Neste mês, a Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FAENG do Centro Universitário Fundação Santo André comemora sua trajetória de sucesso e excelência, na região
Com mais de seis mil engenheiros e arquitetos formados, a Fundação Santo André, mantenedora da Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FAENG, comemora neste mês o vigésimo aniversário de existência da área. Desde o início, segundo o presidente e reitor, Prof. Dr. Rodrigo Cutri, a instituição manteve “o olhar voltado para o mercado de trabalho incentivando ações para a empregabilidade e a qualidade acadêmica que sempre foram o diferencial da instituição”.
Para o coordenador acadêmico de Área das Engenharias e Arquitetura, Prof. Me. Mário Gonçalves Garcia Jr, a FAENG é símbolo de uma ideia inovadora de pensar o poder público, que deu certo.
Concebida da ideia original do grande gestor e ex-prefeito Celso Daniel, que vislumbrava a criação de um centro de excelência em formação de mão de obra qualificada para a região, a FAENG foi crescendo com o tempo e incorporando novos cursos, como o de Arquitetura e Urbanismo. “Nossos alunos desenvolvem projetos onde colocam a mão na massa ao longo de todo o curso, praticam e vivenciam o trabalho de engenharia e arquitetura em grupo, desenvolvendo assim competências técnicas e sociais que serão fundamentais no mercado de trabalho”, pontua.
A instituição conta com corpo docente – contratado por meio de concurso público – com mais de 80% de mestres e doutores altamente qualificados, com experiência prática e que levam para a sala de aula esse conhecimento. A troca de experiências e a promoção de vivências de aprendizagem que propiciem o desenvolvimento do estudante para o mercado de trabalho é trabalhada em todas as ações institucionais. A FSA oferece atualmente mais de 20 cursos de graduação, além de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, destacando-se ainda pela transformação digital pela qual vem passando e também pelas mudanças curriculares desenvolvidas, com ações voltadas para a empregabilidade e a internacionalização.
Da Redação
Já é mais que sabido que a Fundação Santo André é reconhecida pelo MEC com nota máxima 5 tanto para o credenciamento como Centro Universitário, como para a oferta de cursos EAD (graduação digital); a IES oferece cursos aplaudidos por sua excelência no mercado de trabalho e abriu recentemente a oferta da graduação e pós-graduação a distância.
O fato é que antenados às necessidades do mercado, os cursos de graduação da FSA prepararam além das competências técnicas para as chamadas competências relacionais, as chamadas soft-skills. Assim, todos os cursos possuem disciplinas que tratam de gestão de projetos, técnicas de negociação, governança, responsabilidade social, experiência do usuário e análise de dados, entre outros assuntos, cada vez mais necessários a esse novo mundo movido a dados.
Segundo o reitor Prof. Dr. Rodrigo Cutri, na FSA se aprende ‘fazendo’, e os alunos, para tanto, contam com laboratórios, além de espaços de desenvolvimento para estágios e atendimento às necessidades da comunidade, como a clínica de Psicologia, agência de Publicidade, núcleo de Práticas Jurídicas, núcleo de Apoio Fiscal e escritório modelo de Arquitetura, dentre outros.
Hoje, a FSA oferece os cursos de Administração; Engenharia da Computação / Mecânica / Eletrônica / Materiais / Química / Controle e Automação / Produção / Civil / Energia e Ambiental; Psicologia; Sistemas de Informação / Análise e Desenvolvimento de Sistemas / Ciência de Dados e Inteligência Artificial; Ciências Biológicas; Direito; Arquitetura e Urbanismo; Publicidade e Propaganda e Tecnologias e Licenciatura, entre outros.
Bolsas
Na Fundação existe, inclusive, o Programa Institucional Bolsa FSA, por meio do qual os estudantes contam com bolsas de estudo, corroborando assim para sua permanência na instituição, possibilitando que possam acessar o ensino superior e promover a transformação em suas vidas. Para isso, a FSA mantém convênio com associações, sindicatos, empresas e o Poder Público, desenvolvendo projetos, concedendo bolsas e promovendo a integração educação-sociedade. Dependendo do regramento de convênios, bolsas ou descontos, o aluno poderá contar com desconto pontualidade.
Empresas e entidades que queiram entrar em contato na busca do desenvolvimento de formações específicas para atender suas necessidades, contribuir com ideias e problemas que possam ser trabalhados pelos estudantes ou participar de eventos, patrocinar espaços, desenvolver ações de mentoria dentre outras ações devem contatar a FSA pelo email reitoria@fsa.br.
