilibrado com a prática de atividade física, é o segredo para o resgate do autoamor. Nesse processo aprendi que cuidar de mim mesma não é egoísmo e sim uma questão autocuidado, é estar bem para poder seguir adiante com as outras tarefas da vida, o que só posso fazer bem, se estiver bem comigo mesma e sendo a dona da minha própria vida”.
O passo seguinte foi abrir uma clínica, a The One Institute, para atingir ainda mais mulheres. “Digo a elas que se não estiverem bem consigo mesmas, nada fluirá, pois são as pessoas mais importantes de suas vidas e isso não é egoísmo e, sim, um ato de amor próprio. A clínica, enfim, foi criada com a finalidade de ser um lugar para você ser única e exclusiva em sua vida. Tanto que o logo é uma digital, pois todos somos únicos e exclusivos em nossas vidas, nenhuma digital é igual a de ninguém”.