Em apenas dois dias foram aplicados 3.883 imunizantes que protegem contra o coronavírus
A força-tarefa realizada no fim de semana pela Secretaria de Saúde de Santo André nos quatro shoppings da cidade atraiu grande número de pessoas. No total, foram aplicadas 3.883 doses da vacina contra a covid, recorde em ações deste tipo na cidade.
A maior procura foi pela terceira dose para crianças de 5 a 11 anos, um dos principais focos da força-tarefa. Foram ministradas 1.401 doses com este perfil. A procura também foi grande para proteger bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias sem comorbidades, que tiveram no fim de semana a primeira oportunidade de se proteger contra a Covid. No total, 823 andreenses desta faixa etária receberam o imunizante.
Também foram aplicadas doses para as demais faixas etárias, sendo que 628 pessoas com 18 anos ou mais procuraram os shoppings em busca da vacina e nove andreenses receberam pela primeira vez o imunizante contra a covid, mesmo com a campanha de vacinação vigente há dois anos.
Segundo o secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior, foi enorme a participação das pessoas na força-tarefa. “E isso é muito gratificante para nossa equipe que pensa e trabalha diariamente para levar os imunizantes para a população. Santo André foi referência na imunização das pessoas durante a pandemia e vamos continuar nos esforçando para que todos os andreenses estejam protegidos”, destacou.
A imunização contra a covid continua em 18 unidades de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. Em alguns equipamentos estará disponível vacinação com a Pfizer Baby para todas as crianças entre seis meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Outra parte das unidades irá aplicar a Pfizer Pediátrica como segunda ou terceira dose em crianças entre 5 e 11 anos.
Os demais grupos também podem se proteger contra a covid-19, com primeira, segunda e terceira doses para pessoas com 12 a 17 anos, além da quarta dose para adultos a partir dos 18 anos. A quinta dose está disponível apenas para munícipes imunossuprimidos com 12 anos ou mais.
Para vacinar crianças e demais públicos nas unidades de saúde não é necessário agendamento – basta documento e carteirinha de vacinação.
Foto – Angelo Baim/PSA