O prefeito Orlando Morando participou nesta segunda-feira (14/11) em Nova Iorque (EUA), no escritório mundial do Guinness, ao lado do filho, Orlandinho, e do presidente do Instituto Triângulo, Eduardo Maki, da entrega do prêmio concedido pelo Guinness World Records, por ter batido recorde na reciclagem de óleo comestível.
Por meio do Programa Eco Óleo 2022, a Prefeitura coletou 55.951,88 litros de óleo de cozinha usado no período de um mês, volume capaz de preservar até 1,4 milhão de metros cúbicos de água limpa, o equivalente a 560 piscinas olímpicas. “Essa é uma ação que se tornou um programa de governo, tamanha a importância para a nossa sociedade e nossos recursos naturais. São Bernardo possui cerca de 53% do território inserido em área de proteção de mananciais da bacia da Represa Billings, que é o maior reservatório de água da Grande São Paulo e a principal favorecida com essa campanha”, ressaltou.
Em 2020, São Bernardo atingiu o primeiro recorde na arrecadação e destinação correta de óleo de cozinha usado: 50.502 litros do resíduo no período de um mês. Nesta edição, a condecoração foi entregue em mãos pela representante do Guinness World Records, Christine Fernandez.
As despesas da viagem foram pagas com recursos próprios.
Fotos: Divulgação/PMSBC