Projeto Integrador das Engenharias e Arquitetura
Na FSA, os cursos de Engenharia e Arquitetura possuem ao longo de sua matriz diversas disciplinas de Projetos Integradores, pelos quais os estudantes de todas as Engenharias e Arquitetura e Urbanismo atuam de forma conjunta para desenvolver soluções para problemas da comunidade, tendo como base as disciplinas desenvolvidas no respectivo semestre letivo e anteriores, com progressivo grau de complexidade. “Desenvolve-se, assim, a interdisciplinaridade entre os cursos de Engenharia e Arquitetura, que buscam atuar de forma a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora, buscando o contato com problemas reais mesmo antes de se formar, fazendo com que o aluno atue com responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável”, frisa o coordenador acadêmico de Área das Engenharias e Arquitetura, Prof. Me. Mário Gonçalves Garcia Jr.
Conforme explica, os cursos de Engenharia e Arquitetura do Centro Universitário Fundação Santo André possuem um conjunto de disciplinas institucionais e transversais. Oferecidas de forma EAD, totalizando 320h/a, de um Core Curriculum Institucional voltado a trabalhar interdisciplinaridade, soft skills e competências requeridas no mundo do trabalho, são destaques as temáticas de Responsabilidade Social, Ética, Ciência e Sociedade; Gestão de Projetos e Análise de Viabilidade; Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa; Pensamento Crítico e Análise de Dados; Relacionamento Profissional e Sucesso do Cliente e Problemas, Resolução de Conflitos e Técnicas de Negociação.
Microcertificações ao longo do curso
Pensando em valorizar a formação e o desenvolvimento da empregabilidade, o estudante a cada semestre recebe um certificado das competências desenvolvidas. Deste modo, pode já inserir esse certificado em seu currículo e aumentar sua visibilidade profissional.
Internacionalização Virtual…
O Centro Universitário Fundação Santo André possui convênio com mais de 90 instituições em 28 países, oferecendo aos seus estudantes a possibilidade de realização gratuita de disciplinas virtuais em outras Instituições de Ensino Superior. Desta forma, o estudante tem ainda mais uma oportunidade de incrementar seu currículo.
… e mais de 100 laboratórios
O Centro Universitário Fundação Santo André possui mais de 100 laboratórios voltados ao desenvolvimento de práticas e projetos, destacando-se os laboratórios de Automação, Mecânica, Prototipagem, Conforto Ambiental e Projeto Arquitetônico.
São coordenadores da FAENG
Mário Gonçalves Garcia Júnior
Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1986) e com mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2002), é doutorando pela Universidade Federal do ABC na área de Energia. Professor da FAENG – Faculdade de Engenharia eng°. Celso Daniel do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA-FAENG), é coordenador Acadêmico de Área de Engenharias e Arquitetura e coordenador adjunto de Engenharia de Sustentabilidade, professor efetivo do curso de Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica e empresário no ramo de equipamentos de sustentabilidade.
Roberto Bezerra Jr
Engenheiro químico (2001), mestre (2004), doutor (2007) e pós-doutor (2010) em Engenharia. Professor, pesquisador e coordenador do Curso de Engenharia Civil da Fundação Santo André. Empresário, presta serviços de consultoria e projetos relacionados a tratamento de águas e efluentes industriais. Possui seis artigos publicados em revistas científicas internacionais qualis A, e diversos artigos publicados em congressos nacionais e internacionais, sendo dois deles com apresentação na cidade do Porto (Portugal) e Valladolid (Espanha).
Sandra Teixeira Malvese
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (2008) e mestrado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (2014). Atualmente é professora titular em regime RTI e coordenadora do curso Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Fundação Santo André. Foi secretária de Obras e Planejamento da Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra de 2017 a 2020.
Jeferson Afonso Lopes Souza
Doutor, mestre e graduado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Coordenador adjunto das Engenharias – Área Industrial, e docente da Faculdade de Engenharia do Centro Universitário Santo André. Áreas de pesquisa: arquitetura de controle, modelagem formal e síntese do controle de processos. Sistemas Instrumentados de Segurança. Análise de risco em processos industriais. Barreiras de segurança para a prevenção e mitigação de falhas em processos críticos. Projeto e especificação de sistemas mecânicos e mecatrônicos.
Edith Marie Malateaux de Souza
Pós-doutoranda em Tecnologia Nuclear no IPEN – CCTM, tem doutorado em Ciências pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais pela Universidade de São Paulo; mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia; bacharelado e licenciatura em Química pela Faculdade de São Bernardo do Campo; licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade de São Bernardo do Campo. Atua como professora nas áreas de Química, Engenharia e Educação, com ênfase em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos, entre outras.