Influenciadora, ela destaca a criatividade, o estudo ininterrupto e total responsabilidade para bem cumprir o seu papel
Estudos mostram que tornar-se digital influencer tem sido o sonho de oito entre cada dez crianças e adolescentes no Brasil e ao redor do planeta, sonho, aliás, compartilhado por muitos adultos, o que por aqui, há tempos, já vem levando escolas e até universidades a abrirem cursos focando neste público.
Só que decididamente este não foi o caso de Giullia Marchetti, digital influencer que, com bom humor, confessa que no seu caso foi acaso mesmo!!!
Andreense, administradora de empresas, casada e com bagagem de estágios na empresa paterna desde jovem, Giullia diz que tudo começou com ela própria procurando tutoriais na internet que a ajudassem a aprender como fazer um simples coque no cabelo, ou uma maquiagem básica, por cobrança da mãe, que pedia a ela uma aparência impecável para se apresentar no trabalho. “Mas, a verdade é que para esse tipo de coisa eu tinha ‘duas mãos esquerdas’, nem um modesto lápis para delinear o olho eu conseguia manejar”, conta aos risos, observando que ‘apanhou muito’ para aprender a se ‘virar’ até que deu certo, e além: percebeu que não só dominava a técnica, como estava pronta para ensinar. E foi aí que tudo começou.
Aos 18 anos, trabalhando, estudando e ainda se dedicando a tutoriais no Instagram, Giullia aos poucos foi se tornando conhecida, o que a motivou três anos depois, usando outra plataforma (TikTok), a ser influencer na área de moda, outra grande paixão.
Hoje, aos 23 anos, e embora a cada dia somando mais e mais seguidores, ela destaca que o que mais preza em seu trabalho é o que faz desde o início: o extremo cuidado e responsabilidade com o vídeo que vai postar.
Da Redação
Criar conteúdo e influenciar pessoas é uma atividade que à primeira vista parece tarefa fácil para quem assiste aos tutoriais, mas, para quem leva a profissão a sério, é muito mais complexo do que se possa imaginar.
Este, pelo menos é o caso de Giullia, que como já dito começou a postar tutoriais de maquiagem até se convencer que de fato levava ‘jeito para a coisa’. “Até então eu entendia que queria estudar e ao mesmo tempo trabalhar na OSSEL, com os meus pais, onde comecei a estagiar junto com o início do curso, na Faculdade. “Eu era – e sou – muito tímida, tinha muita dificuldade para falar, e só isso já me travava fosse para atender aos clientes na sede, ou mesmo familiares e amigos dos falecidos durante os velórios, na unidade de São Caetano, onde fui recepcionista durante a pandemia”, diz ela, confessando que demorou algum tempo para conseguir se manifestar nos tutoriais. “Eu ensinava, mas era muda”, se diverte, confessando que chegou a abrir outra conta no Instagram, que não o seu, de tanta vergonha que tinha de aparecer. “Mas me ‘acharam’, e com o tempo comecei a ser cobrada pelos internautas, que queriam saber mais sobre mim. Resolvi encarar. Foi difícil, mas com muito esforço e observação fui melhorando. Hoje me vejo em um patamar bem mais confortável”.
O passo seguinte…
Segundo ela, o primeiro ano de pandemia foi também o seu ponto de virada: “àquela altura meus pais, que já me apoiavam, percebendo minha evolução na internet, me deram mais um empurrão: foi quando comecei a trabalhar com uma agência especializada. Em 2021 passei a pensar em falar também sobre moda, que curto desde os 12 anos de idade, quando descobri que gostava de roupas diferentes. Fui para outra agência especializada neste tipo de assessoria e, a partir daí, comecei a me enxergar digital influencer enquanto profissão, com todos os deveres e responsabilidades que vêm junto – e não são poucos – usando então o Instagram para maquiagem e o TikTok para moda”.
Aliás, foi por essa época que Giullia se juntou ao cunhado, designer, para dar forma às roupas que imaginavam e mandavam confeccionar e comercializar pela internet. Deu tão certo, que ano passado ela abriu a Leoni per Me, marca com design próprio, exclusivo, dentro de uma loja multimarcas na rua Oscar Freire, na capital paulista.
… e a rotina
Com o dia a dia corrido, que aliás começa muito cedo, ao longo deste tempo Giullia fez muitas participações presenciais especialmente em feiras de beleza, e em grandes eventos de moda, como Fashion Week, e continua atendendo a convites para eventos que acontecem nestes segmentos, principalmente em São Paulo. Afora isso se dedica às sessões de fotos e a criar os seus vídeos, frisando que cada um deles significa um projeto diferente e para isso estuda quase que diariamente. “Hoje falo também sobre curiosidades de marcas, que as pessoas gostam muito. Nestes cinco anos consegui concluir alguns cursos, inclusive História da Moda, a maioria online. Fiz um deles no exterior, e no momento estou cursando História da Arte”, informa ela, que também assina uma coluna de moda em uma revista da região e… faz crochê, que aprendeu ainda pequena, criando peças diferentes, enquanto aproveita para relaxar.
Fazendo questão de frisar que para que dê conta de tudo tem pleno apoio do marido, Matheus, com quem está casada há um ano, Giullia destaca ainda o cuidado com as duas filhas – no caso de quatro patas, ao menos por enquanto -, fechando assim sua rotina diária.
Expansão e reconhecimento
Se atualizando sempre e sempre – para ela a chave para exercer bem o seu trabalho -, e tendo como sonho ser reconhecida no seu universo, Giullia pensa também em expandir, tendo como maior desafio ser sempre consistente e criativa, e principalmente: cuidadosa. “Filtro, mas filtro muito a informação antes de postar qualquer vídeo”, detalha, e deixa um recado para quem quer seguir este caminho. “Como influenciadora, tenho muito claro na minha cabeça que sou uma formadora de opinião, sem saber quem está me assistindo, que pode ser um adulto, um adolescente ou mesmo uma criança. Então, criatividade, sim, mas cuidado e muita responsabilidade são a minha oração”.
@giullia
giulliabeauty
@leoniperme